31 dezembro 2006

REALIDADE CRUEL, Vale a pena pensarmos nisto!

Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia atribulado, para comer e consertar alguns Bugs de programação de um sistema que eu estava desenvolvendo, além de planear a minha viagem de férias que há tempos não sei o que são. Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é? Abri meu portátil e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de Mim:

- Senhor, dá-me uma moedinha?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro-te um para ti.
Para variar, a minha caixa de entrada está cheia de e-mails. Fico distraído a ler poesias, as formatações lindas, dando gargalhadas com as piadas malucas.
Ah! Essa musica leva-me a Londres e às boas lembranças de tempos Idos.
- Senhor, peça para colocar margarina e queijo também.
Percebi que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois deixa-me trabalhar, estou muito ocupado, tá?
Chega a minha refeição e junto com ela o meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o garoto embora. Meus resquícios de consciência, me impedem de o fazer.
Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição decente para ele.
Então ele sentou-se à minha frente e perguntou:
- Senhor o que esta a fazer?
- Estou a ler uns e-mails.
- O que são e-mails?
- São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de mais questionários desses):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- E o Senhor, você tem Internet?
- Tenho sim, é essencial ao mundo de hoje.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me deixar comer a minha refeição, em paz.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.
- Que fixe isso. Gostei!
- Ei miúdo, você entendeu o que é virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Você tem computador?
- Não, mas o meu mundo também é assim...Virtual. A minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico a tomar conta do meu irmão pequeno que passa o dia a chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais velha sai todos os dias, diz que vai vender o corpo, mas não entendo pois ela vem sempre com o corpo para casa, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas eu sempre imagino a nossa família toda junta em casa, muita comida,muitos brinquedos de natal e eu indo para a escola para vir a ser médico um dia. Isso é virtual não é senhor???
Fechei meu notebook, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino terminasse de literalmente "devorar" o prato dele, peguei a conta, e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e
sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado senhor, você é fixe!".
Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade, e nós fazemos de conta que não percebemos.

5 comentários:

david santos disse...

Olá!
Grande texto, bezz!
Grande final de 2006 o meu Amigo teve!
É um texto espectacular!
Obrigado, bezz, muito obrigado.
Parabéns.

victor simoes disse...

Beez, o real e o virtual às vezes já se confundem, mas a realidade da miséria que passa mesmo ao nosso lado, é um facto. E aqui estou eu agarrado ao computador e ao télele, a enviar msg de Boas Festas e Bom Ano 2007.
Na verdade o que desejo é um ano melhor para todos os Povos do Mundo, em especial para os mais desfavorecidos.

Bom Ano amigo Beez.

Mário Margaride disse...

Há muitos meninos com fome, por esse mundo fora. E isso não é concerteza virtual, é bem real! Infelizmente real.
Um abraço
E UM BOM 2007.

Beezzblogger disse...

Obrigado a todos os meus amigos, e espero que tenham entrado com o pé direito, eu faço a minha parte, deixo a todos vocês uma mensagem de apoio e incentivo, e certo que conseguiremos um mundo melhor, um excelente 2007 para todos vós. Porque eu acredito na amizade...

Abraços do beezz

Anónimo disse...

Caro beezz esse texto é giro...


Mas para lá do virtual temos a verdade.Temos factos,não precisamos de contos ou citações.Apenas para ilustrar.Infelizmente meus amigos temos muito disso.

Temos muita gente com dinheiro e muito pobre culturalmente e mesmo muito ignorante,Sentem-se contentes porque pensam que sabem enganar os outros...mas o tiro sai-lhes pela culatra mais tarde ou mais cedo.

BIBA 2007!?

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas