29 dezembro 2006

REESTRUTURAÇÃO...DE QUÊ?


A reestruturação das linhas dos S.T.C.P. (Serviços Transportes Colectivos do Porto). Anunciadas como ir facilitar a mobilidade aos utentes.
Acabando com algumas linhas, fundindo outras, e criando outras ainda, resultado da fusão das então extintas, como no caso das linhas 15, e 82.
Criando um linha única 903, que irá substituir as duas extintas.
Que prejudica gravemente os utentes da antiga linha 82.
Enquanto os utentes da antiga linha 15, pouco ou nada sofrerão. Porque com algumas nuances, o percurso é praticamente o mesmo.

Vejamos: A linha actual 82, demora em tempo médio Boavista-Laborim, cerca de 35 minutos. Com esta alteração de percurso, passará a demorar em média 53 minutos, a ligar Laborim e a Boavista. Quase vinte minutos mais!
E se for em hora de ponta. Isso então…pode cerca de 1h 10 ou mais!
Afinal, para quem irá servir esta alteração no percurso? Os utentes não são de certeza. Pois serão fortemente penalizados em muitos minutos.

Mais uma vez, o que está aqui em causa, não é servir os utentes que pagam os seus passes antecipadamente. Mas sim racionalização de despesas por parte da administração dos S.T.C.P..
Quando deveria como serviço público que é, preocupar-se em servir as populações.
Eu pergunto: E os utentes, não contam?

3 comentários:

victor simoes disse...

Os serviços públicos, não deveriam dar prejuízo, deveriam ser autosuficientes e bem geridos.
Serviços há que necessáriamente não são lucrativos, porque a sua exploração não é rentável. Mas como serviços públicos que o são, e na falta de alternativas, o dever do Estado, está em assegurar aos cidadãos os serviços, aínda que não lucrativos. É para isso que temos um Estado e um Governo!
Na óptica destes gestores neo-liberais, o que interessa são os $$$$$$$ cifrões, passem eles por cima de quem passarem, alguma vez se interessam com os utentes?
São os gestores da treta... a maioria são Boys de conveniência partidária, que estarão na cadeira o tempo de vida do respectivo partido!
Querem eles lá saber, se o Zé, agora demora 1hora a chegar à Boavista!

Anónimo disse...

Caro Margaride,serviços públicos,tal como o nome indica são os sevços para o povo!

Isto são gestões privadas...a pouco e pouco de público só têm o NOME!

Cada vez há menos pessoal e preparem-se que no novo ano,teremos mais do mesmo-DESPEDIMENTOS em nome da racionalização de custos...

Beezzblogger disse...

Amigo Mário Margaride, deixe que lhe diga uma coisa, quando O sr. presidente do conselho de Administração dos STCP o Dr. Oliveira marques veio para a STCP, deixos 2 empresas falidas: A EFACEC (retalhada em sub empresas) e Aliança UAP (que foi comprada mais tarde pela AXA)

Portanto nada me espanta nestes senhores que comandam empresas AD-HOC.

Abraços do Beezz e feliz 2007

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas