18 janeiro 2007

Sócrates e a Nova União Nacional (*)

Por Artur Queiroz

O salário médio em Portugal é de 645 euros (pouco mais de 129 contos). Em Espanha o salário médio é de 1208 euros (cerca de 242 contos).
Em Portugal, o limiar da pobreza, segundo as contas da União Europeia, está nos 387 euros (77 500 escudos). No Luxemburgo, quem ganha 1928 euros (mais de 386 contos) está no limiar da pobreza. Em Espanha, esse limiar está nos 725 euros, muito mais que um salário médio em Portugal. Um pobrezinho em Espanha é um remediado em Portugal.

Ministros, deputados e gestores públicos portugueses ganham ao nível do Reino Unido, Alemanha e Luxemburgo. Além dos salários têm mordomias principescas que podem em certos casos colocá-los no topo da União Europeia.
Algumas medidas de cosmética tomadas por este Governo reduziram a dimensão do escândalo. Havia políticos e gestores públicos que ganhavam a dois, três e mais carrinhos. E havia quem acumulasse reformas milionárias ou juntasse a essas reformas salários de topo. Isto para não falar da regra contratual, ainda em vigor, que dá direito a muitos anos de reforma, mesmo que os felizes contemplados apenas tenham cumprido uns meses de trabalho efectivo.
A taxa efectiva de desemprego em Portugal ultrapassa os 10% e todos os meses são destruídos mais de mil postos de trabalho. Só uma percentagem ínfima de trabalhadores tem acesso ao Fundo de Desemprego. Os desempregados reais são mais de 500 000. A esse número temos de acrescentar outros tantos portugueses que trabalham sem direitos, sem contratos e sem o salário mínimo.

O desemprego afecta mais as mulheres. A Região Norte é a mais afectada. Lisboa e Alentejo estão nas posições seguintes. Eis os números do paraíso Sócrates.
Antigos ministros das Finanças são hoje líderes de opinião e aparecem nos órgãos de Informação e dar palpites sobre a situação económica e financeira que eles criaram e propondo soluções que não puseram em prática quando eram governantes.

Alguns ex-ministros e ex-dirigentes partidários do Bloco Central são comentadores encartados nas televisões, nas rádios e na Imprensa. São responsáveis pelo desastre mas falam de cátedra como se tivessem alguma moral para opinar ou alguma ciência para ensinar. Figuras como Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, Medina Carreira, Miguel Beleza, Daniel Bessa ou Jorge Coelho estão permanentemente a dar receitas políticas e económicas como se nada tivessem a ver com o desastre.

Os seus antigos assessores são a tropa de choque nos meios de Informação.

O presidente da República, quando era líder do PSD e Primeiro-Ministro, fez engordar a Função Pública até ao absurdo. Bastava ter um cartão do partido "laranja" para aceder a um cargo de funcionário público.

Os governos do Partido Socialista fizeram o mesmo. A competição entre PS e PSD era ver quem metia mais comissários políticos na Administração Central e Local. Hoje os autores do crime dizem que há funcionários a mais. Como não é crível que se descartem dos correligionários, vamos ter uma Função Pública igual à do tempo de Salazar.

Qualquer dia impõem aos novos candidatos a assinatura de uma declaração de fidelidade ao Bloco Central «com activo repúdio do comunismo» (como fez Salazar) e de tudo quanto não seja da cor.

José Sócrates é proto-fascista e o seu projecto para Portugal é ainda mais risível que o de Salazar. Só agora começa a ficar claro que o Bloco Central é uma união nacional com apoio nos banqueiros e especuladores financeiros.

(*) U.N. – O partido de Salazar

10 comentários:

david santos disse...

Olá.
Só agora?
Não. O poder económico sempre dominou o PSD, PS e CDS. Os partidos do poder!
Mas atenção, se houvessem hoje eleições, o povo que tanto se lamenta, voltava a votar nos mesmos.
Não quero com isto dizer para nos calarmos, mas...
Paciência!

Beezzblogger disse...

Mainada... Pumba, já ta tudo dito, é por estas e por outras, que se dizia que os comunas comiam criancinhas ao pequeno-almoço...


Abraços do Beezz

Anónimo disse...

pois mas nao faz falta outro salasar,faz falta educacao politica para beneficio do pais e nao propio ,se um dia o estado fosse privatisado e tivese que dar lucro em vez de despessa metade dos bancos vazios do parlamento nao tavao la pois nao eram precissos.mais ideias .so com o manel.

david santos disse...

"CARNESOLIREIRAC", totalmente de acordo com o meu amigo. Não acrescentei mais nada, dado que dos fracos nãp reza a história. Embora também tivesse sido gente. E até, para que não haja dúvidas, tenho as marcas dele no corpo.
Parabéns por recordar as mentes esquecidas.
Abraços.

Mário Margaride disse...

Depois do que já foi dito! Já pouco mais tenho a dizer. Mas como diz o David...nas próximas eleições, aqueles que tanto se queixam, vão continuar a votar nos mesmos.
O povo português é masoquista, gosta de levar no "pelo".

Um abraço

M.Margaride

david santos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
david santos disse...

Olá, amigo Relvas, tudo bem?
Pois claro, no PCP, BLOCO, MRPP, PARTIDO DA MADEIRA, DOS AÇORES, CARMELINDA PEREIRA, todos menos esses três que já conhecemos de gingeira, PS, PSD, e CDS.
Ah, e também nesse da UNIÃO NACIONAL, venha ele. Não deve ser pior que os outros três.
Abraços.

victor simoes disse...

MRelvas, pior que o bloco central, já não deve haver! E se houver o povo português já está tão acostumado ao sofrimento, que é apenas mais um.
Porque não outro? O problema é serem os mesmos e já anteciparmos o que vai acontecer!
Veja-se a política da treta, a ver se enganam o povo, reduzir o défice à custa da sobrecarga de impostos, é próprio de quem tem falta de ideias e iniciativa.
Consegue-se a redução momentânea, até à data das proximas eleições e depois? Mais do mesmo, o povo sempre a apertar o cinto e mais promessas.
A política dos ultimos anos, não provou ser o caminho certo, e nós portugueses é que podemos alterar isto, mas decerto que não é no PS, nem CDS, nem PSD. Qualquer outro partido será melhor, pelo menos muda-se e ganha-se esperança!

Ah, em Espanha estavam preocupados com o Governo do Sapatero, e vejam só... piorou? Forneceram helicópetros à Venezuela, contra a vontade dos USA, retiraram as tropas do Iraque, e vejamos como está a economia Espanhola. Eles também vêm de uma ditadura longa!

Um abraço

Anónimo disse...

Caros Companheiros de blogue,
Lamento ter andado ausente, devido a dificuldades informáticas de um «jovem» aprendiz.
Esta polémica partiu de uma análise séria mas viajou por paragens anedóticas. A solução não pode ser milagrosa. Embora não tenha predilecção por qualquer partido e já, há tempos, tenha decidido deixar de votar, como sabem os meus correspondentes de e-mail, estou convicto de que a mudança de partido nada resolve. São todos os mesmos, pois saiem do mesmo saco - a população portuguesa - em que actualmente impera um conjunto de vícios e defeitos que não é fácil enumerar, por falta de espaço.
Quando se fala em ser necessário um Salazar, aparece logo quem diga nem dez ou vinte chegavam. Estamos a precisar de um «Democrata» com as qualidades do Staline, o Fidel, o Chávez, o Alende, o Mugabe, o Sddam, o Kahdafi, etc. Esses endireitariam a ordem «democrática» de que estamos a necessitar.
Mas, depois, não faltaria quem se queixasse das marcas no corpo como as do David, ou quem deichasse de se poder queixar!!!
Penso que se os bloguitas continuarem a fazer críticas sensatas deixando pistas para melhorar o País, este ficará certamente melhor. O País somos nós, cada um de nós. Nós somos o mundo. E já aqui deixei a ideia de que nunca devemos dizer os portuguses, mas sim nós, devemos assumir a nosa responsabilidade como partes, embora possamos sentir que somos excepção, do conjunto de distraídos, desinteressados, abúlicos, apáticos, aldrabões, oportunistas ... etc. ... etc.
Um abraço com votos de estímulo para agir positivamente.
A. João Soares

Beezzblogger disse...

Em resposta a o amigo Relvas, eu que não vivi no comunismo, mas com familiares que foram perseguídos políticos, entre os quais, o meu falecido avô, duma coisa tenho a certeza, com o bloco central, népia, com a direita muito pior, e com a extrema esquerda, se calhar...

Não vale a pena dizer mais nada, pois cada um sente e vê as coisas á sua maneira, eu, só posso ser do lado da minha classe, os amigos defendem a sua e assim sucessívamente. Só é pena é que vais continuar cada vez mais na mesma, ai isso vamos...

Abraços do beezz

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas