24 setembro 2008

Computadores " Magalhães " distribuidos nas escolas de 16 Concelhos.

Como havia prometido, aqui estou de regresso ao tema dos computadores Magalhães, associados ao programa e-escolinhas. E como prometi a mim mesmo, não irei analizar a parte obscura de toda esta negociata. Mas não resisto a comentar o show político, com finalidade eleitoralista da parte do Governo Socrático.
Pois meus amigos, o próprio primeiro-ministro, José Sócrates, esteve no Centro Escolar de São Mamede de Infesta, em Matosinhos, e foi coadjuvado nesta operação de charme pela senhora ministra Maria de Lurdes Rodrigues que marcou presença nas escolas básicas de São Tiago, em Castelo Branco, e de Portel, no Alentejo.

Na festa da propaganda eleitoralista, estiveram igualmente os ministros das Obras Públicas, Mário Lino, e dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, além de oito secretários de Estado. Gostaria de saber, de que forma e porquê, os particulares financiam este programa.

As respostas deixo-as como desafio ao sabor das opiniões dos nossos estimados leitores.

Passando ao concreto da temática dos Magalhães, em relação à hipotética aquisição, passo a informar tanto quanto sei sobre este tema.

Os impressos que os encarregados de educação dos alunos do 1.º ciclo devem preencher para ter direito a um computador estarão disponíveis nas escolas ainda esta semana.

A escola organiza o registo dos pedidos turma a turma e agenda com os operadores a entrega dos computadores. computador será gratuito para os alunos do primeiro escalão da acção social escolar e custará 20 euros para as crianças do segundo escalão da acção social escolar, quem não tiver direito a acção social escolar, pagará 50 euros.

11 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom este Blog, grande descoberta que fiz. Quanto ao tema em apreço, não sou a melhor pessoa para comentar positivamente. Penso que a introdução de computadores no inicio de vida de um aluno não vai contribuir de forma alguma para a sua formação humana. Vai contribuir sim, para o afastamento de outras actividades de lazer, da própria familia. Abraço

Beezzblogger disse...

Caro Rui, se é a primeira vez que nos visita, seja muito bem vindo. Quanto ao assunto em questão, eu estou a ponderar muito seriamente em dar ao meu filho este computador, uma vez que concordo com o que afirmou, mas também acho que a Inernet ainda é um bicho muito perigoso para estas idades.

Volte sempre
Abraços do Beezz (Moderador)

Iana disse...

Sementes no chão, nasce e cresce emoção
Um jardim sem flores não é jardim
O meu é, e, floresce a cada dia, mesmo estando ausente
Minhas maravilhosas flores me enchem de alegria....

Amigos (as) O meu muito “Obrigada” por fazerem parte desse meu lindo e encantado jardim, e por terem o regado sempre enquanto estive ausente... Ao ler os vossos recados, deixaram-me alegre e feliz.

Passei por dias difíceis, (saúde) é, a saúde dessa vossa amiga não anda lá muito boa e é por isso que as vezes preciso de me afastar.

Tenho dias que não consigo estar por cá e dar a todos os amigos leitores o carinho que tanto merecem, receber dessa vossa “Rosa Amiga” o cuidado, dedicação, amizade, carinho e atenção.

Venho agradecer a todos pelo carinho, apoio, dedicação, atenção e amor pelo meu espaço entre as flores e pela minha pessoa. “Obrigada”!

Estou voltando aos poucos, e espero mais uma vez a compreensão de todos se caso eu demore a responder ou visitar-vos, espero estar bem para então voltar a dar o melhor que sei dar a meus queridos (as) amigos (as)...

Beijos doces dessa sempre
Rosa amiga
Iana!!!

Anónimo disse...

Obrigado pela resposta.Espero que também lhe tenha agradado o meu espaço.
Sabe estas situações deixam-me de certa forma preocupado, a Internet já sabemos que pode acarretar vários tipos de problemas, ainda por cima em tenra idade… Mas o que me preocupa mais é ver que os interesses da criança deixam de estar focalizados em actividades lúdicas, actividades ao ar livre, em família, para se dedicarem a jogos de computadores e outros assuntos relativos ao ciberespaço. Na escola penso que o próprio raciocínio da criança fica condicionado. Digo eu… Abraço

stériuéré disse...

Adorei este blog. Paraéns sinceros. Mas por favor tirem.me uma dúvida, Paga-se o Magalhães ( 20 ou 50 euros--- tudo bem ) mas e depois, ainda vamos ter que pagar a internet todos os meses, ou como é? Ainda não percebi muito bem esse aspecto. Tb estou de acordo com o sr. bezzbogger, ainda é muito cedo para as cria~ças dessa idade adquirirem um computador.
Mas......

Beezzblogger disse...

Pagar-se-á, penso eu, a mesma mensalidade como no programa e-escola, dependendo da operadora de banda larga (TMN, VODAFONE ou OPTIMUS).

Abraços do Beezz

A. João Soares disse...

Oh Beezz,
Já me referi a esta «grande medida» para transformar cada criança num génio, num sábio. E a partir desta medida tão fantástica, já a ministra prometeu que dentro em breve deixa de haver chumbos até ao nono ano!!!
Voltamos às passagens administrativas do tempo do PREC? Não. Agora as passagens devem-se a este maravilhoso efeito do Magalhães que transformou o povo Português desde pequena idade, de estúpidos em inteligentes!!!
Muito ainda irá ser escrito sobre estas inovações no ensino.
Lá fora já usam estes computadores em muitos países, com outro nome. mas este é português!!! E para fazer o marketing da empresa privada, apareceram muitos governantes. Nem parece um governo socialista!!!
Abraço
João

Miguel A. Ferreira disse...

Funciona esta política... vejam lá se o PSócrates não vai ganhar...

david santos disse...

Não! Não se oferece meios instrutivos às pessoas, sejam elas crianças ou adultos. Deixa-se tudo como está.
Seja PS, seja PSD, seja quem for, este é um grande paço em frente.
Ou seríamos todos instruídos e andávamos a enganar uns aos outros?
Só por se falar no Magalhães deixou de haver analfabetos neste País? Afinal, um instrumento que ainda hoje os grandes catedráticos não lhe sabem mexer com um dedo, é uma coisa "quase", para não dizer que é, retrógrada?
Todos sabemos que temos professores que pouco ou nada sabem.
Todos sabemos que temos juízes que nada ou pouco sabem.
Todos sabemos que temos políticos que nada ou nada sabem.
Todos sabemos que temos entidades patronais que nunca nada souberam e nada sabem.
Pelo que li em alguns comentários, afinal esta gente sabia, mas não sabe, mais que aquilo que nós, aqui na crítica, apregoávamos. É melhor ficar no passado, pois a qualquer momento verificamos que andávamos todos enganados.

David Santos

José Lopes disse...

Não creio que os computadores nesta idade venham ajudar na aprendizagem do que é suposto ser dado na escola primária, pelo contrário, acho que o tempo de brincar próprio desta fase da vida ficará ainda mais restrito o que não será recomendável.
Com um custo unitário de 180 euros, estas "ofertas" só podem ter razões políticas (eleições já em 2009) e económicas com interesse por parte das em presas envolvidas.
Bfds
Cumps

david santos disse...

Olá, guardião.
Acho que tem todo o direito de dizer o que acaba de dizer.
Sobre as eleições ou razões políticas concordo consigo. Pois estamos metidos com os maiores vigaristas, a par do PSD, que nos apareceram até hoje.
Mas sobre os computadores e o que eles vão causar às nossas crianças, eu já não posso estar de acordo com o meu amigo.
Eles, os computadores, só podem ajudar. Contudo, para não o estar a contrariar, peço-lhe que veja os países onde esse trabalho já foi feito há muito tempo; se por acaso algum é menos evoluído que o nosso.
Ou será que é em Portugal que se está a começar a introduzir os computadores nas escolas primárias?
Olhe que Portugal já vai muito atrasado, garanto.
Abraços.
David Santos

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas