19 janeiro 2007

A Cultura em notícia

Vasos Gregos em Portugal - Aquém das Colunas de Hércules.
O Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa, inaugura dia 26 a maior exposição de vasos gregos alguma vez feita em Portugal, uma mostra que dará a conhecer cerâmica com mais de dois mil anos.
A cerâmica produzida na Antiga Grécia constituiu sempre, ao longo de séculos, um motivo de atracção e coleccionismo. Ninguém é insensível à beleza plástica destes vasos, que constituem verdadeiras obras de arte, nas quais os motivos pintados, monocromáticos ou policromos, apresentam grande diversidade, desde os geométricos puros até às figurações de elementos da vida quotidiana e de cenas de natureza mitológica, constituindo neste caso verdadeiros ex-libris divulgadores do pensamento filosófico-religioso da Antiguidade.
MNA de 26 de Janeiro de 2007 a 15 de Julho de 2007

--
Destinos Fim de Semana - Arraiolos: Bordados ao longo de séculos, os Tapetes de Arraiolos são uma das afirmações mais vincadas do génio do nosso povo.Chegaram até nós graças às mãos laboriosas de gerações de bordadeiras que lhes imprimiram o melhor do seu gosto, da sua arte, com traços da vida da grande planície alentejana. Nos finais do séc. XV, por mandato de D. Manuel I, expulsas da Mouraria (Lisboa) e a caminho do norte de África e do sul de Espanha, várias famílias mouriscas viriam a fixar-se nestas terras.Com a particularidade de serem artesãos exímios e face ao bom acolhimento da população local, estes indivíduos dedicaram-se à manufactura de tapeçarias, a que, disfarçados de cristãos novos, iriam chamar de tapetes de Arraiolos.Os documentos mais antigos que se referem ao fabrico destes tapetes na vila de Arraiolos datam de finais do sec. XVI, supondo-se no entanto que a sua implantação date de tempos mais recuados.

Aproveite, fuja de casa...
Já agora, há novidades no
República Popular da Cultura
--

3 comentários:

Anónimo disse...

Procura-se um amigo/a...

Não precisa ser homem,mulher:
basta ser humano, basta ter sentimentos,
basta ter coração.

Precisa-se de um amigo/a que diga
que vale a pena viver,
não porque a vida é bela,
mas porque já se tem um amigo.

Bom final de semana!!!!

Paulo disse...

Interessante!!!
Bom fim de semana.
Abraço
Paulo

Anónimo disse...

Depois da descrição da cidade de Évora, esta é mais uma boa ocupação do espeço do blogue para divulgar cultura, dar a conhecer Portugal e o nosso Alentejo. Sou Beirão, mas quando oigo nosso falo como Português. O nosso Alentejo é um rico repositório de monumentos e arte aequeológica e actual, mas é muito pouco conhecido.
Obrigado Ludovicus, por estes ricos elementos de portugusismo.
Um abraço
A. João Soares

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas