16 julho 2007

Banco de Portugal!!


Cada vez mais há pelo menos duas leituras sobre a realidade, até quando esta nos aparece com a objectividade dos números. Vem isto a propósito da apresentação, esta semana, do relatório do Banco de Portugal (BP). Espanta como é possível chegar à tónica dominante, quase exclusiva, dos títulos da Imprensa - anunciando uma revisão em alta das previsões de crescimento -, logo tão bem aproveitada pela caixa de ressonância governamental para embandeirar em arco.

A verdade é que o BP se limitou a confirmar as previsões de crescimento para 2007 (1,8%) - facto sem qualquer importância noticiosa, pois este valor é quase consensual desde que foi oficialmente apresentado, no Outono de 2006. A verdade é que o BP corrigiu, de facto, em alta a sua própria previsão de crescimento para 2008, passando-a agora de 2,1% para 2,2%!... Mas a verdade é, sobretudo, o facto deste último valor ser bem inferior à previsão oficial para 2008, de 2,4%, que o Governo continua a manter. Donde que, o maior enfoque deveria ter sido que o BP - no Verão de 2007, já a meio do ano -, confirmou uma previsão de crescimento para 2008 abaixo das estimativas do Governo e a manutenção de uma linha de divergência com a Europa.

Só que o relatório do BP diz muitas outras coisas que mostram a degradação da situação social do país, números quase demolidores para o oásis que o Governo quer construir em torno da (sua) anunciada recuperação económica. Factos que ficaram quase à margem dos relatos noticiosos. Aqui ficam alguns exemplos.

O BP estima uma taxa de desemprego (7,7%) acima dos valores com que o Governo insiste em documentos oficiais; o BP informa que o desemprego de longa duração ultrapassou já os 51% do total de desempregados, bem acima dos já preocupantes 48% de 2005; o relatório do BP afirma que o (pouco) emprego criado em 2006 foi sobretudo resultado de um aumento do emprego precário, facto que confirma a crescente instabilidade das relações laborais em Portugal. O BP prevê uma inflação de 2,5%, muito acima da previsão mentirosa (2,1%) que o Governo impusera no Orçamento para 2007 com o objectivo único de provocar nova perda do poder de compra a centenas de milhares de portugueses. E que dizer dos persistentes e profundos défices das diversas balanças com o exterior, estes sim, os principais factores estruturais que comprometem o futuro do país?

Tanta discrepância e omissão são preocupantes. Ou a boa vontade e a simpatia retomaram (apesar da qualidade da democracia), ou a central de informação voltou a funcionar em pleno.
Honório Novo ( Deputado do PCP) in JN 16-07-2007

2 comentários:

Beezzblogger disse...

Primeiro, quero saudar o meu amigo Vítor.

Depois dizer, que realmente estamos tramados, cada vez mais tramados, a inflação sobe, sobem os juros, sobe tudo, menos o poder de compra dos trabalhadores. Uma analise lúcida, e eficiente, de um deputado que defende o "POVO".

Digam o que disserem, só os ouço a eles, aos do PCP, a falar nestes temas, não ouço mais ninguém.

Por estas e por outras, sendo eu a partidário, simpatizo sim com estas ideias.

Por outro lado, a meta, é como diz Saramago, Portugal será a curto prazo mais uma província Espanhola e isso era o melhor que poderia acontecer aos Portugueses, quer estes queiram, quer não.

Abraços do Beezz

Ácido Cloridrix HCL disse...

Depois da 1ª fase de votação para as “7 Desgraças do Mundo (a combater ou erradicar)”, iniciamos a 2ª fase com 14 “candidatas” escolhidas pelos visitantes do nosso Blog.
De modo algum pretendemos, nem podemos, mudar o Mundo com a nossa opinião,,,, mas tentaremos publicar os resultados na maior parte dos Blogs que nos seja possível,,,, e esta divulgação poderá servir como alerta a quem de direito neste Mundo em que vivemos e em que até agora gostamos e queremos ter prazer de Viver!!!!
Caso queira votar,,,, este é o link: http://sexohumorprazer.blogspot.com/2007/07/desgraas-do-mundo-combater-e-erradicar.html ,,,, Apesar estar de férias,,, apelo ao voto,,, por uma boa causa,,, Obrigado, HCL

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas