27 agosto 2006

Idosos indesejados


As marcas são notáveis, as que o teu rosto descreve nas tristes rugas. Fazem-me lembrar aquelas ruas de outrora, carreiros de terra batida.
Vejo-vos por todo lado!
Debaixo de sol a sol, descalços de punhos arregaçados, construindo as calçadas que hoje piso, as esculturas que hoje olho, os monumentos que ainda perduram no olhar esquecido da sociedade.
O ardina, o engraxador, a varina que saudades!
De vós homens e mulheres, que me olham com nostalgia a mocidade nas palmas da vossa mão.
Agora vejo-vos dispersos nos bancos enferrujados daqueles jardins. Encarcerados em lares, esquecidos na solidão de um hospital qualquer.
Subjugados à própria sorte entre orações e mágoas de um tempo que não volta mais.
A vossa herança será sempre a fortuna mais valiosa mas a menos reconhecida nos espinhos da vida.
Olhem!
Para a nossa gratidão...
Como se despreza uns cabelos brancos como é fácil chamar-lhes velhos,
chatos, REFORMADOS. Quando eles só nos pedem um pouco mais de atenção...
Hoje somos os netos, filhos, amanhã também passaremos a ser os velhos de outra geração.


Conceição Bernardino

3 comentários:

victor simoes disse...

O abandono dos nossos idosos, ditado pelos ritmos de vida, é uma factura que as sociedades ditas civilizadas, estão a pagar e tudo porquê? Em nome de um frenesim de vida, onde não se tem tempo para a família, filhos incluídos... as crianças são deixadas nos infantários, e à noite devido ao cansaço e stresse da jornada de trabalho os pais não têm tempo, quanto mais para os idosos da família, estes acabam por serem abandonados por serem um fardo pesado na família, esquendo o muito que lutaram e fizeram por nós, é terrivel, mas é o que acontece infelizmente. Pergunta-se onde param os apoios sociais às famílias para ajudarem na integração dos mesmos? É por isso que admiro os países africanos, onde a pobreza impera, mas os idosos, são tratados com respeito e carinho e fazem parte integrante da comunidade... quem são os civilizados?

Mário Margaride disse...

De acordo completamente. A nossa sociedade é de facto madrasta para com os idosos. Mas paradoxalmente, é a eles que recorre, como no caso concreto da reforma da Segurança Social, lhes impõe que trabalhe para além dos 65 anos! É uma sociedade, onde o oportunismo dos governantes sejam de que quadrante forem, se servem dos ditos "velhos", para os seus propósitos políticos e partidários. "Enchendo a boca" com os idosos, para saciar objctivos partidários!
Bela reflexção minha amiga!

Anónimo disse...

Lindo,belo,verdadeiro...dia 16 de Setembro o meu avô faz 94 anos...como adoro ouvi-lo!Sem passado não há presente,sem presente não há futuro!!

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas