07 abril 2007

Uma Questão de Honra!

Ainda não vai assim à muito tempo, para aí à uns 8 ou 9 meses, ouvia uma notícia que dava conta que havia um sujeito, creio que na beira alta, que se fazia passar por médico, e estria a dar consultas como tal à mais de 20 anos. A surpresa não foi ele estar a dar as ditas consultas à muitos anos, a surpresa foi que os pacientes disseram na altura em que foi desmascarado, que era um excelente médico. As consequ~encias, estão á vista, foi preso por "Burla qualificada". No nosso país, estas coisas começam a ser frequentes, ora isto é, pessoas começam a fazer-se passar por aquilo que realmente não o são, caso de médicos, psiquiatras, psicólogos e o cúmulo, esta agora do nosso "Bacharel" ou "Técnico" José Sócrates. Pois realmente só se fala do Sr. Sócrates, mas e então o Sr. Armando Vara, e outros tantos que por aí andam com cursos do faz de conta? Tenho a minha convicção, ou seja, tenho para mim que um canudo não governa, mas sim a inteligência, o saber, o carácter acima de tudo. Para se ter carácter, que é uma coisa que em política falta a todos os níveis, nasce com a pessoa, e acentua-se ao longo dos anos da sua vida, assim como nasce a falta dele, e a capacidade para ludibriar os outros, fazendo-se passar pelo que não é. Meu caro Sr. Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, é assim que lhe chamarei pois é o único cargo que reconheço que o Sr. tem, antes de atacar os funcionários públicos deste país exigindo, com avaliações parvas, feitas à parva, olhe bem por si abaixo, pois com a instabilidade que o Sr. criou no ensino, na administração pública, atacando veementemente estes sectores, culpabilizando-os por anos de governação podre, que o senhor, e os seus antecessores do governo, de cores alternantes, colocaram o país, esperava, diga sinceramente, esperava que estes ficassem de braços cruzados? Arranje depressa, e isto é um conselho, arranje depressinha uma justificação qualquer que o povinho engula, para o facto de o senhor não estar inscrito na Ordem dos Engenheiros, pois o senhor sabe-o muito bem, que quem acaba o Curso de Engenharia, terá de se inscrever na Ordem dos Engenheiros, mesmo que não exerça a profissão, é assim para todas as licenciaturas técnicas, e o senhor sabe. Parece impossível, mas é verdade, o que as pessoas fazem para atingir o poder...

7 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Beezz,

Gostaria de não acreditar que o primeiro-ministro tenha mentido à população de Portugal. Acho que os sentimentos que servem de base a este post são extremamente judicioso, serenos e isentos. Concordo consigo. O mal não é ser ou não licenciado, mas tão somente, ter ou não mentido à nação. E para esclarecer este ponto essencial o PM já perdeu muito tempo, demasiado tempo. Quando falar, em vez de serenar os ânimos irá usar armas de guerra política interpartidária, que apenas acirrarão as más vontades que se lhe opõem.
Mas, o que é muito grave é os meios da Comunicação Social, ocuparem tanto espaço com estas tricas deixando para o fundo da escala de prioridades os verdadeiros problemas nacionais: educação, saúde, justiça, abandono do interior do País, segurança urbana, corrupção, pouca eficácia dos serviços públicos, etc.
Quanto a «canudos», um grande mal dos portugueses é a ostentação de riqueza e de habilitações, muitas vezes vazias de saber. A maior doença do Governo é ter demasiados professores universitários sem noção das realidades da situação dos portugueses, como se pode constatar ao observar as decisões e os recuos na área da Saúde, talvez devido a assessores com canudo mas sem bom senso, competência, capacidade de análise cabal, completa, ísenta.
Mas se ele mentiu... é muito grave. Devia ter controlado a sua ambição.
Um abraço

victor simoes disse...

Também concordo com o amigo Beez, e João Soares. Já repararam que como se costuma dizer, "pior a emenda que o soneto!" Agora querem governamentalizar a nova agência que certifica o ensino superior, não tenhamos dúvidas, qualquer dia, temos aí uma nova ditadura!

Abraços

A. João Soares disse...

Caro Víctor Simões,
O seu receio tem toda a lógica. Qualquer ditadura aparece por uma necessidade e é aplaudida pela população, porque vem resolver os problemas que se foram acumulando e crise prolongada. O pior da ditadura é que não traz prazo de validade e, dpois, é ummart´rio para a eliminar.
Quando me queixo de após tantos meses, dois anos, de apertar o cinto, o povo não vê qualquer benefício disso. O apertar do cinto devia ser uma medida transitória para produzir efeitos rápidos. Mas, infelizmente não é isso que está a acontecer. Quem beneficia são apenas os políticos e seus familiares e amigos.
O que se espera disto???
Oxalá que o receio do Víctor não se concretize... mas tudo está a apontar para isso.
Abraços

Mário Margaride disse...

Quero crer, amigo Carlos, que se tratou apenas de um pequeno equívoco, e que esta situação será rápidamente exclarecida na primeira pessoa.

Se não...ficará na cabeça dos portugueses, essa enorme dúvida!
Entretanto, vou aguardar que esta situação se exclareça, para não fazer julgamentos por antecipação.

Aguardemos...

Um abraço

M.Margaride

José Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Faria disse...

Claro que não são os canudos que fazem e caracterizam os seus detentores.
Mas a transparência e a credibilidade do canudo devem ser sérias.

Anónimo disse...

Ele irá falar ... amanhâ parece que falará o ministro sobre a Unl...
Depois falará ele, mas como diz o amigo João Soares tarda... o povo sente-se mais uma vez traído!

Iremos ouvir o que dirá!!

Mas aproveito para dizer que o Mesquita Machado de Braga, o amigo do David também assina Engº... em vez de assinar Regente Agrícola" ou Agente Técnico!...

Porquê??

Quero lá saber deste provincianismo, quero é saber de competência e quem "mente" não tem qualquer credibilidade!!

Aguardemos pelos muitos que deixarão de ser doutrores e engenheiros da treta!...

Abraço beezz

MR

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas