10 março 2007

A entrevista...


Em entrevista, Alpoim Calvão, disse-o sem papas na língua, a respeito do mesmo que agora figura como um herói, numa pintura em tela, no Sameiro, outrora estando por detrás do movimento Bombista ligado ao (MDLP), esse, o Cónego Melo, foi determinante,nesse movimento que tentou e levou a cabo vários atentados a casas, e sedes do PCP, casas muitas das vezes, a que assisti a pelo menos uma, de um vizinho meu, onde deflagrou um engenho desses. Muitas destes atentados, refira-se, foram a casa de particulares. Fica aqui um pequeno excerto desta entrevista:

(...)P. - Falou há pouco que o MDLP se desmembrou a partir de Novembro. Mas até lá, que participação vossa houve no 25 de Novembro?

R. - Aliámos o povo do norte, já que a rapaziada do Alentejo andava na euforia da reforma agrária.

P. - Quem é o povo do norte?

R. - É toda a gente, desde a Igreja a milhares de pessoas...

P. - O cónego Melo, de Braga?

R. - Sim, o cónego Melo foi uma pedra chave em toda esta movimentação.

P. - Quem incendiou as sedes do PC no norte?

R. - Havia já algumas outras movimentações no terreno. Por exemplo, havia um pirata chamado Paradela de Abreu, mas que era um pirata útil. E a ligação do seu movimento - "Maria da Fonte" - connosco, era feita pelo engenheiro Jorge Jardim, por quem eu tinha consideração e admiração. Houve assim alguns movimentos como este que se juntaram a nós e chegou a haver

10, 15, 20 mil pessoas como aconteceu em Braga e noutros sítios. Quando os da Dinamização Cultural chegavam a certas aldeias encontravam 50 burros à espera deles e a aldeia deserta... Incendiaram-se as sedes, reagiu-se... Gerou-se assim uma vaga de fundo em que uns entravam pelo rés-de-chão e os outros, saiam a voar pelo primeiro andar. Mas em muitas sedes os comunistas defenderam-se a tiro de caçadeira... Seja como for, arranjou-se muita gente o que explica que, a dada altura, o MDLP tivesse logrado uma certa expressão e importância.(...)

Ler a totalidade da entrevista aqui

(...)Difundiram folhetos a pugnar pela "organização das freguesias em autodefesa", coordenadas pelas Brigadas Anti-Totalitárias (BAT) "Quando ouvires os sinos da tua freguesia tocar a rebate, vem para a rua com as armas que tiveres: caçadeiras, pistolas, picaretas, enxadas ou gadanhas". Noutro papel, explicavam que "é urgente prepararmo-nos para desencadearmos por todo o Portugal uma cruzada branca contra a opressão vermelha, contra o comunismo estrangeiro, usurpador, opressor e ateu".(...)

Ora foi desta forma que se, levou o país para o marasmo que hoje em dia vivemos, vivemos uma pseudo-democracia atrofiada, camuflada com a estrema direita por detrás desta panóplia de políticas radicais.

Carlos Rocha

12 comentários:

Bendix2006 disse...

Eram tempos de Revolução, amigo Beez! Mas, não quero dizer que não condene toda a violência e actos terroristas. Mas " mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", e há terroristas com direito a monumentos.

José Faria disse...

Terroristas e ditadores, amigos!
Continuamos a ver, ler e ouvir quem quer relembrar os mortos que deveriam estar esquecidos, pelo mal que fizeram ao nosso país, ao nosso povo, impedido de crescer e evoluir durante quase meio século!
É uma vergonha e uma grande frustação! Quantos mais horizontes se nos abre graças ao evoluir dos tempos e da mais elevada formação e educação dos cidadãos,(o analfabetismo são coisas de outrora!?) parece que mais olhamos para o passado, tenebroso, medonho e obscuro, como se isso podesse servir de exemplo para corrigir maleitas sociais do presente.
Vejam aquelas manifestãções em Santa Comba, e como aquela catraia, ignorante, humilde e tacanha, gritava o nome do ditador que tanta fome, miséria e tortura permitiu, promoveu e encobriu!
É verdade! Mudam-se os tempos mudam-se as vontades. E quem não conheceu outros tempos de ditadura e "porrada", tem sido ludribiada a apoiar o regresso do passado!
Santa ou diabólica ignorãncia!

Abraços

José Faria

Mário Margaride disse...

Olá beezz!
Para os que têem a memória curta! Aí está esta entrevista, para lhes avivar a memória.
Claro que eram tempos da Revolução, como diz bendix2006! Mas aconteceram, e ficaram impunes! E do outro lado da barricada, por exemplo as F.P 25, foram presos. Curioso, não é?
De facto, mudam-se os tempos, mudam-se as memórias.

Um abraço

M.Margaride

Anónimo disse...

O MDLP foi uma frustração, não passou de uma reacção aos avanços comunistas de tomada de tudo e mais alguma coisa. Foi uma reacção do povo do norte.
Queriam manter os seus terrenos, os seus minifúndios.

Não defendo a violência, mas as sedes do CDS que foram destruídas pelos metalúrgicos pagos pelo PCP?E tantas outras coisas...como a prsião de pessoas só porque eram proprietários de um pequena empresa...os que foram desterrados para o Brasil??Locutores de televisão, radialistas,jornalistas etc!
O senhor Mário Margaride é a pessoa que menos moral tem para chamar a atenção de quem quer que seja, pois para mim não passa de um dependente político.

Os FPs 25 (eu estive no julgamento senhor Margaride e vi o que se passou....) cometeram assassinatos de pessoas inocentes, de ataques a bancos com vítimas mortais, para financiar as FUP quiçá os da sua ideologia. Volto a referir que a história deve ser tratada na sua globalidade e não na sua partidarização.

Quem tem a memória curta é o Margaride, pois só olha para o PCP!

Não engana ninguém, é mal educado que baste e chama de amigo quem não o é para ele.É um opurtunista sem interesse algum, mais um que ficou parado nos tempos do PREC!

Quanto a ficarem impunes (MDLP-Cónego Melo), talvez seja uma realidade, mas os julgamentos acabaram recentemente, sendo de imputar as culpas a quem?

E aquele que além de ter ficado impune, esteve em prisão no Forte de Caxias (zona militar e fardado com os seus galões de pseudo oficial), ainda foi condecorado com a ordem da liberdade?-OTELO Saraiva de Carvalho?!

Pois mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, não as memórias senhor Margaride e o povo não acredita mais nas terríveis políticas do PCP e das centrais sindicais!...Andaram a fazer mal ao país sempre, com tachos assegurados!

O povo recorda agora outros tempos...

Mário Margaride disse...

Respondendo aqui ao Sr Relvas. Pergunto-lhe, quantas vezes me viu mostrar-lhe algum cartão de militante de algum partido político, seja ele O PCP, PS, PSD, CDS, BLOCO DE ESQUERDA, quantas? Nenhuma. Dexe de ser estúpido, já é tempo de o fazer. Sempre constantemente a conotar-me com partidos políticos! Já não há pachora para tantas estipidez!
Isto que aqui o beezz escreveu, são factos históricos, ninguém os inventou. Tenha argumento válidos para contrapor! Em vez de apelidar tudo e todos de comunas, vermelhos, xuxialistas, e mais adjctivos depreciativos.
O senhor não passa de um frustrado, obsecado por um regime que durante 40 anos arruinou o país. E se esse regime ainda (salvo seja)vigorasse, não podia estar aqui a dizer baboseiras. E sabe porquê? Porque a censura não o permitia.
De facto o sr, tem a memória curta e ofuscada, pela ditadura de Salazar.

Anónimo disse...

Você seu pascácio provoca, depois não gosta de ouvir verdades!

Não passa de um COBARDE e desafio aqui a dizer-me isso na cara seu ESTALINISTA que até desprestigia o PC!

Não consegue ter amigos, sabe porquê?Porque só você existe, só você sabe...

Passe bem, longe, repito-o!

Mas olhe que entre o Estalinismo e Salazarismo, prefiro o nosso!

Ignorante!Totalitário e pau mandado, é o que você é!!

Mau carácter!

Mário Margaride disse...

O sr não passa de um doente mental, que não sabe respeitar ninguém, apenas insulta, Como acaba de o fazer.

Palavras para quê? As palavras são suas, para quem as quiser ler.

Para si, a minha gargalhada de desprezo. Há! Há! Há!

Beezzblogger disse...

Meus caros aquilo que eu aqui postei, são de facto factos HISTÓRICOS, não coloquei para achincalhar ou para feriz susceptibilidades fosse de quem fosse, o amigo Relvas, tem a sua opinião, o amigo Margaride tem a dele, mas por favor, RESPEITEM-SE, de nada serve as picardias pessoais, eu não entro nisso, já o disse e repito-o, tenho as minhas ideias, respeito as dos outros, e contraponho alfo com que não concordo com factos, tentarei assim sempre numa lógica de serenidade, expor os meus pontos de vista, aceitando todas as opiniões.

Mas por favor façam o mesmo.

Está-se a tornar consativo, estes achincalhes de parte a parte.

Respeito os dois, pelas opiniões que tem, só assim , desta forma aberta, poderemos chegar a bom porto.

Abraços aos dois, esperando que se compreendam e entendam, para bem de todos.

Beezzblogger

Anónimo disse...

Eu comentei sem ofender o beezz, pois acho que isto aqui é livre e ele apenas nos trouxe a entrevista de Alpoím Galvão.

Tentei dar a minha opinião, mas deparei com um comentário do senhor Margaride, que fala em "Para os que têem a memória curta! Aí está esta entrevista, para lhes avivar a memória.
(...)Mas aconteceram, e ficaram impunes! E do outro lado da barricada, por exemplo as F.P 25, foram presos. Curioso, não é?"

Quem tem a memória curta senhor da verdade?

Quem é apologista do fascismo senhor da verdade?

E quem é ANARQUISTA e sem RUMO?!?!...

Não tem culpa, eu é que tive em pensar que esse senhor tinha cura!...que seria capaz de dialogar em verdade, sem se deixar seduzir pelo anarquismo de forma incoerente...

Não volto a comentar os seus "artigos", pois não têm a indepedência necessária e a capacidade de ser independentes, mas não deixarei de dizer o que penso quando tenta atingir quem o não merece.

Este blog está imobilista pela sua estupidez!

Até nunca!Será melhor, pois eu pela verdade sou capaz de dar a volta a este mundo e o outro!

Anónimo disse...

Palhaço da poesia ignorante.Essa sua gargalhada de despreso é proporcional á sua estupidez e criancice.

Vá beber mais umas cervejolas...e trate-se se puder, mas saiba que a prepotência manifestada na ignorância não tem tratamento!

É um dependente...tenho pena, pois este blog merece pessoas de esquerda com capacidade.E há-as cá, você não tem categoria alguma!

Não lhe dirigirei mais a minha escrita.

Não merece e quanto aos leitores, sim eles lêem as minhas, mas as suas palavras também e não só estas, todas elas!

Repare que eu em minoria, pois afirmo-me não esquerdista da sua "zona", tenho continuado aqui a escrever...e você só por causa de mim tem tentado boicotar o blog a ver se eu me passo daqui...

Palavras para quê?Todos viram e vêem!...

DESENGANE-SE

Beezzblogger disse...

Meus caros, a mim só me desrespeitaram, aquando das vossas quezilias num post que aqui coloquei, e para mostrar a todos que a minha isenção é pura, brevemente colocarei aqui também um post das FP 25, pois a meu ver cometeram também actos deploráveis, quero que fiquem cientes de que, só com isenção se poderá alguma vez falar abertamente seja do que for.

peço-vos que não mais comentem, os dois, senão for acerca do que está postado, ou seja, se não for para dar opinião acerca do texto, pois desagrada-me ver duas pessoas que estimo, enquanto blogger, degladiarem-se por causas que não são só deles.

Abraços e bom Domingo...

Anónimo disse...

Alpoim Calvão é um grande HOMEM!

Abraços
MR

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas