Mostrar mensagens com a etiqueta ISTO ESTÁ PODRE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ISTO ESTÁ PODRE. Mostrar todas as mensagens

24 julho 2010

Desemprego, esse flagelo fácil de controlar...

É assim, todos os anos, com tendência para os anos mais próximos do actual, se tem falado na variação da percentagem do desemprego, taxa essa que interessa aos bajuladores e sanguessugas do nosso actual sistema político. Este problema social, seria certamente resolvido com duas medidas que passam pela cabeça já algum tempo, mas claro que a vontade política, e as pressões das confederações patronais, um dos vários lobbies existentes no país, se opõe a esta receita, que seria na sua essência, o IEFP ser o mediador entre desempregado, e entidade à procura de mão-de-obra especializada, que neste momento oferece salários absolutamente obscenos para o nosso modo de vida, chamativo ao consumismo e ao endividamento, e dou exemplos:

  • Um trabalhador especializado, seja carpinteiro, empregado de Balcão, Maquinista fabril, Motorista de Pesados, etc. Aquele que tenha uma profissão, nunca poderia ser admitido sendo-lhe proposto um vencimento abaixo daquilo que ganha estando pelo Fundo de desemprego, e porquê, porque na sua maioria das vezes, já ganha 70% do que auferia se estivesse na empresa que o mandou para aquele estado, se ele ganha-se a trabalhar onde estava 1000€, recebendo pelo fundo de desemprego 700€, nunca lhe poderia ser proposto pelos chulos dos patrões oportunistas 475€ mensais, que é o que se passa neste Jardim à beira-mar plantado e a comunicação social da treta nada diz a este respeito.
  • Uma entidade patronal, que recebe-se milhares de contos em benefícios fiscais, terrenos, etc e tal, nunca poderia despedir um trabalhador da sua unidade fabril ou de comércio, sem justificação bem fundamentada, ou seja, seria também o IEFP, a monitorizar auditorias às ditas contas correntes dessas empresas, a fim de observar todos os movimentos de cash-flow, bem como os lucros, para que não houvesse depois aquilo que assistimos todos os dias na TV, com fechos inesperados de empresas que tiveram ajudas do estado, lucros absolutamente escandalosos e porque a leste a mão-de-obra é mais barata fecha-se aqui a empresa e envia-se ao cuidado do estado (todos nós) os trabalhadores e as suas famílias, caindo no desemprego.
Bom, se a altura é propícia a despedimentos, com a crise encapotada (veja-se na banca, os lucros astronómicos, trimestre a trimestre) também seria da mais alta transparência e coerência, o estado zelar pelo interesse de todos nós, sem com isso, prejudicar sempre os mesmos, a classe média dos trabalhadores e assalariados deste país, com impostos e mais taxas, que só servem para pagar aos senhores do dinheiro, ou seja, a banca. Pode alguma vez, um profissional, que ganhava 1250€/mês fazendo depois daí os seus devidos descontos, ser obrigado a aceitar um emprego do género por 475€/mês ou 500€/mês fazendo depois daí também os devidos descontos, estando a ganhar limpos pelo fundo de desemprego à volta dos 1000€/mês? Porque é isto que interessa, repares-se na legislação que se anda a preparar para obrigar os desempregados a aceitarem valores bastante inferiores aos que auferiam no desemprego, beneficiando o patronato com salários mais baixos, e prejudicando o estado pelas prestações sociais obrigatoriamente menores.

Já era tempo de verem este lado do problema, mas é claro, os lobbies são mais fortes e a vontade é pouca ou nenhuma...


@Carlos Rocha
Beezz

17 fevereiro 2009

DESAJUSTES DIRECTOS EM PORTUGAL...


Portugal, País de grandes tradições e brandos costumes… pelo menos é que muitos pensam ser verdade… até abrirem os olhos, eu pelo menos, tento-os abrir, há quem não queira, mas “A MIM NINGUÉM ME CALA!!!”

Agora, expliquem-me, porque eu devo estar a ver mal, como é que se justifica:

1) gastar mais de 10.000,00 euros num GPS para um instituto público - quando nos dizem que não há dinheiro para baixar as propinas aos alunos.

2) Aquisição de:1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas - pela módica quantia de 97.560,00 EUROS (!!!)

3) Em Vale de Cambra , vai-se mais longe… e se pensam que o Ferrari do Cristiano Ronaldo é caro, esperem para ver quanto custa um autocarro de 16 lugares para as crianças : 2.922.000,00 €
É isso mesmo: quase 3 milhões de euros???

4) No Alentejo , as reparações de fotocopiadoras também não ficam baratas:
Reparação de 2 Fotocopiadores WorkCentre Pró 412 e Fotocopiador WorkCentre PE 16 do Centro de Saúde de Portel: 45.144,00 €

5) Ao menos em Alcobaça , a felicidade e alegria as crianças fala mais alto: 8.849,60€ para a Concentra em brinquedos para os filhos dos funcionários da câmara!
Crianças… se não receberam uma Nintendo Wii no Natal, reclamem ao Pai Natal, porque alguém vos atrofiou o esquema!

6) Mas voltemos ao Alentejo, onde - por uns meros 375.600,00 Euros se podem adquirir: ” 14 módulos de 3 cadeiras em viga e 10 módulos de 2 cadeiras em viga

Ora… 14×3 + 10×2 = 62 cadeiras… a 375.600,00 euros dá um custo de… 6.058,00 Euros por cadeira!
Mas, pensando bem, num país onde quem precisa de ir a um hospital passa mais tempo sentado à espera do que a ser atendido - talvez justifique investir estes montantes no conforto dos utentes…

7) Em Ílhavo , a informática também está cara, 3 computadores e mais uns acessórios custam 380.666,00 €
Sem dúvida, uns supercomputadores para a Câmara Municipal conseguir descobrir onde andam a estourar o orçamento.

8) Falando em informática, se se interrogam sobre o facto da Microsoft ser tão amiga do nosso País, e de como o Bill Gates é/era o homem mais rico do mundo… é fácil quando se olham para as contas: Renovação do licenciamento do software Microsoft: 14.360.063,00 €
Já diz o ditado popular: Dezena de milhão a dezena de milhão, enche a Microsoft o papo!
(Já agora, isto dava para quantas reformas de pessoas que trabalharam uma vida inteira?)

9) Mas, para acabar em pleno, cagar na capital fica caro meus amigos! A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa gastou 5.806,08 € em 9072 rolos de papel higiénico !
Ora, uma pesquisa rápida pela net revelou-me que no Jumbo facilmente encontro rolos de papel higiénico (de folha dupla, pois claro! - pois não queremos tratar indignamente os rabos dos nossos futuros doutores) por cerca de 0,16 Euros a unidade…
Mas na Faculdade de Letras, aparentemente isso não é suficiente, e o melhor que conseguiram foi um preço de 0,64 Euros a unidade!
É “apenas” quatro vezes mais do que qualquer consumidor consegue comprar - e sem sequer pensarmos no factor de “descontos” para tais quantidades industriais.


Num País minimamente decente, eu deveria poder exigir que me devolvessem o valor pago em excesso, não? Mandava o link para a Faculdade de Letras de Lisboa, e exigia que me devolvessem os 4.000 e tal euros pagos a mais. (Se comprassem no Jumbo, teriam pago apenas 1.451 euros pelo mesmo número de rolos de papel higiénico.)

Ó MEUS AMIGOS…. como é que é possível justificarem estas situações? Que, como se pode imaginar, não são as únicas. Se continuasse a pesquisar nunca mais parava - como por exemplo, os mais de 650 mil euros gastos em vinho tinto e branco em Loures. Leitores de Loures, não têm por aí nada onde estes 650 mil euros fossem melhor empregues???

É preciso ser doutor, ou engenheiro, ou ministro, ou criar uma comissão de inquérito, para perceber como o dinheiro dos nossos impostos anda a ser desperdiçado? Isto até me deixa doente… é mesmo deitar o dinheiro pela retrete abaixo (literalmente, no caso da Faculdade de Letras de Lisboa!)

Querem mais? Divirtam-se no Portal da transparência

17 janeiro 2009

O CASO "FREEPORT"...


Não é de admirar, nem é desconhecido da maioria, que onde uns se governam, outros e essa maioria, ou seja, o povo, “chucha no dedo”. O nosso PM, já não lhe cabe um feijão no cu, não que seja acusado criminalmente, porque isso jamais, e deixem-me sublinhar “JAMAIS” lhe irá acontecer alguma coisa Judicialmente, é que o “Sistema”, como falava “Campos e Cunha”, à uma semana, numa entrevista, (…)o poder político, subjuga as pessoas de valor(…), (…) afasta as pessoas com carácter(…) e eu digo, que com a notícia, vinda a público, no “PÚBLICO“, em que ninguém, dos mídia comprados fala no nome do tal “ministro” do Ambiente do governo de “António Guterres”, mas que sei, e toda a gente bem informada sabe, que é o nosso actual José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, que recebeu as tais “luvas” para viabilizar a construção em “Área” protegida, do “Freeport” de Alcochete.

Não lhe cabe um feijão no cu, porque, também em entrevista ao canal público “RTP”, deixou descair um pedido de “Maioria absoluta” para as legislativas deste ano. Eu dáva-lhe a maioria absoluta, a ele e aos compinchas do PSD, CDS, mas era trabalhos forçados a limpar valetas, e diga-se que exige muito mais Habilitações, do que qualquer cargo de ministro, acessor, ou secretário de estado, basta ver, o que o nosso governo exige para cada concurso, aqui.

Para finalizar, deixo no ar, uma coisa que me intrigou estes dias, é uma pequena perguntinha:

E o Sócrates onde será sepultado?
Em Jerusalém nunca…. Porque há cerca de 2000 anos foi lá sepultado um Homem que ressuscitou três dias depois!!!

E ainda recebi este palpite de fonte normalmente bem informada!
Que tal o cenário de, após as eleições, o Jaime Gama seguir para embaixador em N.York e o Manuel Alegre ficar como Presidente da AR? Vale uma aposta?

22 julho 2008

MAIS UMA VERGONHA...

NÃO DIGAM A NINGUÉM QUE SOU PORTUGUÊS!! POIS TENHO MUITA VERGONHA…
Mas não sejamos precipitados… Que serviços é que prestará a secretária? Temos que divulgar esta vergonha (mais uma) deste governo desgovernado!

Exonera a secretária, mas nomeia-a descaradamente de seguida a ganhar 2300 euros por mês!?! Assim é que é trabalhar com eficiência… No mesmo dia é exonerada, a seu pedido, e nomeada para um cargo (ou o mesmo?), mais bem remunerado…. (vejam bem as datas!) Assim se contorna a progressão na carreira. No Diário da República (2ª Série) do passado dia 15 de Abril… eis a façanha:
É por estas, e por outras que passam despercebidas, que o nosso cantinho, está conforme se vê na imagem abaixo:


DEPOIS ADMIRAM-SE, QUE ISTO ESTEJA A SAQUE, É FARTAR VILANAGEM, É FARTAR…

26 janeiro 2008

O ESTADO DA SAÚDE, EM PORTUGAL...


Não posso deixar de me sentir INDIGNADO, REVOLTADO até, com o actual estado de coisas. Após o FORROBODÓ que foi a completa DESCOORDENAÇÃO entre INEM e as corporações de Bombeiros de FAVAIOS e ALIJÓ, que esta semana deram conta em primeira mão a SIC, seguindo-se a TVI, com a descrição pormenorizada dos acontecimentos, aquando um telefonema pedindo socorro, de um homem de 44 anos, que havia sofrido um acidente (queda) e que estaria a necessitar de socorro, embora o irmão da vítima transmiti-se ao INEM (CODU) que lhe parecia que este já estaria em paragem cardíaca. Declarações do ministro, ontem à TVI em directo, mostrou a arrogância deste, depois de questionado, e muito bem pelo Jornalista, mostrando falta de respeito para com este desviando sucessivamente o assunto, e NUNCA respondendo ao Jornalista sobre o que lhe era perguntado, numa pergunta chave, que é a seguinte:

NÃO ACHA, SR. MINISTRO, QUE COM O FECHO DAS SAP'S E URGÊNCIAS, E NUMA SITUAÇÃO DE ACIDENTE GRAVE, AS POPULAÇÕES DO INTERIOR ESTÃO MAIS DESPROTEGIDAS, DEPOIS DO EPISÓDIO DE ONTEM NOMEADAMENTE A DESCOORDENAÇÃO DE MEIOS, ENTRE INEM E BOMBEIROS?
Para a pergunta, séria e objectiva, que é o que realmente as populações esperam destas reformas assassinas do Ministro Coveiro, responde a besta, com um total desprezo pelas populações do interior, e pelos mais elementares direitos humanos, dizendo que «isso não interessa aos Portugueses, isso não é o que os Portugueses querem saber, o que os Portugueses querem saber, é que o INEM é uma instituição que existe à muitos anos e prestigia os cuidados de saúde primários em Portugal».

E EU DIGO, FODA-SE (perdoem-me a expressão), E NÓS, É QUE SOMOS OS BURROS?

E faço aqui um apelo ao Sr. Ministro Correia de Campos:

VÁ MORAR PARA O INTERIOR!!!

ISTO AINDA VAI PIORAR MAIS, OU A GENTE SE REVOLTA A SÉRIO, OU VAMOS PARA UM SÍTIO BONITO, VAMOS...

VOTEM OUTRA VEZ NOS MESMOS DE SEMPRE

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas