09 dezembro 2006

Responsabilidade Social empresarial I

Actualmente fala-se muito em Responsabilidade Social. De que se trata afinal e qual a finalidade? Na abordagem deste tema, tentarei uma breve explicação e uma interpretação.

As primeiras referências temáticas, surgiram no início do século XX, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (1916). No entanto tal temática não foi aceite ao tempo, por se conotarem com a política socialista.
Em 1953, com o lançamento do livro nos Estados Unidos, Social Responsabilities of the Businessman de Howard Bowen, o tema despertou interesse e ganhou visibilidade.
A partir da década de 70, surgem associações de profissionais interessados em estudar o tema, como a American Accouting Association e American Institute of Certified Public Accountants. A partir daí a responsabilidade social deixa o campo da curiosidade e entra no campo do estudo.
É comum hoje em dia empresários e empresas divulgarem a participação e ou apoio em projectos e acções de cariz social. A responsabilidade social é mais abragente, que as doações financeiras ou materiais. De acordo com Grajew (1999), trata-se “ da relação ética, da relação socialmente responsável da empresa em todas as suas acções, políticas, práticas e nas suas relações”, sejam elas com o seu público interno ou externo.


Ler mais em: Temáticas A Voz do Povo

2 comentários:

Anónimo disse...

Pasando a conocerte, muy interezante.
abrazos

Anónimo disse...

Caro Victor,para lá da abrangência do humanismo,está o benefício fiscal que as empresas sofrem em determinados compromissos sociais,bem como a publicidade gratuita que a mesma implica que faz por vezes um benefício de custos muitas vezes altamente superior ao investido.

Para lá disso o consumidor alia a empresa a causas sociais resultando mais uma vez no benefício empresarial.

Assim beneficiam todos!

Abraços
Mário relvas

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas