01 dezembro 2009

A ARROGÂNCIA DOS JOVENS DE HOJE...

Eu, considero-me um jovem, mas a dado momento, questiono a "nossa" arrogância face à maneiro como encaramos este nosso mundo, e para demonstrar uma das muitas formas de arrogância, escrevo as seguintes linhas com exemplo concreto.

Um jovem muito arrogante, que estava a assistir a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.
-Vocês cresceram num mundo diferente, um mundo quase primitivo! - o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo. - Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet, Telemóvel, televisão, aviões a jacto, viagens espaciais, homens a cominhar na Lua. Nós temos energia nuclear, carros eléctricos e a hidrogénio, computadores com grande capacidade de processamento e...," - fez uma pausa para beber outro gole de cerveja. O senhor aproveitou-se do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante na sua ladainha e disse:
- Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens por que estávamos ocupados em inventa-las. E você, um arrogante dos dias de hoje, o que está a fazer, e a inventar para a próxima geração?
Foi aplaudido ruidosamente, de pé!


Quero com isto salientar, que devemos todos, e quando digo todos, digo novos e velhos, e homens, mulheres, crianças, todos temos a aprender uns com os outros, eu aprendo todos os dias com o meu filho de 9 anos, aprendo com o meu pai, aprendia com o meu avô, e irei com certeza aprender até morrer. Nada na vida é um dado adquirido, nada é eterno, devemos de nos compreender e de nos aceitarmos como somos, fincar pés na arrogância, só leva à estupidez, e à ignorância.


OBS: "A VOZ DO POVO" JÁ ESTÁ NO FACEBOOK, NO MEU PERFIL, VAMOS REVITALIZÁ-LA
Bom feriado

@Beezz
Carlos Rocha

7 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Carlos Rocha,

Um bom texto e um bom comentário final. Todos somos úteis para o desenvolvimento de Portugal e do Mundo. Ao lado da vitalidade e iniciativa e criatividade dos jovens, deve ser ouvida a experiência dos mais idosos, para se evitar desperdiçar energias com soluções que já se viu serem erradas.
A Mão do pai ou do avô serve para evitar que a criança tropece e caia.
Jovens e idosos devem Pensar antes de decidir.

Um abraço
João

Odele Souza disse...

A arrogância é detestável seja nos jovens seja nas pessoas mais velhas. E como se vê pessoas arrogantes por este mundo afora. Mas certamente a arrog6ancia nos jovens nos faz temer o amanhã.

Abraço.

Anónimo disse...

Caro Beezz,

Passei para vos ler e encontro este magnífico texto. Não tenho mais palavras. Aplaudo de pé.

Se por acaso não nos cruzarmos mais este ano, seja fisicamente, seja na Internet, desejo a todos, os que aqui escrevem e por aqui passam, jardins de felicidade e um Natal o mais Feliz possível junto das Vossas Famílias e amigos de Todas as idades e opções!

MR

Tiago Soares Carneiro disse...

E calou-o.
Mais nada!

O que falta a esta nova geração é EDUCAÇÃO. O resto têm tudo!!! E demais.

Abraço
TC

victor simoes disse...

Bezz bom texto, e para meditar! O saber ouvir é importante, e ter consciência de que a nossa forma de estar na vida, tem de ser condizente com os tempos e desta forma percebermos que estamos em aprendizagem permanente. Não somos nem nunca seremos donos da verdade e da sabedoria. Este exemplo do jovem não é mais que uma posição etnocentrica, se calhar um erro de jovem, que concerteza irá aprender que não poderá continuar a ter, sob pena de não evoluir como homem!

Um abraço a todos

Isabel Filipe disse...

Oi Carlos,

sem dúvida um belo texto ...
e ...

sem dúvida que há por aí uns quantos jovens, que estão a precisar de umas boas chapadas na cara ... felizmente, não são todos ...

beijinhos e boa noite
isabel

david santos disse...

Realmente, este texto está fantástico!
A ignorância, tudo bem, não há problema.
Mas a arrogância e a estupidez juntas, cá para nós que ninguém nos ouve: são muitos infernos juntos...
Parabéns

David Santos

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas