16 dezembro 2006

No rasto de 23 Milhões de notas euro!




O percurso de mais de vinte e três milhões de notas de euros está a ser seguido um pouco por todo o Mundo, graças à plataforma "on-line" Euro Bill Tracker, símbolo da união dos países da Zona Euro. Há um ano atrás quando iniciei a minha participação, o JN ( Jornal de Notícias , noticiava Dez milhões de notas registadas!
" O princípio é simples quem tiver notas de euro no bolso pode registar-se no site www.eurobilltracker.com e inserir o número de série da nota; se esta já tiver sido registada no sistema, o utilizador é avisado sobre a última localizaçãoda sua nota. Depois, o site ilustra, no mapa da Europa e até do Mundo, o percurso dessa nota, juntando também estatísticas sobre a origem das notas que, num determinado momento, circulam nos diversos países. "
Em Portugal, 33,1% das notas registadas e com identificação positiva no sistema são portuguesas. É possível seguir a evolução, mês a mês, do número de notas "estrangeiras" em cada país, valor que vai aumentando com as viagens dos europeus pelos países vizinhos, em férias ou em negócios.
O site é apontado como um exemplo da boa vontade e cooperação entre os europeus, tendo sido criado por um francês, desenvolvido e mantido por um finlandês, contando actualmente com um gestor alemão, além de contabilizar milhares de contribuintes de informação, um pouco por todo o Mundo. Além da Zona Euro, a moeda única chega a pontos tão distantes como Congo, Austrália, Mongólia ou Coreia do Norte, locais em que foram registadas várias notas.
Em Portugal há 6.289 utilizadores registados, que já inseriram no sistema o número de série de mais de 500 mil notas. Portugal é o sexto país com mais utilizadores, há um ano eramos 3200 atrás da Finlândia, Holanda, Alemanha e Bélgica, ocupando a 5ª posição no ranking, subimos um lugar na medida em que ultrapassamos a França. No resgisto de notas ocupamos também o 5º lugar com mais de 1.500.000 notas registadas.
Não há duvidas que as novas tecnologias são apelativas para os portugueses, e a adesão a eventos destes, demonstra o quanto nos empenhamos para manter o nome do nosso país entre os primeiros. Em torno desta participação, no eurobilltracker, foram criados blogues dedicados e vários fóruns, sendo sem dúvida um espaço de convivio e troca de impressões gerador de amizades, dentro e fora das fronteiras europeias.
Como curiosidade, Lisboa aparece em 6º lugar no ranking internacional de cidades, sendo claro a a 1.ª do Ranking de Portugal, seguindo-se as cidades da Amadora 2.ª, Porto 3.ª e já agora... Braga em 11.ª e Vila Nova de Gaia em 28.ª!
Já agora aproveitem para participar, e verificar tem muitas estatísticas interessantes.

2 comentários:

Pacita disse...

Gracias por su visita y comparto su visiòn acerca de la bondad ...
Hasta siempre

Pacita disse...

! Interesante propuesta colectiva ! en el rescate de realizar acciones sociales
! Gracias por darme la oportunidad de conocer el sitio !
Cariños desde Chile

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas