02 novembro 2008

Jovens portugueses em destaque no estrangeiro

Para combater o pessimismo nacional, já por várias vezes aqui foram enfatizados casos de jovens estudantes, e não só, que foram premiados no estrangeiro, por se terem distinguido na ciência e na tecnologia de que dependerá o futuro da humanidade. Agora, através de notícia no JN, fica a saber-se que três «jovens cientistas abrem asas e brilham lá fora».

Beatriz Moreira (18 anos, da Escola Secundária de Arouca, já com tradição no estudo de metais pesados) e Sérgio Almeida (19 anos) e Vasco Sá Pinto (18 anos) ambos da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, venceram o "The Climate prize" no Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que decorreu em Setembro último, em Copenhaga, Dinamarca. Já cá tinham ganho o Concurso Nacional, promovido pela Fundação da Juventude. Neste concurso estiveram cerca de 200 jovens de cerca de 40 países, europeus e não só, e o prémio garantiu aos nossos distintos compatriotas assento na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas que irá ter lugar no próximo ano, naquela mesma cidade.

Estes jovens prometedores criaram um novo modelo de biomonitorização, uma forma de avaliar a qualidade da água com recurso a organismos vivos, capaz de identificar em ecossistemas lagunares e estuarinos três perigosos poluentes, nomeadamente PCBs (bifenis policlorados), de origem orgânica, e ainda arsénio e manganês, dois metais pesados.

Quem desejar saber mais deste êxito pode utilizar o link. Casos como este dão-nos a certeza de que Portugal, apesar dos maus políticos que tem tido, poderá ter um futuro destacado no mundo da ciência. Se o Presidente Cavaco Silva quiser conversar com jovens como estes e os já aqui referidos anteriormente, ficará a saber a razão do afastamento da política pelos jovens portugueses mais válidos. Têm coisas sérias e de superior interesse com que se preocupar, não achando graça a tricas, coscuvilhices, manobras de luta livre com palavras sem substância de interesse para o País real e para o bem-estar das populações.

Apesar de o ensino estar com tendência para o nivelamento por baixo, a fim de os incapazes não se sentirem marginalizados, seria altamente positivo que se desse todo o apoio para a investigação científica e tecnológica aos alunos que mais se distinguem e que nos trazem orgulho pátrio com os troféus que granjeiam lá fora.

Uma notícia muito positiva relacionada com este tema diz que Portugal é candidato a organizar a final europeia em 2010 do Concurso Europeu de Jovens Cientistas. Ao longo dos 16 anos de vida do concurso em Portugal, a evolução em termos de qualidade e de quantidade de projectos apresentados tem sido extraordinária. Tenhamos esperança no futuro de Portugal, assim os políticos permitam que os jovens se desenvolvam.

5 comentários:

victor simoes disse...

Por cá está demonstrado que temos muito de bom.É preciso é que não se perca e não caia na descontinuidade. Parabéns a estas jovens promessas da Ciência.

A. João Soares disse...

Caro Víctor,
Estas promessas devem ser apoiadas a fim de não irem parar ao estrangeiro à procura de condições de trabalho que aqui lhes são negadas. Há pouco tempo, um projecto de escola para sobredotados, em Portimão, quase se decidia a ir funcionar para Espanha por aqui não ser autorizada.
Um abraço
João

stériuéré disse...

Já que por aqui, não dão valor ao que temos, que remédio, vamos pra fora. Qualquer dia temos um Portugal repleto de estrangeirismos.

stériuéré disse...

Mas atenção não vamos deixar de dar os parabéns a esta malta que tanto lutou para terem conseguido chegar onde estão hoje.

A. João Soares disse...

Stériuéré,
Os parabéns estão implícitos neste post. Nada melhor do que realçar o seu feito e trazê-lo aqui.
Fica o apelo para que o Governo apoie devidamente estes jovens e todos os que se evidenciarem na ciência e na tecnologia. Deve ser evitada uma fuga sistemática da matéria cinzenta para o estrangeiro.
Abraço
João

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas