18 dezembro 2013

Francesinha à moda do Porto - Uma das dez melhores sanduíches do mundo

in (wikipedia site visitado em 12 Novembro de 2013)

Francesinha é um prato típico e originário da cidade do Porto, em Portugal.
A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Os acompanhamentos de ovos estrelados (no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos.

Variedades


Existem variedades de francesinhas com cogumelos, galinha, bacalhau, atum, vegetais, entre outras.
Na Póvoa de Varzim surgiu uma variedade na década de 1960 num snack-bar do Passeio Alegre, a denominada francesinha poveira.


         Fama

Em Abril de 2011 foi considerada pelo Aol Travel , um megasite norte-americano sobre destinos turísticos e lazer, uma das 10 melhores sanduíches do mundo.


História 

Francesinha, com batatas fritas.
Uma das teorias sobre a origem do prato remonta-o ao contexto da Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleónicas costumavam comer umas sandes de pão de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. À época, no entretanto, não incluía um complemento que os portuenses passaram acrescentar – o molho.
Actualmente parece haver alguma unanimidade em atribuir os créditos da criação do prato a Daniel David Silva, empregado do Restaurante A Regaleira na década de 50. Tendo trabalhado em França, ao retornar a Portugal Daniel Silva criou a francesinha com base na tosta francesa, o "croque-monsieur", e daí o nome.
 



      Referências

      Jornal Público (26 de Abril de 2011). EUA: Francesinha entre as dez melhores sanduíches do mundo. Página visitada em 27 de Abril de 2011.
    
    História da Francesinha Câmara Municipal da Póvoa do Varzim
 
    Apreciação da Aol Travel: 'Francesinha' - está entre as melhores sanduíches do Mundo (em inglês)

    Links externos
 

1 comentário:

Antologias de Clarice disse...

Boa tarde A.João Soares, agradecida pela sua visita em meu blog, cá estou retribuindo, são muitos os seus blogs, vários assuntos a abordar, para tanto virei uma outra hora com mais tempo para conhecer melhor.
Quanto a minha publicação no Antologias de Clarice, ooo meu amigo como seria bom se pudêssemos fazer Natal todos os dias de nossas vidas, as pessoas seriam bem melhores uma com as outras, pois precisamos de muito mais humanidade, respeito e união entre nós. Bom procuramos fazer de coração a nossa parte!!!
Abraços natalinos, saúde, luz, paz, amore e prosperidade em seu caminho junto dos seus.
Clarice Moreno

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas