Caríssimos, por achar bastante interessante aqui fica a história de uma consumidora que faz história na nossa blogosfera, pela sua preserverança e sobretudo por saber aproveitar os recursos que a internet coloca ao dispor dos cidadãos. Este é um objectivo de A Voz do Povo, denunciar as tropelias que todos os dias os cidadãos são vítimas, quer por parte de grandes consórcios empresariais, quer por parte dos organismos públicos, assim como manifestar o descontentamento ou contentamento, relativamente à forma como o nosso país é governado pelos políticos, esta é uma forma de luta, é também uma forma de exercer a cidadania.
Congratulo-me pois com a resolução deste caso anunciado já pela empresa Ensitel e pela Maria João Nogueira, no último dia do ano de 2010.
Um abraço, e votos de um Bom Ano de 2011
Victor Simões
Ensitel cai no inferno das redes sociais
por: Ana Rita Guerra, Publicado em 29 de Dezembro de 2010 no ionline
Congratulo-me pois com a resolução deste caso anunciado já pela empresa Ensitel e pela Maria João Nogueira, no último dia do ano de 2010.
Um abraço, e votos de um Bom Ano de 2011
Victor Simões
Ensitel cai no inferno das redes sociais
por: Ana Rita Guerra, Publicado em 29 de Dezembro de 2010 no ionline
A cadeia de electrónica Ensitel está debaixo de fogo na internet e enfrenta uma das piores crises de reputação de que há memória em Portugal, depois de alegadamente se ter recusado a trocar um telemóvel avariado que ainda estava dentro da garantia.
O caso recua a 2009 mas explodiu ontem nas redes sociais porque a consumidora em causa, Maria João Nogueira, recebeu uma citação do tribunal intimando-a a constituir advogado. Motivo: escreveu vários posts a contar a experiência com o telemóvel e foi contactada pelos advogados da Ensitel para que apagasse esses textos, pedido ao qual não acedeu. Agora diz que a Ensitel quer ir para tribunal e forçá-la a retirar os sete textos que explicam em pormenor a saga do Nokia E71.
O problema é que estamos na era das redes sociais e Maria João Nogueira é nada menos do que a coordenadora da equipa de blogues do Sapo, e uma das bloguistas mais conhecidas da internet nacional. Ou seja, a história tornou-se viral em poucas horas. A contenda do jonasnuts (nome do blogue de Maria João Nogueira) era o tópico mais partilhado na comunidade portuguesa no Twitter e a página da Ensitel no Facebook foi entupida de insultos. Vários sites reportaram a história e os links que apontam para o blogue de Maria João Nogueira multiplicaram-se.
Entretanto, algumas centenas de utilizadores do Facebook começaram a queixar-se de que tanto os links para o jonasnuts como os seus comentários na página da Ensitel estavam a ser apagados. A blogosfera imediatamente gritou "censura", a palavra espalhou-se rapidamente e os insultos passaram a ser às dezenas por minuto. A empresa, que sofreu um autêntico festival de enxovalho na internet, acabou por emitir um comunicado a meio da tarde de ontem ( 28 de Dezembro ).
"A Ensitel não põe minimamente em causa qualquer tipo ou forma de liberdade de expressão, mas repudia, rejeita e não aceita ser alvo de uma autêntica campanha difamatória, assente em factos absolutamente falsos que têm como único intuito denegrir a imagem e boa reputação [...] apenas porque o cliente não se conformou com uma decisão judicial que lhe foi desfavorável", escreve.
A decisão a que se refere em comunicado é a do centro de arbitragem de conflitos de consumo de Lisboa, onde o caso chegou, e que foi no sentido de que a cliente deveria entregar o aparelho à Ensitel para que fosse arranjado - o que Maria João Nogueira recusou.
"A Ensitel está a precisar de contratar uma empresa de relações públicas, mais do que uma sociedade de advogados", escreveu a bloguista na segunda-feira, depois de referir o documento de 31 páginas que recebeu do tribunal. "Portanto, a Ensitel não gosta que os clientes expressem livremente a sua opinião. A liberdade de expressão é muito linda e coiso e tal, mas só quando não chateia", escreve.
O relato Toda a história pode ser lida nos sete posts publicados desde 27 de Fevereiro de 2009, em www.jonasnuts.com. A consumidora recebeu um Nokia E71 que, no segundo dia de uso, apresentava falhas na luz do ecrã. Foi à loja para trocá-lo mas informaram-na de que não havia mais em stock, pelo que devia ir à Nokia para que lho reparassem. A marca respondeu que era responsabilidade da Ensitel trocar o aparelho - e afinal apareceu outro em stock, mas numa segunda loja encontraram "um risco no ecrã" que, segundo a consumidora, era inexistente.
"Várias reclamações e quase dois anos depois, a Ensitel quer levar a consumidora a tribunal por causa dos posts no blogue e milhares de portugueses juram que nunca mais entram numa loja da marca. "
4 comentários:
Á pois é. E os meus últimos 3 posts falam disso mesmo. lol.
Bom ano.
Parabéns à M. José Nogueira e também à empresa visada por reconhecer e aceitar os erros.
O consenso nunca poderá estar apenas de um lado.
Juntos e esclarecidos não iremos permitir que gozem connosco.
E assim vai o mundo...
olá Victor peço-te desculpa mas uma vez que não te consigo enviar emails, queria pedir-te se me podias adicionar ao blog. tive problemas no meu pc o que fez com que perdesse acesso aos blogs.
obrigada
beijinho e bom ano
Obrigada pelo post e pela divulgação :)
(Só agora começo a ter tempo para pôr a leitura em dia :)
Bom 2011.
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