23 agosto 2007

LINHA CÉTICA


Lenda nova: "marte aparecerá tão grande quanto a Lua"
Tem se espalhado pela Internet o seguinte mito:
"MARQUE 27 DE AGOSTO NO SEU CALENDÁRIO MARTE APARECERÁ TÃO GRANDE COMO A LUA! PELA PRIMEIRA VEZ EM PELO MENOS 5.000 ANOS!Nunca novamente na sua vida o planeta vermelho fará uma aparição tão espectacular!Nesta semana e na próxima, a Terra estará alcançando Marte, um encontro que culminará na maior aproximação entre os dois planetas de que se tem conhecimento. A próxima vez que Marte provavelmente ficará assim perto da Terra será em 2287.Devido a forma com que a gravidade de Júpiter influencia Marte e perturba a sua órbita, os astrónomos estão seguros que Marte não ficou tão perto da Terra nos últimos 5.000 anos mas este tempo pode ser de até 60.000 anos.Em 27 de Agosto, Marte se aproximará 34.649.589 milhas (55.763.108 quilómetros) da Terra e será (junto com a Lua) o mais brilhante objecto no céu à noite. Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu e portanto facilmente localizado.No começo de Agosto, o planeta nascerá no leste às 22 horas e alcançará seu azimute aproximadamente às 3 horas. Mais para o final de Agosto, onde os dois planetas estarão mais perto, Marte se levantará ao anoitecer e atingirá seu ponto mais alto no céu aos trinta minutos depois da meia-noite.Valerá o esforço de ver um acontecimento que nenhum ser humano jamais viu em toda a história documentada. Então, anote no calendário no começo de Agosto para ver Marte ficar progressivamente mais e mais brilhante durante o mês."
Isso é uma grande bobagem!
A mensagem diz que Marte Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu.Vamos com calma, gente. O planeta vermelho não vai ficar do tamanho da Lua.Como ele costuma fazer a cada 73 mil anos, ele vai aparecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual, mas não parecendo uma segunda Lua.Consultado sobre o assunto, o astrónomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão afirmou:·"O que estão fazendo é um sensacionalismo muito grande. É um comportamento prejudicial à ciência astronómica, pois os leigos ficarão decepcionados e vão atribuir aos astrónomos estas previsões. Aliás, foi o que ocorreu com as previsões relativas ao cometa Halley em 1986."Decepcionante? Pode ser e isso é um bom sinal para não se dar muito crédito a essas mensagens relatando coisas alarmantes ou fatos extraordinários.O que vai acontecer, na verdade, é algo inteiramente normal e corriqueiro. Bom, pelo menos ao se considerar a idade da Terra, isso é coisa normal e corriqueira. Apesar de o fenómeno ocorrer com essa intensidade a cada 73 mil anos, a Terra tem idade muito superior a isso e já presenciou tal ocorrência milhares de vezes.Extraordinário é o fato de o fenómeno ser observado, pela primeira vez, pelo ser humano. Certamente, há 73 mil anos os nossos ancestrais não deram muita bola para ele.Da próxima vez que Marte vier aqui tão perto, a gente nem pode prever o que estará ocorrendo na Terra. Talvez até os nossos descendentes não se lembrem dessa passagem dele, assim como não sabemos das reacções dos nossos parentes distantes que o viram quando de sua última aparição (será que eles notaram alguma coisa diferente no céu?)

4 comentários:

Maria Faia disse...

Olá Amigos,

Mais tarde voltarei para ler este artigo mais em pormenor.
Por agora, sugiro uma visita ao Querubim. Deixei lá algo para a Voz do Povo.

Um abraço

Bichodeconta disse...

ESTOU ENCANTADA E VOU VOLTAR SEMPRE QUE POSSIVEL.UM ABRAÇO, ELL

Zé Povinho disse...

Desde que não tenhamos uma invasão de marcianos, está tudo bem. Como sou curioso, dia 27 vou olhar para o céu e ver se noto alguma diferença, mas já estou prevenido e prometo não ficar muito decepcionado. Acho que daqui a 73 mil anos, talvez já esteja com menos visão do que agora.
Abraço do Zé

Francisco o Pensador disse...

Só não concordo com um comentário.

Aquele que diz:" há 73 mil anos os nossos ancestrais não deram muita bola para ele"

Como podem eles saber?

O planeta tem milhões e milhões de anos e o espaço é infinito.
Julgam que isto foi criado só para nós???

Alguém sabe quantas civilações habitaram o planeta antes do homem?

Alguém sabe se não houve vida extra-terrestre a viver na terra nessa altura??

E quantas civilizações habitarão o planeta ,depois da era do homem acabar??

Isto é um processo evolutivo que nunca tem fim,logo como podemos falar sobre aquilo que desconhecemos?

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas