03 fevereiro 2008

Data do Carnaval

O Carnaval constitui uma data do calendário religioso, por marcar o início da Quaresma, período de 40 dias de penitência e jejum, em memória dos 40 dias de jejum que Jesus passou no deserto. As grandes festas religiosas correspondem a festividades do paganismo, ligadas ao sol e ao calendário lunar. Esta correspondência faz-nos admirar o sentido prático dos filósofos fundadores do cristianismo, que adoptaram todas as festividades do paganismo a fim de as populações da época não serem forçadas a mudanças de costumes. Foi esse sentido prático que faltou ao ministro da Saúde para levar as pessoas a aceitarem as suas reformas, sendo algumas delas necessárias e adequadas às realidades, mas que não foram bem explicadas aos utentes.


Para uso dos leitores deste blogue, deixo aqui um apontamento explicativo da data do Carnaval, uma festa móvel, variável de ano para ano: Depois do equinócio da Primavera a 21 de Março, o primeiro domingo após a primeira lua-cheia (21 de Março, este ano) é a PÁSCOA (eram as festas da Primavera, anteriores ao cristianismo). Neste ano é em 23 de Março. Contando sete semanas para trás, período da quaresma, chega-se ao Domingo Gordo (3 de Fevereiro) e o CARNAVAL é na terça-feira seguinte (5 de Fevereiro).


Parece ser fácil descortinar a mobilidade destas festas! Este ano a data é quase a mais temporã possível. Para a Páscoa ser a 21 seria necessário que esse dia fosse domingo e fosse Lua-cheia, grandes coincidências, muito raras!

3 comentários:

Mac Adame disse...

Isso agora já não é preciso fazer contas tão complicadas. Em Portugal (basta ouvir as conversas entre INEM e Vomveiros Boluntários) é Carnaval todos os dias. Ah, ganda Sótraques, que puseste isto na ordem... errada.

A Flor disse...

Eu pessoalmente não gosto do Carnaval..... os meus dois filhos sempre brincam, mas.... não é uma festa que gostemos muito!...

Pior é a chuva... coitados dos que vão, ou iriam, desfilar....

Já a Páscoa e o Natal.. sim, dou uma grande importância, como Cristã que sou...

Foi interessante ler este teu post!

Beijiiiinho e bom Carnaval!

Flor :)

A. João Soares disse...

Mac Adriano e A Flor,
Não fui além da justificação da data, para responder a algumas dúvidas que me foram expostas em conversas com pessoas admiradas de este ano o Carnaval ser tão cedo. Quanto ao significado e ao aproveitamento da época, nem é preciso dizer nada. Nunca me entusiasmei muito com os folguedos, mas considero que é um grande negócio no Rio de Janeiro, em Veneza e, por cá, em várias terras.
Abraço e boas diversões ... ou repouso.
Abraços

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas