14 janeiro 2007

Calinadas de Teixeira Santos

É pena, com muita pena que como português assisto ao afundar de um barco, que é de todos. O nosso ex.mo sr. ministro das finanças, Teixeira dos Santos, mete água por todos os lados e dá cada calinada, capaz de envergonhar qualquer caloiro da cadeira de economia.
Aqui há uns tempos o nosso insígne ministro a respeito da barragem de Cabora Bassa ( Moçambique ), e do perdão de muitos milhões de euros a esse país, afirmava que não tinha inportância esse dinheiro para o combate ao défice ( Que é uma doença deste Governo ). Aconteçe, que não se coibiu de fazer mãos largas com o que não é dele, ou seja o dinheiro do Estado. Também não tem pejo, em despir a camisa a qualquer desgraçado que deva algum dinheiro ao fisco, independentemente dos motivos e mais, a pouca vergonha atinge o disparate de julgar que combate o défice, com o aumento dos impostos.
Economistas assim arruinam o país, este senhor não tem capacidade para mais? Será que os aumentos de impostos, a contenção salarial, são as únicas ferramentas que conhece?
Sabe muito pouco de economia, esta obecessão pelo controlo do défice, é pura ilusão. Daqui a três anos continuamos na mesma e o défice a aumentar.
Segundo o correio da manhã, vejam esta outra calinada!

"O Estado não vai reduzir as despesas no próximo ano, apesar das palavras de ordem serem “rigor e contenção” e do ministro das Finanças afirmar que o Orçamento de Estado para 2007 aprofunda a estratégia assente na redução da despesa. Entre 2006 e 2007, a despesa total do Estado deverá subir perto de 1900 milhões de euros, enquanto a despesa primária subirá 1463 milhões de euros, de acordo com a proposta de OE.
Uma subida que foi minimizada por Teixeira dos Santos."

Agora está em estudo a aplicabilidade de mais um imposto sobre a saúde. É caso para nós portugueses perguntar-mos, para que precisamos de um Estado assim, para que precisamos de país que nada tem para oferecer aos portugueses, a não ser miséria pobreza e fome?
Para que precisamos de Estado que se demite e abandona as funções de regulador da economia, descartando-se das atribuições sociais e entregando não mão de privados?
Que rumo, leva esta política de terra queimada, que nos arrasta a passos largos, para a cauda de toda a Europa?

Ás patacoadas do Exmo. sr. ministro da economia podemos juntar muitas outras, aonde estão os bons economistas deste país?

Qualquer aprendiz de economia, corará de vergonha, pelo exemplo e lição dada por tão ilustre personalidade, da nossa quinta!

3 comentários:

Anónimo disse...

O capitão fica sempre para o fim quando a nau se afunda...mas os ratos do navio,são os primeiros a abandonar o barco!

Muitos deles não terminarão o mandato e depois virão as desculpas de sempre!

A. João Soares disse...

Caro Víctor Simões, Parabés, muitos parabéns. Não poda dizer melhor.
Para que serve o Estado? Onde está uma medida para facilitar a vida aos cidadãos pagadores dos luxos, benesses de tanta gente que vive à nossa custa só para seu interesse pessoal?
E quanto à sua pergunta onde estão os bons economistas portugueses? Se os há, não querem conspurcar o seu nome, misturando-se com esta escumalha. E se avançam para a política acabam por se deixar adoecer com a volúpisa do Poder e da ganância das oportunidades. Veja como eles enriquecem! Não há ex-governante que não esteja com um bom tacho e várias reformas milionárias. Tem-se falado de enriquecimento ilícito e de corrupção, mas as bocas de onde sairam estas palavras vão sendo caladas com bons petiscos, como ser administrador do BERD!!!

Um abraço
A. João Soares

Beezzblogger disse...

Amigo Simões é o que eu tenho dito, ESTES SENHORES ESTUDARAM ECONOMIA ONDE? É que eu, nas poucas lições que tive de ECONOMIA, não aprendi que era com vinagre que se caçavam moscas.

DEPOIS VEM ESTE ILUMINADO E OUTROS QUE TAL DAR LIÇÕES DE ECONOMIA!!!

ARRE DEUS MA LIVRE, VOU ALI E VENHO JÁ.

Abraços do beezz

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas