07 agosto 2008

Atendimento nas Finanças da Maia

O que eu já tinha constatado, e sobre um tema que era para já ter escrito, ao ler o Jn - On line (Jornal Notícias On line) deparo-me com um texto, que está excelente, porque descreve a pura realidade do que testemunhei! Porque merece, a divulgação e os comentários dos nossos leitores... aqui vai a talhe de foice.

"Porque a brincar se dizem as verdades, eis uma forma divertida para descrever o atendimento ao público nas Finanças da Maia. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.
Para você que está farto(a) dos passatempos habituais e quer quebrar a rotina com uma experiência nova e divertida:
Vá às finanças da Maia por volta das 11:00 da manhã (não precisa ser mais cedo) e registe o nº que lhe calhou na senha de atendimento. Vá registando, a cada 10 minutos, as horas e o nº de senha actual. Faça isso até às 12:20 (se tiver sorte ainda só deverão ter sido atendidas umas 4 pessoas).
Eis o desenrolar do jogo:
- por volta das 11:40 são retiradas as senhas de atendimento para que não haja mais pessoas para serem atendidas;
- até esta hora a sua vez ainda se encontra a anos luz de distância;
- a partir das 12:00 chegará à conclusão que nem a sua Internet, Super-ADSL xpto é super-hiper-mega-rápida, é tão veloz como a forma que as pessoas passam a ser atendidas;
- nas Finanças, por sua vez, dá-se o milagre da multiplicação, não de pães mas sim de funcionários, que aparecem do nada como nos filmes de terror, para atender as pessoas à velocidade da luz, famintos por desfolhar documentação e fazê-lo esvaziar os bolsos com coimas/impostos inventados ou simplesmente para lhe dizer que não tem em sua posse toda a documentação necessária e portanto terá que perder mais um dia de salário/férias para lá voltar novamemte.
Pediu licença de ausência no seu trabalho para dar um salto flash até às Finanças para tratar de um assunto importante e só pode lá estar às 12:41?? Ainda Melhor!!! Assim é mais divertido ainda!!! Chegará lá e não há senhas para tirar .. terá que aguardar pela reabertura!!! Não é fantástico!?!?! Mesmo divertido!!!!
Se já alguma vez jogou ao jogo dos funcionários públicos (o primeiro a mexer-se, perde!), verá que este jogo é bem mais aliciante! "

por: Sérgio Pereira no JN On line 07-08-2008, na rubrica Cidadão Repórter

6 comentários:

José Lopes disse...

E cada vez será pior, aqui ou na EDP, na TV Cabo ou em outros serviços de utilidade pública, do sector público ou privado. Até a Loja do Cidadão que antigamente significava serviço mais rápido, já deixou de o ser, tendo agora apenas a vantagem de "condensar" mais serviços.
Gente descontente, a prazo ou sem hipóteses de melhorar a sua condição? Talvez!...
Cumps

david santos disse...

Eu nunca acreditei na Função Pública. Sempre achei que os funcionários públicos eram uma rede avançada do PODER em determinadas fases: estando no PODER o fascismo, eles são fascistas. Estando no PODER os partidos que nos têm desgraçado, eles alinham nesses partidos, como é agora o caso; se os contarmos, mais de 99% são dos seguintes partidos: PS, PSD ou CDS.
Por isso, na minha perspectiva, claro, eles são inimigos de quem trabalha e de quem quer levar uma vida decente.

David Santos

victor simoes disse...

Concordo com a análise do Guardião. Quanto ao David Santos permita-me que discorde de si! A meu ver os funcionários públicos, assim como nas empresas privadas, são o reflexo dos gestores e chefes que têm nos respectivos serviços.
A função pública só se diferência, na medida em que são os únicos com capacidade reivindicativa, dado que têm a possibilidade de serem coesos e a união faz a força!
Este post, propriamente dito, reflecte a má organização dos serviços públicos em geral. Nos privados, também aconteçe, por motivos diferentes, é claro!
A desmotivação nos serviços públicos é enorme, com o cúmulo de que seguem à risca a velha ideia, de que, "o trabalho, não é para se fazer, é para se ir fazendo". Ou "tal trabalhito, tal dinheirito".
O grande problema está na gestão e na ideia, de superiorização que aínda alguma gente tem, em relação aos outros ( leia-se, clientes que somos nós os utentes ).
Na função pública existem muitos e bons profissionais, excepção feita aos entiados e afilhados, primos e primas, passando pelos boys.Esses, ocupam cargos por nomeação e não por mérito de concurso, as tais cunhas, com padrinho!
Em relação ao serviço de Finanças da Maia, é uma réplica do que se passa, nos serviços similares por esse país fora!
Lamento efectivamente, que para se deslocar às finanças, um cidadão tenha que perder um dia de trabalho para o efeito, e quando tem o asar de encontrar, um empregado menos competente, a informação seja incompleta e lá tenha de deslocar novamente.
Na Maia, julgo que o problema número um, é que pretendem fazer omeletes, sem ovos!

Um abraço

david santos disse...

Olá, Victor!
Eu estou de acordo com o meu amigo. Mas como estou lesado por essa gente, não estive a fazer contas e meti quase tudo no mesmo saco.
Fez muito bem em chamar-me à razão. Às vezes, eu não meço muito bem aquilo que escrevo.
Abraços e obrigado pela atenção e o desacordo em relação ao meu comentário.
Assim gosto. Parabéns e, se for o caso, tenha umas férias.

David Santos

mitro disse...

Em 1º lugar os funcionários da repartição de finanças mostram uma falta de profissionalismo que se vier um referendo sobre a possibilidade de despedimentos na função pública eu votarei SIM.
Em segundo lugar, mostra o baixo caracter dos respectivos funcionários, que não tem noção nenhuma do que é serviço público!
Podem estar desmotivados, aborrecidos, enxofrados, mas deviam lembrar-se que quem lá vai é quem lhe paga os salários!
Não me importa deos meter a todos no mesmo saco...

Beezzblogger disse...

Bem o Vítor já disse tudo ou quase tudo, e eu digo mais, os nossos governantes deviam ser também corridos em referendo já em 2009, e assim se fazer justiça nos serviços públicos... para responder ao Mitro...

Abraços do Beezz

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas