05 dezembro 2010

Valores para uma boa Liderança


Segundo o artigo abaixo transcrito, uma escala de valores do género das virtudes militares é imprescindível para o êxito de uma boa liderança, em qualquer organização de qualquer dimensão. Recordo que os conceitos aqui expressos no post «pensar antes de decidir» foram retirados de literatura militar relativa ao «estudo da situação» que mais não é do que a preparação da decisão que deve ser tomada a cada momento sobre cada problema. Quando diz que «em situações de grande crise um líder deve ser "militar"», não quer dizer que seja um general, mas um gestor com mão firme chefiando a equipa segundo as exigências que refere e explica no texto. Compare-se o texto com as realidades nacionais, de leis mal feitas que logo são criticadas, alteradas, adicionadas de excepções e/ou anuladas e substituídas por outras também carentes da devida preparação. Veja-se o funcionamento da equipa em repetidas contradições entre o chefe e os membros da equipa e entre estes.


Eis o artigo:

Económico. 05/12/10. Por;Maria Teixeira Alves

António Horta Osório partilhou com uma plateia de gestores os factores críticos de sucesso de uma boa liderança.


"O mundo é global e está em constante e acelerada mudança. É fundamental prever a direcção dessa mudança: onde estamos e para onde o mercado vai, para onde se dirigem as grandes tendências macro antes do mercado lá chegar. As empresas que lá chegam primeiro conseguem vencer as batalhas". É desta forma que António Horta Osório começou a sua intervenção no debate subordinado ao tema 'Os novos desafios da liderança e gestão de talento', na terceira edição da conferência CEO Experience, organizada pelo Diário Económico e pela Accenture.


O indigitado presidente executivo do britânico Lloyds Banking Group, partilhou com uma plateia de gestores a sua visão de uma boa liderança, que requer "uma equipa em que o todo é maior que a soma das partes", uma inspiração da psicologia da Gestalt. Como é que isso se faz? Através de cinco tipos de valores: o exemplo dos gestores; a capacidade, ou seja não ter receio de atrair os melhores (em detrimento da escolha de ‘yes men'), frisa. "Compete ao líder ter um foco constante no desenvolvimento das pessoas. Apostar na cultura da exigência, e do mérito e na excelência. Potenciar ao máximo as potencialidades de cada um e reconhecer os êxitos das pessoas. Numa equipa bem gerida é fácil fazer acreditar que o ‘impossible is nothing'", enumerou Horta Osório.

Defensor do trabalho em equipa, Horta Osório destaca a importância do carácter, dos valores e da comunicação para fomentar a competência da equipa."É fundamental escolher as melhores pessoas para os melhores lugares", disse o banqueiro, aproveitando para elogiar estratégia e a equipa do Santander Totta, de onde veio.


"Fomentar o debate e a qualidade da decisão para depois as implementar de forma irreversível e sem segundos pensamentos", é o que deve ser um líder, diz Horta Osório.

Em situações de grande crise um líder deve ser "militar", ou seja, ter mão firme nas exigências e pôr a equipa a participar na gestão da crise, aconselhou. Nessas alturas, "as equipas mais do que esperar o que a empresa pode fazer por elas, devem reunir-se em torno do líder".

Ao contrário, em momentos positivos "o líder deve apagar-se mais e ser a equipa a sugerir os projectos e a realizar projectos em que esta acredite", acrescentou.

António Horta Osório aconselhou ainda as empresas a definirem a direcção correcta para avançar e ter as pessoas conscientes de para onde a empresa vai. "Isto é crucial para que a empresa possa crescer mais depressa e sustentadamente na direcção certa em relação aos concorrentes". E conclui que um factor crítico de sucesso de um líder é ter uma boa capacidade de comunicação porque "não há uma segunda oportunidade de criar uma boa primeira impressão".


Imagem da Net

5 comentários:

José Lopes disse...

A vantagem está sempre do lado de quem tem método, desde o planeamento até à execução mantendo sempre um rumo que vise atingir os objectivos delineados à partida. Resumindo temos que a responsabilidade assenta na liderança, na comunicação, no método e no incentivo. Isto aprende-se na prática, que só a teoria não chega.
Cumps

A. João Soares disse...

Amigo Guardião,

O problema grave é que muitos cargos de responsabilidade estão nas mãos de «boys» sem conhecimentos da teoria, e sem humildade para aprenderem por sofrerem de extrema arrogância e, por outro lado, sem a boa experiência que se aprende com os sucessivos bons chefes durante muitos anos e trabalho.

Por isso vimos assistindo a decisões feitas no joelho.

Uma incongruência que deve ter notado é de o PR não ter vetado a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo para não fazer os deputados perder tempo com a preparação de nova proposta, mas agora vão novamente brincar com o caso Camarate. Será que vão ressuscitar os falecidos, ou esperam vir a regozijar-se com as novas conclusões a que chegarem?

Estamos num país de crianças em corpo de adultos, para não lhes chamar outro adjectivo.

Um abraço
João
Do Miradouro

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
estas ideias têm sido amiudadas vezes apresentadas por Ti nos diversos blogues por onde andas.Mas nunca é demais referir tais reflexões neste momento em que vivemos experiências tão negativas e que tão afastadas estão destes princípios!
Um abarço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Em assuntos como este é preciso não esmorecer. «Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura».
Se de 1000 pessoas, houver uma que desperte para o respeito dos valores, já vale a pena insistir.

Um abraço
João
Só imagens

José Pires UM SER LIVRE disse...

É POSSÍVEL !

NÓS PODEMOS ALTERAR "ISTO" !!!

IMAGINEM...

http://josepiresapresidencia.blogspot.com/2010/12/imaginem.html

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas