28 outubro 2007

A bondade

Extraído do blog Maquira,

Assim como as plantas, as aves, o céu, as nuvens, os mares, os rios, as montanhas, são belezas que nos transmitem felicidade e alegria e, consequentemente, a saúde do corpo e da mente, também as virtudes como a bondade, a compaixão e o amor pelo próximo são qualidades humanas que todos deveríamos possuir para nosso próprio bem e do nosso próximo.

Tomemos como exemplo a bondade que há muitos muitos anos atrás, os nossos antepassados, com a sua simplicidade, diziam: «a bondade consiste: primeiro, não fazer mal aos nossos semelhantes; segundo, fazer-lhes todo o bem possível».

A verdadeira bondade consiste na inclinação para amar os nossos semelhantes, desculpar os seus defeitos, interpretar as suas acções de modo mais favorável, fazer-lhes bem mesmo que não sejamos retribuidos. Eis o que caracteriza os homens bons. Será que os homens e as mulheres dos nossos dias poderiam tornar-se bons, sérios, leais, cumpridores e amantes do seu próximo?

Como seria então este nosso Mundo?

Adelaide

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou muito feliz por ter também os meus pobres escrtos na Voz do Povo.

Obrigada
Amigo João

Adelaide ( ...maqira....) sem u

A. João Soares disse...

Cara amiga Milai,
Obrigado por não se zangar com o meu atrevimento de lhe roubar este lindo texto sem ter pedido licença. Tive o cuidado de indicar o nome da autora e inserir um link para o seu blog. Procuro contribuir para divulgar os seus pensamentos e o nome do blog.
Peço desculpa pelo u a mais! Mas, mesmo assim, o link funciona e conduz as pessoas até ao blog.
Beijinhos
João

Odele Souza disse...

Um texto realmente bonito e muito bom para nos fazer refletir.

Um abraço.

A. João Soares disse...

Cara Odete Souza,
É bom reflectir sobre estes temas e isso tornará o mundo melhor. Não fazer mal, procurar ser simpático e não ofender. Na dúvida, é preferível o silêncio. Antes de falar ou escrever, averiguar se é verdade, é com boa intenção e vai contribuir para a felicidade nossa e de outros.
Se amarmos os outros como a nós mesmos, o mundo melhora.
Um abraço

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker

Etiquetas