Um povo de ociosos bem que se poderia divertir a construir obstáculos para si, exercitando-se nas ciências, nas artes, nos jogos; mas os esforços que procedem apenas da fantasia não constituem para o homem um meio de dominar as suas próprias fantasias. São os obstáculos com que deparamos e que é preciso superar que fornecem a oportunidade de nos vencermos a nós mesmos. Mesmo as actividades aparentemente mais livres, ciência, arte, desporto, só têm valor na medida em que imitam a exactidão, o rigor, o escrúpulo próprios dos trabalhos e até os exageram.
Simone Weil, in 'Opressão e Liberdade'
5 comentários:
cocncordo plenamente com o dito!!!
jokas e bom fds
Oi amigo,
Obrigada por sua visitinha la no meu blog.
"sonho meu, sonho meu... vai buscar quem mor longe, sonho meu".
Conhece a musica?
me
Uma grande verdade, amigo Ludo! Está tudo nas nossas mãos.
Um abraço
Mário.
Viva, amigo Ludovicus. Este extrato é um bom exercício para nós mesmos, o de pensarmos no conteúdo e significado da mensagem. O que se torna também um desafio, e na verdade o homem, tem necessidade permanente de desafios. Nós criamos e inventamos, tudo vem de nós, os obstáculos fazem parte do conceptual e a sua transposição o nosso objectivo.
Um bom fim de semana e um grande abraço!
Caro Amigo,
Todos temos a experiência de que, depois de conseguirmos passar um obstáculo, ficamos enriquecidos em experiência e saber. Sobreviver a um acidente, recuperar a saúde após uma doença grave, ultrapassar um erro nos negócios, são experiências que, se bem meditadas e interiorizadas, aumentam a nossa força para encarar a vida. São como exercícios fízicos que fortalecem os músculos.
Porém, não é sensato provocar acidentes para essa finalidade! O que é fundamental é não fugir às dificuldades que possam exigir luta mas com hipóteses de êxitos na realização pessoal, no pôr á prova as nossa capacidades.
É nos momenos difíceis que ficamos a conhecer capacidades que ignorávamos porque elas nunca tinham tido oportunidade de se manifestar.
Não fugir aos obstáculos, enfrentá-los, aceitar desafios, isto é o ginásio da vida, do carácter, da personalidade.
Votos de Feliz Natal
A. João Soares
Enviar um comentário