08 março 2007

Dedicado a todas as mulheres

Dia Internacional da Mulher

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

MARCOS DE UM PERCURSO
EM PORTUGAL

1822 - Primeira Constituição Liberal. Tanto esta Constituição como as seguintes afirmam. que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres.

NO MUNDO

1691 -Estados Unidos As mulheres votam no Estado do Massachussetts. Perdem este direito em 1789.
1788 - França Condorcet, filósofo e homem político francês, reclama para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.
1792 - Reino Unido Mary Wollstpnecraft pioneira da acção feminista, publica uma vindicta das Mulheres.
1840 - Estados Unidos Lucrécia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros.
1857 - Estados Unidos No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das opcrárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas dc trabalho, para 10 horas por dia.
1859 - Rússia Aparecimento de um movimento feminino em St. Pctersburgo para a emancipação da mulher.
1862 - Suécia As mulheres votam nas eleições municipais.
1865 - Alemanha Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres AIemãs.
1866 - Reino Unido John Stuart MIII, filósofo e economista inglês, reclama o direito de voto para as mulheres.
1868 - Reino Unido Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.
1869 - Estados Unidos Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.
1870 - França e Suécia As mulheres têm acesso aos estudos médicos. - Turquia Inauguração de urna Escola Normal destinada a formar professoras para as escolas prirnárias e secundárias para raparigas.
1874 - Japão Abertura da primeira Escola Normal para raparigas.
1878 - Rússia Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.
1882 -. Estados Unidos Susan B. Anthony funda o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo; o célebre escritor era então um dos chefes do Partido Republicano.
1893 - Nova Zelândia Concedido o direito de voto às mulheres.
1901.- França O deputado socialista René Viviani, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres.
Dedicado a todas as mulheres, com um beijinho muito especial para a minha querida Mãe e para a minha companheira e mulher!


3 comentários:

david santos disse...

Dia feliz MULHER!

José Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Faria disse...

ORA CÁ ESTÁ A HISTÓRIA QUE AQUI NOS OFERECE, ECLARECEDORA, DE QUE OS HOMENS, NESTE CASO AS MULHERES, NÃO PODEM FICAR CALADAS, INDIFERENTES!
NÃO PODEM PERMITIR QUE OS(homens!) GOVERNANTES DECIDAM POR ELAS.
SEJA POR QUESTÕES LABORAIS, DE IGUALDADE DE GRAVIDEZ OU DE ABORTO!
Pena é que o Dia internacional da Mulher já não tenha a força desse passado de exigência e de luta!

Obrigado e um abraço!

José Faria

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas