18 abril 2007

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

"O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído no dia 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e foi aprovado pela conferência geral da UNESCO. Este dia oferece uma oportunidade para sensibilizar a população sobre a diversidade do património cultural e dos esforços necessários para a sua protecção e conservação, e igualmente permite expor a vulnerabilidade e a necessidade de conceder-lhe uma atenção contínua."

Site do ICOMOS

(Nota) Pena é... que muitos estejam, hoje, ao abandono. Assim vai este país...
--

Blog :: Momentos & Documentos

[blue-point.gifPDF ] Código de Conduta para Bloggers

11 comentários:

Anónimo disse...

Os dias que assinalam ou comemoram datas especiais é para lembrar o esquecimento e o abandono da cultura ou das crianças como é o caso do dia da criança, que nao se faz muito elas, etc.
Um abraço

Anónimo disse...

Caro Kudovicus,
Eu gostaria que todos os dias fossem dias,
do Homem, da Criança, dos Monumentos,
Dos jovens, dos Velhos e dos Pensamentos.
Que o Homem vivesse plenamente,
E não num dia somente!

A. João Soares disse...

Como não temos capacidade mental para, em cada dia, se apreciar o que tem valor na vida e na cultura de povos civilizados, ao menos que haja um dia para lembrar quanto somos negligentes em relação aos verdadeiros valores.
Fez bem o amigo Ludovicus Rex em trazer estas lembranças para nos despertar da letargia materialista em que estamos enclausurados.
Um abraço

Maria Romeiras disse...

Pois estão... E agora com a reformulação dos organismos (i)responsáveis, vai ser lindo. No arquivo da DGEMN temos a memória das construções em documentação única. Vai-se perder? As bases de dados do IPPAR e DGEMN têm informação duplicada, rentabilizando esforços paralelos durante anos. Tudo incoerente, como poderemos alguma vez pensar em reestruturar esta área? E ninguém se importa com a cultura e com a memória que nos constrói? Boa chamada de atenção.

Anónimo disse...

Olá! Já [ votaste ] no selo do Zeca ??

Anónimo disse...

Olha Maria, não sei como vai ser. O Arquivo (Base de Dados) da DGEMN é do melhor que temos em Portugal. E com aquele projecto todo do Arquivo ultra tecnológicamente avançado... A sério não sei o que aquela 'tola' pensa... Entramos em marasmo total...
Kiss

Anónimo disse...

Maria, mais uma, aqui a DGEMN, já nem telefonista tem... Sinto-me envergonhado como o poder trata a cultura e a história do no nosso país... E depois vem com programas como as sete maravilhas... Um verdadeiro contrasenso...

Assim vai este país...

A. João Soares disse...

Cara Maria e Ludovicus,
É preciso ser lunático, defendendo valores que não se traduzam em «euros». Os tais (ir)responsáveis têm como valor único o dinheiro, retirando todos os benefícios aos cidadãos, como, por exemplo, na saúde. Por isso, nada admira que deixem de «gastar» na conservação de monumentos, pois estes não se queixam, não fazem manifestações de rua e ninguém o faz por eles por as pessoas terem a atenção desviada para coisas sem importância e mediaticamente desfocadas.
Como respeitar a memória cultural do País? Como ajudar as gerações mais novas a gostarem da história de Portugal?
Quem, na política, se interessa seriamente por isto?
Tal interesse não lhes acarretaria «luvas», benesses, corrupção. O tal dinheiro que os enriquece não pode vir daí e, assim, a cultura não lhes interessa.
Tal como está o País, só «loucos» se interessam por tais «esquisitices» !!!. Então sejamos todos «loucos»!!!
Abraços

Anónimo disse...

E o caso dos Monumentos que desapareceram? Como Sagres !!!
Só mesmo neste nosso Mundo!!!

Anónimo disse...

Amigo Soares, infelizmente só os loucos se interessam por tais esquisitices. Gostaria que o poder instituido, um dia, tentasse responder ás perguntas postas por si.
Sejamos todos loucos!

Um Abraço

Anónimo disse...

XRéis, pertinente a questão que pões.
Realmente não te sei responder. Mas também não sei se os nossos políticos o sabem responder...
Kiss

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas