25 maio 2009

Memórias de um PS desconhecido

Frequentámos o mesmo liceu (onde ele se destacou pelo brilhantismo) e recebeu-me de braços abertos no exílio em Paris, pouco antes da queda da ditadura. Mas o dever de informar obriga-me a evocar os eventos em que o actual ministro da Justiça se envolveu em 1988 em Macau, os quais, até ao fecho desta edição da GR, não vi relembrados. Costa dirigia o Gabinete dos Assuntos de Justiça do território, por nomeação de António Vitorino, secretário-adjunto para a Justiça, entretanto substituído por José António Barreiros. Cavaco Silva dominava Portugal, e Macau, sob tutela do Presidente Mário Soares e tendo como governador Carlos Melancia, era a única parcela não-autárquica onde o PS tinha poder executivo. De súbito, o presidente da TdM (Teledifusão de Macau, empresa pública da rádio e TV), o socialista António Ribeiro, foi detido sob suspeita de graves irregularidades financeiras. O caso prejudicaria as negociatas tentadas em Macau por um grupo de socialistas amigos de Soares, com o seu patrocínio e a cumplicidade de Melancia (como narra o livro «Contos Proibidos - Memórias de um PS Desconhecido», de Rui Mateus, membro do grupo). Pouco após a detenção, o juiz instrutor do processo queixou-se ao governador de que Costa o pressionara para atenuar a medida preventiva contra Ribeiro. Escândalo dentro do escândalo: o inquérito judicial local propõe que a conduta de Costa, apesar da «impropriedade», não sofra sanção, mas Barreiros, alegando que o subordinado actuou à sua revelia, exonera-o, para ser ele próprio afastado a seguir por Soares, sob proposta de Melancia.
O titular da Justiça «natural» de Sócrates era António Costa, só que as suas ingerências no processo Casa Pia, há dois anos, tê-lo-ão empurrado para a Administração Interna. Mas será que o outro Costa, sob fortes suspeitas de intervenção no curso da justiça em Macau, dá as garantias de isenção a que está obrigado? Teremos pelo menos de ter um pé atrás, à espanhola: «Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!»

Joaquim Vieira


Publicado em: Pulseira eletrónica

5 comentários:

Paulo Lopes disse...

O PS não está a ser decapitado, está a ser exterminado, para nosso bem.
Votemos todos, contra o PS! Quem ninguém fique em casa.
Os socialistas não deixarão de ir votar, no entanto, andam para aí a apelar à elevada abestenção!
Nestas eleições, apesar de agora não admitirem, estão a tentar ter um bom resultado para poder tirar elacções para as outras eleições que se aproximam.
Dê-mos-lhes a lição final que merecem, por terem esquecido as promessas mentirosas que fizeram.
Por Portugal!

Sara Fidiró disse...

Gostei muito desta mensagem e do seu blogue.
Parabéns.
Beijinho

david santos disse...

Olá!
O PS, nunca foi prenda de bom "agoiro". Tal como o PSD, como já aqui o disse muitas vezes, é uma seita de mal feitores. Nunca fui lacaio de nenhum partido, mas que o PSD e o PS são (espécies) animadas por o mau carácter e pela corrupção, disso, parece não haver em Portugal, quem tenha dúvidas.
Agora, para termos menos vontade de votar, aparece o Paulo Rangel. Este, em nada, em alguns casos para(pior)não nos diz nada. É um pateta alegre, chegando mesmo a tocar a "meninice" e a parvoice. Eu não sei se o Sócrates é casado ou solteiro, mas o "rangelito", ao que parece, está muito interessado em saber. Pois é, apareceu-nos mais um (esperto tapado de académico). Contudo, a mim não me engana.
Já estou cheio de ver parvos (apatetados) armados em políticos. Tal como alguns que por aí (dão faladura) Rangel, não me engana, não. É parvo e pateta com elevados graus de estupidez para me enganar. Ou será que ele já disse a alguém o que irá fazer em concreto para o parlamento "europeu", mas eu tenha tenha tido conhecimento?
Mais um parvalhão a descobrir como encher os bolsos.
Não importa que não percebam nada de nada, como são os casos de "rangelitos" e outros, mas para sacar aí estão as bestas. Dinheiro é o que interessa.
Parece um rapaz novo. Contudo, a conversa é velha. Parece-me estar na forja outro (trampolineiro) igual ao Durão Barroso. Bem, pelo menos que não venha a ser agente do terrorismo como o chefe dessa coisa lá da Europa.

Já estou cansado. Vou dormir.
Parabéns pelo texto e abraços.

David Santos

Zé Povinho disse...

As coisas que se vão sabendo, e que são elucidativas quanto à justiça que temos.
Abraço do Zé

david santos disse...

Olá, amigo Zé Povinho. Como estão esses ossos, tudo bem?
Eu penso, que quando estamos a falar de justiça, esses (juízes ou juízas) de olhos quadrados e bolsas recheadas, devem dar saltos de contentes.
É que estarmos a falar de justiça: que está mal, que está pior. Estamos a encher esses justiceiros patetas e, se calhar, não garanto, corruptos de vaidade e patetice, porque a justiça que há em Portugal não é, não foi, nem será praticada por eles. Por isso, digo: há justiça em Portugal. Só que está revestida e atraiçoada por agentes que comporta no seu seio e, que não passam de Agentes que tudo fazem para a trair. Contudo, o povo já tem conhecimento disto.
Vamos esperar mais uns tempos. Depois tudo será mais claro.

Disse isto em relação ao governador de Banco de Portugal, mas no que deu?

Disse isto em relação às manifestações dos professore, mas no que deu?

Tinha dito que a minha altura acerca do "patriotismo" de Cavaco Silva, mas no que deu. Desta nem cheguei a ter tempo de marcar as minhas marcas: tão rápidos foram os acontecimentos.

Agora, porque tem que aparecer sempre um "palhaço" sem art., vem o funcionário de Manuela ferreira Leite, a tal que diz que a miséria dos reformados só serve para copos e para serem roubados pelos filhos. Estamos a falar de reformas que vão dos 200 euros aos quatrocentos. Se estes valores dão para copos e para serem roubados pelos filhos, eu pergunto: o que fica para os medicamentos? Bem, isto só pode ter saído de uma língua badalhoca, ou melhor; duas.
Pois uma senhora com aspecto de quem come bem, mas bebe melhor, fez coro com Manuela ferreira leite. Não me lembro agora do nome dessa prenda, mas quem se lembrar que me corrija. Pois de imediato o nome dela aparece aqui em letras GORDAS.
Bom fim-de-semana para todos.

Outra coisa que quero dizer. É sobre abstenção. Abstenção só pode encher a barriga ao PSD e oa PS. CONTEM-SE OS LACAIOS E OUTROS PARASITAS QUE ESSES PARTIDOS TÊM ESPALHADOS POR ESSAS EMPRESAS (DO DÁ FORA), COMO AS AUTARQUIAS LOCAIS E OUTRAS (...) QUE ESSES PARTIDOS TÊM POR AÍ, PARA SE VERIFICAR QUE QUANTO MAIOR FOR ABSTENÇÃO, MELHOR RESULTADOS ELES TÊM. POR ISSO, A MINHA OPINIÃO É DE QUE TODOS DEVEM IR OTAR, MAS TROCAR. JÁ PARA QUEM ESTÁ COMPROMETIDO COM ESSES PARTIDOS, ELES SABEM PORQUÊ, GARANTO.

Abraços e bom fim-de-semana

David Santos

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas