01 maio 2009

1º MAIO...

Deixo aqui, este meu contributo, a todos os "contributors" da Voz do Povo, ouçam a bela letra deste Fado, ela diz muito sobre o povo...

3 comentários:

Unknown disse...

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Para hoje beneficiarmos de algumas regalias, muito sangue foi derramado pelos nossos antepassados. É a evocação dos acontecimentos de Chicago, que hoje assinalamos em memória dos mártires do imperialismo capitalista. Todos temos obrigação de continuarmos a luta, pela manutenção dos direitos dos trabalhadores e não voltarmos à escravatura e à exploração do homem pelo homem. Hoje em dia as tendencias neoliberais, apontam no sentido do retrocesso, pois os capitalistas, quanto mais têm, mais querem e interessa-lhes manterem e reproduzir a pobreza de forma a poderem explorar os trabalhadores.

O fado, é por natureza e tradição a alma do povo, e como tal retrata toda uma época, de sofrimentos, lutas, e alegrias.

A. João Soares disse...

Obrigada Ana Martins por nos recordar a história desta data. Os benefícios do sacrifício dos trabalhadores dessa data, mostram que é preciso arriscar algo para se obter resultados. Agora, os trabalhadores e os que não têm trabalho estão demasiado resignados e adormecidos e não lutam pelo direito à vida. Não devemos esquecer as palavras de políticos responsáveis:
Mário Soares disse e tem falado várias vezes em consonância com o tema de que o povo tem de usar o seu direito de manifestar a sua INDIGNAÇÃO. Cavaco Silva disse e tem insistido que nada se ganha com a RESIGNAÇÃO. Manuel Alegre, deputado e ex-candidato a PR, criticou a ABDICAÇÃO CÍVICA . Agora (24horas de ontem) Ramalho Eanes diz que os portugueses devem ser «MAIS EXIGENTES» com os governantes e que não podem deixar adormecer «a capacidade de se revoltarem» e, quando necessário, «substituir governantes».Os tubarões da economia não darão mais regalias aos trabalhadores se não forem obrigados a isso. Os sindicatos têm um papel importante na conquista da justiça social.
Abraços
João Soares

david santos disse...

Olá!
Obrigado, bezz! De facto, esta postagem, sem saudosismos, digo eu: é espectacular. Sempre adorei estes dois "monstros" do nosso fado. Foram dos fadistas que nunca esqueci nem esquecerei. Tinham letras fantásticas. Parabéns.

Olá, Ana!
Fizeste muito bem em recordar-nos o 1º de Maio e parte da sua história. Obrigada.
Abraços para ambos.
Bom fim-de-semana.

David Santos

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas