09 julho 2009

Hábito de risco

Com a comoção dos fãs pela morte de Michael Jackson, ganharam força as suspeitas ligando a rotina do rei do pop ao uso abusivo de fortes analgésicos, o que pode ter ajudado a abreviar uma vida repleta de sucessos e extravagâncias. Quando foi socorrido por paramédicos na mansão que alugava em Los Angeles, no dia 25 de junho, o cantor de 50 anos não respirava e estava sem pulso. Acabou morrendo em seguida, no hospital da Universidade da Califórnia, para onde foi levado de ambulância. Enquanto o laudo da necropsia não é concluído, o consumo excessivo de medicamentos continua sendo cogitado como causa da parada cardíaca.A dependência não chama a atenção apenas em casos de grande repercussão. No Brasil e em vários outros países, analgésicos são vendidos sem restrições e estão à mão de qualquer um. Cabe, então, a pergunta: o uso indiscriminado pode prejudicar a saúde? A resposta é sim, mas não há motivos para alarde.Os analgésicos são divididos em várias categorias. A mais comum é a dos medicamentos leves, como dipirona e paracetamol, indicados para dor de cabeça, por exemplo. Esse tipo não causa dependência e é vendido livremente, mas alguns alertas são necessários. O paracetamol, se consumido em demasia (mais de oito comprimidos de 500 miligramas diários), pode ocasionar lesão no fígado. No caso da dipirona, a dose máxima recomendada é a mesma, e apenas em casos específicos – como gripe ou febre, por exemplo. O consumo continuado por mais de 10 dias, mesmo que abaixo dessa medida, também deve ser evitado. É importante sempre pedir orientação médica. Quem toma esses remédios com frequência precisa consultar um especialista. Afinal, a dor é sinal de que algo está errado.As substâncias citadas como vilãs no caso de Jackson são de uma outra categoria, mais forte, que não é encontrada nas prateleiras. São os opioides, derivados do ópio. Na mesma família, estão nomes do calibre da morfina e da meperidina (demerol, que seria usado pelo cantor). Além de aliviar a dor, causam euforia no usuário, e é essa característica que pode levar à dependência.– O uso desenfreado desses medicamentos pode reduzir o efeito analgésico. O paciente que usa o remédio por um tempo prolongado fica tolerante à ação do princípio ativo. Isso significa que a dor pode não passar, e a pessoa terá de aumentar as doses para conseguir se livrar dela – explica Lúcia Miranda Monteiro dos Santos, chefe do Serviço de Dor e Medicina Paliativa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Os opioides, no entanto, têm um papel preponderante em vários casos.– São prescritos, por exemplo, a pacientes com câncer e traumas graves, como fraturas na coluna. Desde que sob orientação médica, são essenciais em vários tratamentos – explica a psiquiatra Lorena Caleffi, da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.

Fonte: Caderno Vida da zero hora

6 comentários:

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

UM REINO DE FAZ DE CONTA CHAMADO - PORTUCALE

ERA UMA VEZ UM REINO CHAMADO PORTUCALE. TODOS VIVIAM FELIZES COMO SE O AMANHA NAO EXITISSE.

OS GOVERNANTES GASTAVAM O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES SEM CRITERIO E SEM LIMITES. COMO OS IMPOSTOS QUE ARRECADAVAM NAO ERAM SUFICIENTES, IAM BUSCAR A BANCA INTERNACIONAL O QUE SE GASTAVA A MAIS.( ARRECADAVA-SE 100 EUROS E GASTAVA-SE 120 EUROS ).

DESDE 1995, O DEFICIT DE GASTOS EM RELACAO A ARRECADACAO DE IMPOSTOS ACRESCENTAVA ENTRE 5 A 7 % A DIVIDA EXTERNA DE PORTUCALE, ATE ATINGIR EM DEZEMBRO DE 2008 -- 348 MIL MILHOES DE EUROS.

UM CERTO DIA …… A BANCA INTERNACIONAL FEZ UM MANGUITO , E LHES DISSERAM: ( CARO REINO DE PORTUCALE, A PARTIR DE HOJE, SE ACABARAM OS EMPRESTIMOS, E TERAO QUE PAGAR AS AMORTIZACOES E JUROS ).

FOI O AI JESUS …………… ENTAO O GOVERNO DESTE REINO DE FAZ DE CONTA CAIU NA REALIDADE, E BATEU DE FRENTE EM UM MURO DE BETAO BEM FORTE.

QUAL O CAMINHO DA SOLUCAO ? E SIMPLES:

- VENDER TODOS OS BENS DO ESTADO
- PRIVATIZAR A SAUDE, TENDO TODOS QUE PAGAR FORTE E FEIO TODOS OS
TRATAMENTOS E CONSULTAS
- CORTAR NOS GASTOS DE EDUCACAO
- CORTAR NOS GASTOS DAS FORCAS ARMADAS QUE ESTAO NO ESTRANGEIRO
( TIMOR / AFEGANISTAO / BOSNIA / ETC ………… )
- VENDER OS DOIS SUBMARINOS QUE CUSTARAM 1,2 MIL MILHOES DE EUROS
- PAGAR OS JUROS E AMORTIZACOES DA DIVIDA EXTERNA DURANTE DECADAS
- ACABAR COM O SUSTENTO DOS CHULOS DA SOCIEDADE ( OS COITADINHOS DOS CIGANOS E TODAS AS ETNIAS QUE VIVEM AS CUSTAS DOS CONTRIBUINTES )
- IMPOR LIMITES A TODAS AS REFORMAS DE NO MAXIMO 4.000,00 EUROS / MES ( MAIS QUE SUFICIENTE PARA VIVER DIGNAMENTE )
- PAGAR APENAS UMA REFORMA PARA CADA PENSIONISTA ( ACABAR COM A MAMA DO PAGAMENTO DE DUAS, TRES E QUATRO REFORMAS AO MESMO TEMPO )
- CACAR SEM DO NEM PIEDADE QUEM FOGE AOS IMPOSTOS

DEPOIS DE APLICADOS ESTES REMEDIOS AMARGUISSIMOS DURANTE PERTO DE 10 ANOS, SEM FUGIR UM MILIMETRO. AI TERA O REINO DE PORTUCALE ATINGIDO O EQUILIBRIO.

E CLARO QUE O ZE POVINHO NESTA ALTURA JA TERA MORRIDO, E OU EMIGRADO EM MASSA, POR NAO AGUENTAR MAIS VIVER SEM ESPERANCA.

ESTA REALIDADE NO REINO DE PORTUCALE, E QUALQUER SEMELHANCA COM PORTUGAL ( ESTE RETANGULO PLANTADO A BEIRA MAR ) NAO E MERA COINCIDENCIA ..................................

OS ANOS VINDOUROS SERAO DURISSIMOS, E COM ESTA CORJA QUE NOS GOVERNA, E NOS DESGOVERNARA NOSSAS VIDAS, NAO TEREMOS A MENOR HIPOTESE.

ABSTENCAO EM FORCA NAS PROXIMAS ELEICOES LEGISLATIVAS E AUTARQUICAS 2009.

UM ABRACO DEMOCRATICO.

RAMIRO LOPES ANDRADE
ramirolopesandrade.blogspot.com

- Moisés Correia - disse...

Passando para sorver e saborear
Cada letra, palavra, frase, poema ou poesia…
Para ler e ver, este jeito e modo de vida,
O do universo das palavras!
Pensamentos que aludo!
Porque ler, sentir e sonhar
Para muitos… pode dizer nada!
Para outros… o nada pode dizer tudo!

Um fim-de-semana
Cheio de momentos e palavras
De amor e alegria!

-MANZAS-

david santos disse...

Olá, Marcela!
Obrigada pelo teu comentário na postagem anterior. Bem, não se trata de uma postagem. É apenas, e este apenas, é um grande prazer falar acerca de umas entrevistas que a nossa amiga, Odele, mãe da nossa querida Flavia, tem dado em alguns órgãos de comunicação aí no Brasil. Sempre estivemos com essa nossa grande amiga e com a filha.

Quanto ao teu trabalho é, de facto, um grande trabalho e, este sim, de uma utilidade fantástica. Aliás, tu sempre fazes trabalhos de grande utilidade para todos os seres que queiram ter responsabilidade e acautelar, não só o seu futuro, mas também, o de toda a humanidade.
Muito obrigada e tem um bom fim-de-semana.
Abraços

David Santos

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Olá Ramiro, Manzas e David!
Ramiro mas que palavras fortes e profundas com ceteza tens muito dominio e sabe o que fala!
Manzaz que poema lindo com certeza todos vão amar ler!
Amigo David querido, puxa obrigada pelo comentario e por elogiar meu trabalho.
Um ótimo fim de semana para todos!
Abraços

Isabel disse...

Hola Marcela, le dejo unos regalitos en mi blog.
Un saludo

Isabel

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Olá Isabel!
Obrigada!
beijus

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas