21 outubro 2007

Dia 31 Outubro, Haloween - Dia das Bruxas!

O Haloween comemora-se no dia 31 de Outubro nos Estados Unidos da América e no Brasil. É o dia das bruxas.
O dia das bruxas apareceu há dois mil anos quando os povos Celtas festejavam o fim do Verão, o início do Ano Novo e as fartas colheitas. A sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o dia das almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de Outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material, isto é, as pessoas acreditavam que nessa noite se abria a porta entre os dois mundos e os mortos caminhavam sobre a terra.
Esta festa nasceu entre os Celtas (antigo povo europeu) e marca a passagem do ano dos druídas (sacerdotes dos Celtas).
Para os Celtas, o dia 1 de Novembro era o primeiro dia do ano e o dia do Deus Sol. Eles acreditavam que na mudança de ano eram abertas portas de ligação entre o reino dos mortos e o reino dos vivos.
Existem lendas que contam que os mortos regressavam à terra e encarnavam nos vivos para dar uma voltinha pelo mundo terreno. As populações deixavam prendas e comida nas ombreiras das portas, para apaziguar os antepassados inquietos, acendiam fogueiras nos campos par afugentar o maus espíritos. No exterior das casas colocavam-s luzes para iluminar e evitar a escuridão e espantar os fantasmas, as pessoas disfarçavam-se de demónios porque acreditavam que se imitassem as criaturas do outro mundo, ficariam protegidas do poder do mal.
Acreditavam que os espíritos regressavam para fazer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e provocar danos materiais, os Celtas também acreditavam que as almas eram de membros superiores da igreja católica e eram inofensivas.
O facto é que esta tradição tende a alargar-se aos países europeus, não tanto pela crença nas almas do outro mundo, mas pelo pretexto de divertimento e brincadeira que desencadeia!

3 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Víctor Simões,
Considero muito significativa a parte final. Nos tempos presentes em que o materialismo impera, a difusão do Haloween por outros países, nada pode ter a ver com almas e espíritos, mas sim pelo divertimento e as festas. É mais um pretexto para beber mais uns copos, como o Natal, o Reveillon, o Carnaval, a Páscoa que já pouca relação têm com as origens.
Um abraço

victor simoes disse...

Amigo João Soares, o haloweeen é na verdade mais um dia que podemos aproveitar para diversão.
Mas, a relação e tradião pagã está patente no Cristianismo e patente no dia de finados que comemoramos a 1 de Novembro!
Um abraço.

victor simoes disse...

Amigo João Soares, o haloweeen é na verdade mais um dia que podemos aproveitar para diversão.
Mas, a relação e tradião pagã está patente no Cristianismo e patente no dia de finados que comemoramos a 1 de Novembro!
Um abraço.

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker

Etiquetas