01 maio 2007

'Por Uma Europa Cultural'

Europa

Um dos maiores historiadores de sempre fala ao JL(nº 954) sobre o seu novo livro. A Idade Média Para Principiantes, uma síntese clara e concisa de um dos períodos mais importantes da Humanidade. Aos 83 anos, Jacques Le Goff continua lúcido, atento e interventivo.
E a defender uma Europa unida, não pela economia, mas pela Cultura.

'Deploro que a maioria dos políticos, homens e mulheres, ou não se interessem pela História e esta não seja contemplada nas suas ideias e acções, ou apenas retenham dela uma deformação de tipo nacionalista que é extremamente perigosa'

2 comentários:

A. João Soares disse...

Cao Ludovicus,
Boa ideia a sua em nos trazer este alerta para uma entrevista com muito interesse.
Talvez o maior defeito do ensino, não só da História, seja a convicção que se dá aos alunos de verdades indiscutíveis e perenes adquiridas nas aulas e nos manuais escolares. Ao invés, o que mais interessa é levá-los a compreender e à curiosidade de aprender mais, lendo e observando ao longo da vida, criando dúvidas e interrogações e correndo à procura de forma de as esclarecer. A aprendizagem deve durar toda a vida e não se restringir à escola.
Um abraço
A J S

A. João Soares disse...

Caro Amigo Ludovicus,
As teclas de um computador velhinho, por vezes precisam de dois toques fortes para cumprirem a sua obrigação.
No comentário anterior, faltou-me um r em Caro. O Amigo percebe e compreende, mas pode haver quem fomente a cizânia e pretenda tirar daí alguma intenção menos pura.
Um abraço
A J S

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas