18 março 2007

A metamorfose política assustadora


Cada vez mais assisto a uma metamorfose política assustadora do governo que nos coube em triste sorte. Como anarquista, tenho assumido uma acção de denúncia dos erros e abusos do poder. É por esse motivo que venho novamente denunciar outra facada cometida por este governo aos interesses do cidadão, que de socialista só tem o nome. Sugiro que leiam esta notícia que publiquei no Contracorrente a propósito desta nova traição.

O governo vai encarregar entidades privadas de fundos de pensões de gerirem dez por cento – 600 milhões de euros – do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social. Isto significa que, pura e simplesmente, o Estado abdica de parte das suas responsabilidades. Por outro lado, também sugere subliminarmente que o próprio Estado reconhece a sua incompetência para gerir a coisa pública. Nesse caso, para que serve? Porque é que dispõe de funcionários, muitos deles competentes e subaproveitados? Outros, até, despedidos.

Numa atitude que me parece semelhante à de “salvar a face” - não nos esqueçamos que o governo se imagina socialista – o secretário de Estado da Segurança Social, o Pedro Marques (confesso que não o conhecia, senão da foto que publico, onde ele está à direita, em ponto pequeno...), disse que a gestão dos 600 milhões de euros de reservas públicas será através de concursos com “regras rigorosas”. Naturalmente, não ignoramos a natureza destes concursos. Sem regras, nem rigor. No entanto, o que considero ainda mais grave nesta decisão é a entrega a empresas privadas, de cariz capitalista, do dinheiro dos cidadãos. É esta a metamorfose deste governo, de que falei no início. Metamorfose de socialista em neoliberal.

(Originalmente publicado em O Anarquista, a 13 de Março de 2007)

2 comentários:

Beezzblogger disse...

Meu caro, aproveitei a opurtunidade deste seu post para colocar no Fórum (ver caixinha amarela do lado esqª no Painel) este tema a ser debatido.

Espero que também o discuta lá em sã harmonia.

Abraços do Beezz

A. João Soares disse...

Caro Savonarola,
Inseri um comentário no Anarquista e, como gostei coloquei um post no Do Mirante e no Do Miradouro, com o título «Governo salta a esquerda para a Direita»
Um outro caso de privatização das funções de estado está a resultar do encerramento de órgãos do Serviço Nacional de Saúde, que está a originar o aparecimento de clínicas privadas para preencher o vazio deixado, com o grande prejuízo dos utentes que, al´sm de estarem a pagar para o Estado, este nega-lhes o apoio e eles têm de pagar aos civis para terem aquilo que o Estado lhes nega, embora lhes tenha sacado os impostos, contribuições e descontos.
Ou o povo abre os olhos ou fica sem tanga, nu e abandonado.
Um abraço
A. João Soares

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker

Etiquetas