07 março 2007

50 anos da RTP!


Parabéns RTP pelos teus 50 anos

Resenha Histórica

A constituição da RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL é realizada em 15 de Dezembro de 1955.

As emissões experimentais da RTP (posteriormente, conhecida como RTP1) iniciaram-se em 1956, nos estúdios da Feira popular, em Lisboa.

No entanto, as emissões regulares, só se iniciariam a partir de 7 de Março de 1957, para cerca de 65% da população.

Em 20 de Outubro de 1959, a RTP tornou-se membro da UER - União Europeia de Radiodifusão - e em meados dos anos 60 do século XX passou a transmitir para todo o país.

No dia 25 de Dezembro de 1968 comemorou o Natal com a criação do seu segundo canal, a RTP2.

Dois canais regionais iniciaram a sua transmissão nos arquipélagos, na década de 70: RTP Madeira, em 6 de Agosto de 1972; RTP Açores, em 10 de Agosto de 1975.

Após o 25 de Abril de 1974, o estatuto da empresa concessionária da radiotelevisão foi alterado. Em 1975, a RTP foi nacionalizada, transformando-se na empresa pública Radiotelevisão Portuguesa, EP, pelo Decreto-Lei n.º 674-D/75, de 2 de Dezembro.

A RTP iniciou as emissões a cores em 7 de Março de 1980.

No dia 10 de Junho de 1992, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional, em língua portuguesa.

Em 14 de Agosto de 1992, a RTP transformou-se em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos - a Radiotelevisão Portuguesa, S.A..

No dia 7 de Janeiro de 1998, iniciaram-se as emissões regulares da RTP África, em língua portuguesa, destinado aos habitantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Em 11 de Maio de 2000, a RTP - juntamente com a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Agência LUSA - passa a fazer parte da sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos denominada Portugal Global, SGPS, S.A..

A Portugal Global foi extinta em 22 de Agosto de 2003, tendo sido feita a reestruturação do sector empresarial do Estado na área do audiovisual. Entre outras alterações,transformou-se a antiga Radiotelevisão Portuguesa, S. A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, numa nova sociedade gestora de participações sociais, denominada Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, S. A.. Foi ainda criada uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos designada Radiotelevisão Portuguesa - Serviço Público de Televisão, S. A..

Desde 5 de Janeiro de 2004, a RTP2 deu lugar a um novo canal denominado 2:.

Em 31 de Março de 2004, a Rádio e Televisão de Portugal - de que fazem parte os operadores de serviço público RDP e RTP - inaugurou as suas novas instalações na Av. Marechal Gomes da Costa (Cabo Ruivo). É também nesta data que a RTP passa a difundir as suas emissões a partir deste novo local (a RDP já o fazia desde meados do mesmo mês).

Comemora hoje 50 anos...

Também publicado na nova versão do Momentos & Documentos

4 comentários:

Movimento em Defesa do Rio Tinto disse...

Acção de limpeza das margens do rio Tinto, dia 10 de Março.
Se não puder participar, colabore na divulgação.
Visite a nossa homepage, para conhecer mais pormenores.

Anónimo disse...

A RTP tem hoje a sua gala.

Para lutar com as audiências a TVI apresenta também uma gala em simultâneo...dos 14 anos da sua estação!...

Vale tudo para cilindrar o telespectador.

Eu cá estou com a gala da RTP, pelos 50 anos de História e companhia dos portugueses.

Pena é que alguns grandes comunicadores da nossa televisão pública só porque têm cabelos brancos são afastados.Outros porque mudam os governos, as direcções, são emprateleirados...

Bem haja amigo Ludo
PARABÉNS RTP

Mário Relvas

Beezzblogger disse...

Parabéns RTP...

Áquele que te tentaram arruinar (Morais Sarmento) e outros que mais, apenas te digo, és a minha televisão cada vez mais!

Abraços do beezz

Anónimo disse...

Caro beezz, ainda hoje na gala o presidente da RTP sublinhou o trabalho do Morais Sarmento como o início da renovação da actual RTP!

Abraços

MR

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas