08 março 2008

AFINAL DE CONTAS...

Afinal de contas, parece que tenho razão. Num recente post aqui colocado, e que se intitulava "PORQUE NÃO...", parece que eu já adivinhava algo de muito concreto. As empresas Portuguesas de maior destaque, aquelas que têm maiores accionistas, inclusive capital estrangeiro, tem o seu centro de decisão, na sua maioria, aqui ao lado em Espanha. Dependendo, as nossas filiais das mesmas empresas, dos planos IBÉRICOS, para os anos em curso. Ora, se isto se está a tornar hábito, se as empresas se reestruturam a nível IBÉRICO, porque é que carga de água, os dois países não o poderão fazer.

O poder económico, a isso obrigará, mais cedo ou mais tarde. Não vale a pena andarmos a tapar o sol com a peneira. A IKEA, é uma dessas empresas, e investiu cá com fábrica e com lojas, mas o seu centro de decisão, é no país vizinho. Quem sofre com esta separação de poderes legislativos, somos todos nós. Mas mais exemplos há, a minha própria empresa prepara-se, mais ano menos ano, desde que adquiriu o seu parceiro em Portugal de mais de trinta e tal anos, para passar o centro de decisão para Barcelona. Agora decidem que neste período será uma transição, grandes desafios se avizinham.

Mas sinto-me ao menos satisfeito numa coisa, é que desde que nós trabalhadores desta empresa passámos a ser parte do grupo mãe, as nossas condições de trabalho tem vindo a melhorar de dia para dia, com a promessa de novos desafios e de novas metas. Não posso sentir-me totalmente satisfeito, quando vejo, num país que amo, ser a prática corrente outras políticas que maltratam os outros trabalhadores em geral, por eu estar bem, não me acomodo com o que sei que ainda há muito por fazer pelos outros, por isso o meu incessante ACTIVISMO.

3 comentários:

Isabel Filipe disse...

"...
Mas sinto-me ao menos satisfeito numa coisa, é que desde que nós trabalhadores desta empresa passámos a ser parte do grupo mãe, as nossas condições de trabalho tem vindo a melhorar de dia para dia, com a promessa de novos desafios e de novas metas. "


fico feliz por ti Beez.

beijinhos

A. João Soares disse...

Caro Beezz,
O problema não é muito simples. Há cerca de três meses ouvi uma graça, a propósito do 1º de Dezembro. A Espanha quer tornar o 1º de Dezembro feriado nacional. Porquê? Para homenagear os restauradores portugueses que libertaram a Espanha da difícil tarefa de governar um povo de preguiçosos, sem capacidade para se governar e gerir da melhor forma os seus interesses nacionais...
Claro que isto é uma graça, fruto da nossa falta de auto-estima, porque à Espanha interessaria a nossa faixa litoral com boas praias!!!
Abraço
A. João Soares

Anónimo disse...

Caro Beezz,

espere pela troca. A grande parte das empresas afectas a multinacionais tem o seu poder decisório e logístico concentrado em Espanha, em Madrid. Nada de novo.
Quando decidirem concentrar os serviços, alegando racionalidade, espero que sinta o mesmo fulgor.

Dou-lhe um exemplo: a Hugo Boss e outras marcas da empresa alemã Eurocos, de Main - Frankfurt, tinha um representante em Portugal -a Quifar,SA- que com muito trabalho e dedicação colocou a marca à frente das vendas em Portugal.Ultrapassou a Davidoff líder em toda a Europa, à época.
Com isto a Procter & Gamble comprou a Eurocos. Passou a ser P&G Eurocos. Devagar, retirou a representação à empresa portuguesa, colocou o seu centro decisório para Espanha/Portugal em Madrid, esvaziou o quadro de vendas e dos cerca de 40 funcionários que trabalhavam em Portugal estas marcas daquele grupo, ficaram com vendedores, apenas, em Portugal, que por computador enviam as notas de encomenda para Espanha. Parece que são três, apenas...

Nesta fase já lá não estava e havia previsto isto em 1989, entre outras coisas que estão a acontecer no nosso país!

Desejo-lhe sorte.Caso trabalhe mesmo naquela "empresa"...

saudações

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas