23 agosto 2008

De regresso ferozmente neoliberal

Nas palavras do Francisco Louçã, "o primeiro-ministro voltou de férias e escolheu, no primeiro dia do último ano do seu mandato, falar de desemprego e prometeu que agora sim, o seu governo quer resolver o problema, está empenhado, até tem uma solução". Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no Contracorrente, retirada do jornal Publico.pt, para mais pormenores. E então, pergunto eu, que solução é que o Sócrates inventou desta vez para resolver este tão grave problema do desemprego?

O Sócrates foi apresentar o grande projecto da PT, um enorme"call-center" localizado em Santo Tirso, que irá criar 1200 novos postos de trabalho. Só que estes novos trabalhadores serão submetidos ao tristemente conhecido sistema de trabalho precário. Os contratos serão celebrados por uma empresa de trabalho precário da própria PT, que contrata o trabalhador por um prazo certo, sem garantias de carreira.

Já que temos um "governo", seria importante que este governasse de acordo com o que seria lógico esperar dele: a imposição ao mercado de regras. Pelo contrário, aquilo a que continuamos a assistir é a um pacto Estado-empresas, no qual o factor trabalhador ou o factor cidadão foram deliberadamente excluídos. No seu regresso de férias, o Sócrates e o seu governo vêm mais ferozmente neoliberais do que nunca.

2 comentários:

victor simoes disse...

Pois é caro Savonarola, que esperamos deste " governo " de desgovernados, melhor dizendo, que se governam a si próprios e aos amigos com o erário público?
Nada, tudo isso é fogo de artíficio e antecipação de campanha eleitoral, o Sr. Sócrates já não leva ninguém à missa!

Um abraço

Beezzblogger disse...

Pois, e então para onde irá o Sr. Sócrates depois de perder as eleições? Ou se não perder, para onde irão os ministros que ele substituir? E já agora, os boys e os lobbies, actuam desta maneira, arranjam-se uns tachinhos coloridos enquanto se dá com as mãos e com os pés, e com o corpo todo, quando se está no governo a pensar no amanhã 2009, pois podemos ter de correr para a PT, ou GALP, ou CGD, ou outra qualquer do género...

Filhos duma grande P****, são pior que a encomenda...

Abraços revoltosos do Beezz

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas