21 agosto 2009

O mito das duas luas

Os abusos da Internet são muito frequentes utilizando spams, falsos pedidos de ajuda, notícias erradas, brincadeiras que, além de entupirem os canais da informação, levam as pessoas em erros por vezes muito inconvenientes.

Agora está a circular a mensagem de que em 27 de Agosto, será possível vislumbrar duas luas, devido à aproximação de Marte à Terra, o que segundo os especialistas não pode ser mais errado, como é divulgado na notícia. «Duas luas? É um mito, dizem os especialistas».

O Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) esclarece «Isto nunca se verifica», «Mesmo nos momentos de maior aproximação Marte nunca deixa de ser somente um ponto brilhante no céu», estando muito longe de igualar a dimensão da lua aos nossos olhos.

Segundo os especialistas, «este tipo de mensagem começou a circular em 2003 quando ocorreu uma oposição de Marte (a altura em que Marte e a Terra mais se aproximam) particularmente próxima, uns meros 56 milhões de quilómetros. Essa oposição ocorreu no dia 27 de Agosto de 2003 e foi amplamente noticiada por todo o mundo. Desde então, a história volta a circular por esta altura do ano, mencionando o dia 27 de Agosto, apesar das oposições não ocorrerem nas mesmas datas», frisou o NUCLIO.

Este ano irá registar-se uma aproximação máxima, mas a 24 de Dezembro, e terá apenas 88 milhões de quilómetros, o que fica muito longe dos 56 registados em 2003. Pois bem, a Lua vai estando a 400 mil quilómetros e, por isso, bem mais visível.

Segundo os especialistas, algo similar ao que sucedeu em 2003 só acontecerá a 31 de Julho de 2018, altura em que Marte vai estar a 57,59 milhões de quilómetros de distância da Terra.

Convém que deixe de haver pessoas ingénuas que entrem no jogo mal intencionado dos que pretendem encher as nossas caixas de entrada dos e-mails com lixo e erros grosseiros.

4 comentários:

A. João Soares disse...

Transcrevo este comentário encontrado num blogue amigo:

2009/8/16 Fernando Teodoro de Gois fernando.gois@netc.pt

Boa tarde caro amigo Dr. Simão

Gostaria muito de ver as duas luas que a msg refere, mas tenho a impressão que não vai ser de certeza neste planeta e nesta galáxia...!!!
Esta msg, como deve calcular, não passa de uma brincadeira de mau gosto de algum amigo de brincadeiras com a astronomia, msg que já vem aparecendo sucessivamente todos os anos ao aproximar-se do dia 27 de Agosto, desde 2003, quando Marte esteve a cerca de 55 milhões de Kms da Terra.
Essa foi a distância mais próxima de nós a que Marte esteve e, se bem se recorda, e eu também me lembro muito bem, o planeta vermelho estava muito brilhante, mas a verdade é que mesmo de telescópio tivémos imensa dificuldade em observar as calotes polares. Que o digam as centenas de pessoas que estiveram connosco no Pico dos Barcelos nesse dia e que dali saíram decepcionadas. Será agora, em que Marte está a cerca de 180 milhões de Kms de nós, que agora vamos vê-lo como uma lua igual à nossa?
Não passa de uma brincadeira...!!!
Um abraço
Fernando Góis

Odele Souza disse...

Um post muito oportuno. Realmente existem muitos emails que nos chegam que nos fazem perder um tempo precioso por acreditar que repassando-os estaremos ajudando alguém. É preciso ficar atento a este tipo de corrente maldosa que leva às pessoas a entrar em um círculo mentirosa que só alimenta esses "malfeitores virtuais".

Um abraço.

O Profeta disse...

Não me queres dizer onde mora o teu sorriso
Ausente do incontido abraço
Ausente das palavras felizes
Envolto em nuvem escura no espaço

Não me queres dizer o rumo
Que leva ao teu terno coração
Não me queres abrir as portas
Da cor vibrante da paixão?



Bom fim de semana



Doce beijo

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Recebi este e-mail também!
Queria convida-los para darem uma pasadinha no blog e verem o convite apelativo que faço a todos!
Obrigada!
Atenciosamente
Marcela

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas