29 abril 2008

RAFAELA - O SIGNIFICADO CUBANO DA PALAVRA MILAGRE!

O significado cubano da palavra milagre.
Mal abre a porta e o mundo gira num barril de esponja, anos de vida para o ver cair ao canto da sala. Pediu dinheiro em latas. Nas lojas. Deu o que tinha. Fez-se luz e não há-de parar. “Vocês viram.”

Os olhos de mãe brilham mas o médico pede calma. Sorri. Rafaela não é um peso morto, o corpo mole que nem sustinha a cabeça. “Há-de ser independente”. E vale por tudo. Da luz do dia à comida que Tânia quase não vê. “Abdiquei. Como restos de pão, cá me arranjo. Mas olhem que ela não fazia isto”, a filha de três anos que já se agarra e levanta. “Talvez no fim se equilibre. Que orgulho.” Um ano depois de Cuba e 30 mil euros em esperança. Partiram de São João da Madeira “sem diagnóstico mas com suspeitas de tudo”. Doença metabólica ou muscular. Nada. Foi bebé apático e bolsava de jacto. Não retinha comida e só perdia peso. “Pequeno atraso”, diziam no Porto. Rafaela tem lesão estática no sistema nervoso central e aposta tudo no país da neurociência.
A primeira fase de tratamento em Cuba foi de tal forma positiva que permitiu - logo na primeira semana - estabelecer um diagnóstico da doença e fazer com que a menina regressasse a Portugal com alguns sinais de melhoria bastante significativos.
O programa de Neurodegenerações consiste numa estratégia terapêutica que combina métodos farmacológicos, cirúrgicos e de neuro-reabilitação, que, com base nas propriedades de recuperação do Sistema Nervoso, permite compensar as alterações existentes e estimular a restauração estrutural e funcional da actividade nervosa danificada, quer em doentes afectados por sequelas de lesões agudas, quer pelos portadores de doenças crónicas do Sistema Nervoso, sendo as mais frequentes:

Transtornos do Movimento e Neurodegenerações;
Doenças Neuromusculares e Escleroses Múltiplas;
Lesões Raquimedulares;
Lesões Estáticas Encefálicas;
Neurologia Infantil

Divulgado em : forum.autohoje.com

Testemunho de Tânia, mãe da Rafaela no Regional on line

Testemunho Tânia Cordeiro - mãe da Rafaela O meu nome é Tânia Cordeiro, tenho 34 anos, vivo na cidade de São João da Madeira e sou mãe da doce e simpática Rafaela, de 4 anos de idade.
A minha filha sofre de uma Lesão Estática a Nível do Sistema Nervoso Central, onde se observa um atraso do desenvolvimento psicomotor em todas as esferas, tanto na área da motricidade fina, motricidade grossa, como linguagem e locomoção.Verifica-se também alterações de conduta, devido à hiperactividade e ao défice de atenção.
Resumindo, a Rafaela não caminha, não fala e as suas brincadeiras são muito limitadas.Em Julho de 2006, surgiu a esperança de melhorar a qualidade de vida da minha filha, na Clínica CIREN, em Cuba, onde foi descoberto o seu actual diagnóstico.
Regressei novamente a Cuba, com a Rafaela, em Maio (3 ciclos) e Outubro (2 ciclos) de 2007.Voltarei a Cuba, sempre que se proporcione essa oportunidade, uma vez que a continuação destes tratamentos depende unicamente da solidariedade de todos os portugueses, pois eu não reúno condições financeiras para estes tratamentos intensivos.Deposito muita confiança no CIREN, pois aqueles médicos e terapeutas cubanos fizeram nascer dentro de mim uma nova esperança, ao dizerem- -me que a Rafaela tem todas as hipóteses de se tornar uma menina autónoma.
Dou o meu testemunho em como a minha filha melhorou imenso ao ser submetida a um tratamento neuro-restaurativo multifactorial intensivo – ciclos de 28 dias contínuos – 7 horas diárias, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, 3½ horas, durante a manhã.Acrescento que não é fácil ausentar-me por um determinado período de tempo, ficando longe do meu país, da família, do trabalho e dos amigos, mas... em prol dos filhos todos estes sacrifícios são poucos.
Ficarei eternamente grata àquela equipa fantástica de médicos, terapeutas e enfermeiras, que sempre trataram a minha filha com muito amor, carinho, paciência e muito profissionalismo.Para comigo, há e haverá sempre uma palavra amiga, um conforto numa hora menos boa, uma amizade para sempre, um carinho, que fazem com que não me sinta a km’s de distância da minha família.
São simplesmente pessoas maravilhosas!!!CIREN – um mundo que eu desconhecia.E porquê?Porque no CIREN descobri que não sou a única mãe a lutar por uma melhor qualidade de vida para a minha filha. Lá existem muitas mães como eu. Não me considero uma SUPER-MÃE, mas, sim, uma mãe especial, como todas as que passam por esta clínica.
-ESPECIAL?Sim! Porque somos mães de crianças especiais, maravilhosas, lutadoras e isso dá-nos o estatuto de mãe e pai especiais.
Confesso-vos que, com o nascimento da minha filha, toda a minha vida mudou, vivo em função do seu bem-estar. Abdiquei de muita coisa na minha vida pessoal e profissional e não me arrependo de nada, pelo contrário, passava por tudo novamente, se necessário.Sou uma mãe feliz!
O encanto pela minha filha fez-me crescer, coisas que me passavam ao lado agora não passam despercebidas, a determinados assuntos e situações dava demasiada importância, agora... são banais.
No lugar das lágrimas e dos porquês constantes, ofereço agora à minha filha, sorrisos , beijos e abraços.Ofereço simplesmente amor!
Para finalizar, queria deixar claro que, quando algumas pessoas dizem ou pensam que a Rafaela é para mim uma cruz... enganam-se.Considero que foi uma missão que me foi entregue.E se Deus me destinou esta missão, é porque achou que eu, como mãe, era capaz. Capaz de cuidar da minha filha, capaz de transformar a história de esperança da Rafaela numa simples história de encantar.Um especial obrigado, ao Infantário Santa Filomena.
Como ajudar?

Caixa Geral de Depósitos:
NIB: 003507350005352890063
IBAN: PT50003507350005352890063
BIC: CGDIPTPL

Tânia Cordeiro

Estou ao dispor para qualquer esclarecimento: 912433738

e-mail pessoal: taniaraq@gmail.com


Dep. Técnico de Qualidade_ Laboratório
Sinflex - Ind. Molas Técnicas, Lda
Telf. 256 880 370
Fax 256 880 379
E-mail: tania.cordeiro@sinflex.pt

15 comentários:

david santos disse...

Desculpa, minha querida Rafaela.
Mas logo pela manhã eu retiro aquele aviso que está a fazer destoar a tua importãncia e valor.
Sim. Porque tu para nós tens muito valor. Por isso, não me tomes a mal. Retirar aquele aviso é a primeira coisa que vou fazer mal ligue o computador, ok? Podes confiar, porque eu sou um homem em quem se pode confiar, garanto.
David Santos

Isabel Filipe disse...

Bom dia a todos:

Conforme havia prometido, o meu Post sobre a Rafaela acaba de ser colocado.

Bjs

Beezzblogger disse...

Olá eu também já coloquei na minha humilde casa.

Abraços e as melhoras para a RAFAELA.


Beezz

C Valente disse...

Pena é que a medicina é tão cara, mas vamos ajudar a Rafaela
Saudações amigas
Nota vim por indicação da amiga Isabel Filipa

Mac Adame disse...

Se não fosse Cuba, o que seria de muitos em Portugal? E ainda há quem só fale mal daquilo...

victor simoes disse...

Mais uma vez, obrigado a todos os Bloggers que se solidariezaram e colaboram na campanha da Rafaela. Até a Rafaela conseguir voltar aos tratamentos a Cuba, serão passados post's aqui na Voz do Povo, de forma a dar conta da evolução desta campanha.

Um abraço a todos, os amigos e leitores

Isabel Filipe disse...

Bom dia Vitor,

Como os posts ao fim de algum tempo deixam de estar visiveis no nosso blog, coloquei um link permanente na minha barra lateral ...

é um modo do assunto nunca "sair do ar"...

só pedia que não alterasses os links deste post, pois a minha imagem está direccionada para este teu post que contém todas as informações necessárias ...

se alguém entender usar a minha imagem ... está à vontade para o fazer ...

bjs

O Micróbio II disse...

Fiquei com os dados...

amigona avó e a neta princesa disse...

Já divulguei tal como prometi...também já me solidarizei...um abraço...

victor simoes disse...

Isabel, os links deste post irão ficar como estão. A ideia do link permanente, é óptima!
Agradeço-te a participação e disponibilização, nesta campanha da Rafaela.

Bjs

Auréola Branca disse...

Acredito sim, no destino. O destino que guiou-me até aqui hoje para lhe falar, emocionada.
Tenho uma irmã gêmea que tem problemas psico-motores também. Minha mãe conta que, ao nascer, nós duas fomos comparadas para mostrá-la a deficiência de minha irmã. Cada ação que eu tinha, como caminhar, falar minha irmã fez muito tempo depois.
Hoje, devido às deficiências dela, estuda em uma escola especial, e aos poucos aprende a ler e escrever.
Temos 26 anos, e nunca conseguimos descobrir a verdadeira causa. Mas, confesso, choro ao lembrar das limitações de minha irmã.
Sempre que posso, tento pesquisar alguns assuntos relacionados, pra conseguir entender melhor.
Achar-te aqui, pra mim foi um presente. Mas ainda busco entender...
Abraços.

ANTONIO DELGADO disse...

só hoje tive oportunidade de vir aqui e brevemente vou fazer uma postagem Rafaela.

Um abraço
António Delgado

Curiosa Qb disse...

Tomei conhecimento desta campanha nos Blogs da Isabel e da Amigona, e não podia deixar de me solidarizar.

No CC&Cª também remeto para A VOZ DO POVO.

Bem-hajam pela iniciativa e que a Rafaela consiga plena recuperação.

Um abraço.

mitro disse...

Viva Cuba!

(Viva a Rafaela uma vida feliz!)

Isabel Filipe disse...

Olá Victor,

Qual o desenvolvimento deste assunto?

Eu continuo com po link directo para aqui ... mas nunca mais soube nada da situação ...

a Rafaela já conseguiu o valor que necessita para poder ir a Cuba?

beijinhos e bom fim de semana

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas