31 março 2007

Um Poema...

" Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."
António Gedeão
Até isto, que apenas é, não mais do que a última parte do poema, até isto, este pensar, esta forma de estar, o SALAZAR proibiu... Bem como proibiu, centenas de musicas de serem mostradas, centenas de quadros de serem pintados, centenas de textos de serem publicados...
Enfim, SALAZAR, tinha medo do quê? Quarenta e tal anos após a sua morte, e depois destes exemplos, ainda há quem o julgue o melhor Português de todos os tempos... Safa!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo beezz, aqui de Albufeira, em directo lhe digo não ser verdade o que aqui está escrito.Tenho pena, mas eu tenho esse disco desde que saiu, comprado em Portugal, lado B do guitarra toca baixinho... 1 single.

O cantor, notável, que me escapa o nome na rapidez deste conta euros deste "cyber hotel", mas já o escrevi aqui é hoje o Presidente da Sociedade de Direitos de Autores!!

Ainda o tenho!!

Abraço

Mário Relvas

PS- O sonho comanda realmente a vida!Sonhar um mundo mais fraterno, sem esqueras e direitas...com mais igualdade, sobretudo sério e com verdades!

Anónimo disse...

Olá
Eu não votei para isso....
Mas se calhar, com as muitas proibições era capaz de se
viver hoje com a tal dita
LIBERDADE....este tema dava,
pano para mangas.
Me desculpe foi, só o meu desabafo
e desagrado com a actualidade
BJus

A. João Soares disse...

Caro Beezz.
Os meus cabelos brancos ainda não obscureceram a memória ao ponto de distinguir propaganda da realidade.
A seguir ao 25 de Abril (devo informar que fui adjunto do PR Costa Gomes desde 1 de Maio de 1975 até ao fim do seu mandato) esperei que fossem publicados os «muitos» romances, peças de teatro, pinturas e outras expressões artísticas que estivessem escondidas com medo da polícia do Estado. Mas esperei até que desesperei. Não havia assim tanta produção cultural escondida. Os ficcionistas sempre foram muito imaginativos e serviram-se dessa desculpa para a sua falta de produção, isto é de inspiração.
Já aqui escrevi com serenidade, sem rancores, nem paixões, que Salazar teve grandes virtudes e, como todo o ser humano, não deixou de ter defeitos e, a meu ver, o maior foi não ter adequado a sua forma de governação às alterações que o mundo sofreu depois da II Guerra Mundial. Ele não percebeu que «o Mundo pula e avança». Este poema diz uma verdade que devia ter sido percebida por Salazar e pela sua equipa. Não perceberam e o País sofreu com isso.
Pelo contrário, acharam que Portugal era tão poderoso que podia lutar e vencer contra os «irreversíveis ventos da história», como dizia um slogan da época colonial. Outro erro numa época de interacção, foi o slogan do «orgulhosamente sós».
Não é correcto dizer apenas mal de Salazar, sendo justo que se aprecie o bom e o mau. Portugal, pesar dos seus defeitos, deve-lhe muito.
Cumprimentos

José Faria disse...

O sonho realmente comanda a vida, amigo "Beezz.."!
Mas esse sonho, individual e colectivo, se orientado por forma humana e solidariamente para o bem estar comum das comunidades e dos cidadãos nossos conterãneos (independentemente das suas religiões, políticas, credos, manias e paranóias inalteráveis)não pode deixar de se debruçar sobre o presente, nessa nossa actual e sempre presente conjuntura,política, religiosa e social.
Pois ninguém é bem achado, se opinar sobre o presente, sem fanaticamente não largar mão do passado!
Tal como ninguém será bem entendido, se opinar com base a pensar só no futuro, que em tantos casos e comentários aqui tenho lido, se orientam numa inconsciência doentia de saudosismo pelo regresso do passado, da ditadura, do obscuramtismo, da repressão e da pancada a torto e a direito em silêncio e às escondidas!!!
Acho que da nossa parte, (e assumo também as minhas culpas!)
o problema fundamental reside no facto de responder-mos ao apelo do voto, e participar-mos votando, para as legislativas, para as presidenciais e para as autarquias, mas depois comodamente ficamos impávidos e serenos na poltrona, ou constantemente revoltados e em discusão no banco do tasco ou do café, pela má conduta de quem elegemos.
Pois, esquecemos que se os elegemos, temos a obrigação de os controlar, e no mínimo, participarmos, aparcermos, frequentarmos as Reuniões Públicas, as Assembleias de Freguesias e Municipais da nossa área de residência.
Perdoe-me amigo Beezzblogger, mas somos muitos a participar nestes comentários da Voz do Povo, mas a verdade é que a maioria de nós não está com o povo, ou pelo menos não acompanha nem participa activamente nessas reuniões ou Assembleias Municipais onde cada um reside.
Todos nós que colaboramos, postámos e comentámos solidária e amigavelmente em prol do bem comum, em prol do progresso sério e verdadeiro, sem amarras, pelo nosso PORTUGAL, Só terá valor quando participarmos activamente nas reuniões e Assembleias de Freguesia e Municipais e estarmos atentos a outros movimentos sócio culturais da nossa área de residência, de preferência com a nossa colaboração e intervenção.
Se assim fôr, Assim SIM!

TODOS DAREMOS OUVIDOS A TODOS, E TODOS APRENDERÃO COM TODOS!!!

Se assim não fôr, continuamos a ralhar uns com os outros, por causa de manias, preconceitos, paranóias sem nexo nem fundamento no passado, no presente, nem no futuro.

Continuamos a perder tempo com palhaçadas de entretenimento ao Zé Distraido.
Palhaçadas que nos distrái e absorve das questões sociais e verdadeiras do dia a dia.

Palhaçadas de que muitos, por ignorãncia, paranóias, caprichos ou outras qualqueres doenças do foro psicológico, do servililismo doentio ou obediência forçada e controladora da mentalidade dos fardados servidores da Pátria,

(não em prol dos pobres nem do progresso ou justiça social!?)

continuam a ocupar o nosso pensamento; a desviar a atenção das nossas opiniões sociais face às questões humanas, de justiça social no mundo e da nossa comunidade local.
Amigo Beezzblogger, continuo muito descontente e com pouca vontade de postar e comentar.

É que nunca me passou pela cabeça que a gente do tempo presente, deste tempo que passa, não se preocupe com o seu futuro. E que três décadas após a queda de um país fechado ao mundo, ao progresso e desenvolvimento, que foi capaz de encarcerar, enjaular e castigar, tantos dos nossos jovens conterrãneos, só porque deram a cara com os seus inventos em prol do progresso da humanidade; ainda haja jovens a dizer:
(Não digo o nome do "Bicho" só porque sempre pagou bem aos seus carrascos!)

- Era preciso mas é um S.....; E mais(!?) Eram precisos muitos S....!

Na verdade estes Chuxialistas tem culpas no cartório, porque já há muito que a educação, o ensino e a divulgação verdadeira e transparente sobre como viviamos antes do 25 de Abril, deveria ser uma constante obrigaória em todos os meios, nomeadamente nas escolas.

Talvés não houvesse aí tanta anarquia, ousadia e arruaceirísmo.

Pena é que há tanta gente que quer e gosta e lhes dá gozo e pretexto que a anarquia e arruaceirismo aconteça a todos os níveis, para fazer valer a sua ãncia de saudosismo de fascismo!

Vivemos um mundo maluco, mas todos somos culpados!

- Desde os saqudosistas do obscurantismo, aos que apontam o progresso e a justiça social no presente e no futuro!

TODOS ANDAMOS ENTRETIDOS, O QUE AGRADA E SEMPRE AGRADOU A QUEM GOVERNA OU SE GOVERNA!!!

Primeiro elegemos, depois nunca mais aparecemos até que nos chamem para de novo, escolhermos e elegermos.

Desculpe amigo Beezzlogger, mas somos na maioria, uns pacóvios!

Pois quantos de nós vai assistir e participar na Assembleia de Freguesia da sua terra?
E na Assembleia Municipal?

Então elegêmo-los e depois não queremos saber, ou seja, ficamos na rua ou na Net só a criticar!

Pronto, fico por aqui!

Um abraço com amizade...a todos!

José Faria

Anónimo disse...

Mudam alguns autores..mas a conversa é a mesma!E aqui refiro-me cocretamente ao comentário anterior.!.!.!

Assembleias de freguesia?!Camaras municipais?!?! Associações?!...mas caro FARIA isso é do âmbito JUDICIAL!....

Quanto ao saudosismo..eh..eh!Há outros para lá do antes do 25...saudosismo de que não padeço "também"...o do PREC...do camarada Vasco, das golpadas, dos crimews em nome colectivo, das prisões, dos assassínios, do CPCON...dos piquetes de greve que batia em quem queria trabalhar...dos piquetes de metalurgicos que iam para os liceus arriar nos jovens que não pensavam PCP...

É isto que o CAMARADA FARIA quer para o futuro? Então o que se discute de bom nessas assembleias, para lé de se insultarem partidariamente uns aos outros?O movimento associativo confunde as associações com o bem pessoalde quem as chefia!..

QuÉ isto amigo Faria...

Aqui alguém defendeu Salazar??Quem?
Não deixo é que se lixe um Homem que deu muito de si a Portugal, com erros, quem os não tem?

Cunhal? Se um é Ditador...assassino, bandido (deixou muito ouro aos demokratas) e tudo o mais que vocexcelências para aqui escrevem.

BABUSEIRAS PARA INGLÊS VER!

Onde estava no 25??!Teve que defender a sua família? Dormiu debaixo de fogo? Viu os traidores abandonarem-no às mãos do COMUNISMO??Ficou sem nada?

Bem, cada um "pina" o que sabe ou pode, outros recitam constantemente as cassetes que lhes meteram nas cabecinhas vermelhinhas!

Deve ser culpa da Igreja Católica, das Testemunhas de Geová...ou outros que só "apregoam o mal".

NADA É LINEAR, não há santos...mas os cessetes são demoníacos...mas é um prazer ler tais coisas vindas de gente que escreve em nome da liberdade -SEM AMARRAS. Que amarrados...DESCARADOS!

Continuação de bom plenário sindical/comunitário, sem qualquer agenda...apenas ARRUAÇA e DEMAGOGIA!

A verdade virá ao de cima, tal como o azeite!!Assim sempre foi, assim será sempre!!

Até sempre
MR

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas