19 dezembro 2006

Mordaça Tudo é secreto

Notícia publicada no JN de 19 Dezembro: «O ministro da Economia afastou ontem de funções o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), invocando a possibilidade, prevista nos estatutos do organismo, de declarar a cessação de funções dos seus dirigentes antes da tomada de posse da nova equipa. O despacho de Pinho acabou por inviabilizar a audição, prevista para hoje, de Jorge Vasconcelos no Parlamento, levando a Oposição a acusar o ministro de querer "silenciar" o responsável, que se demitiu sexta-feira em rota de colisão com o Governo...».
Isto não é próprio da imagem que temos de um governo transparente, democrático. Porquê ocultar do povo (soberano) as razões que levam a impedir que este alto funcionário seja ouvido pelo segundo órgão de soberania? O que teme o ministro das palavras do Presidente da ERSE? Porquê esta mordaça? No mesmo jornal vem um artigo que diz que o povo está disposto a perder liberdades para ter um país mais justo e equitativo, mas é preciso explicar as razões dos sacrifícios, é preciso convencer os espíritos da boa intenção das medidas restritivas, é preciso verdade e franqueza. Ora, isso não se consegue com decisões tácticas com intenções inconfessadas e, certamente, inconfessáveis, tendentes a esconder verdades que, provavelmente, não são edificantes.

4 comentários:

Anónimo disse...

"VERDADE"?

Amigo A. João Soaes,essa "TERRÍVEL" palavra,que ofusca os pensamentos mais iluminados de alguns políticos...


A verdade é o que as infos deixam passar e controlam o caminho!Verdade é que o HOMEM disse que o valor real do aumento era aquele...no entanto o gov preferiu esconder,mas virá o dia em que alguém dirá a VERDADE e os aumentos das energias disparão para onde deviam estar há muito!Camuflados no despesismo público que pretende não denunciar a VERDADE da nossa insalobre economia!


A VERDADE,bela palavra,difícil de acreditar nesta pseudo-democracia lamacenta que afoga os HONESTOS e VERDADEIROS!

Mundo pôdre de interesses MESQUINHOS!

Abraços

Mário Relvas

Beezzblogger disse...

Amigos, convido todos a verem um post que coloquei a propósito deste assunto no Democracia Em Portugal, está lá tudo escarrapachadinho...

Abraços

Do Beezz

Mário Margaride disse...

Amigo João Soares. De facto há situações estranhas nas democracias. Que de certa forma, funcionam como nas ditaduras. Não sei exactamente o que esteve na origem desta situação, não tenho a informação toda. Mas de facto, é que aconteceu. Mas como ainda há liberdade de expressão, cabe-no a nós denunciar, estes "mistérios".
Um abraço.
M.Margaride

A. João Soares disse...

Amigos Relvas, Beezz e Mário Margaride,

Se os governantes se escondem por detrás de espessas blindagens é porque se envergonham daquilo que se passa lá dentro.

Sempre pensei que democracia queria dizer frontalidade, transparência, jogo aberto, informação honesta para obter a adesão interior de cada cidadão aos actos do Governo, a aceitação voluntária e entusiástica das decisões dos governantes.

Mas os governantes erram como qualquer mortal, neste caso como mortais pouco esclarecidos e organizados.

Veio-me à memória um caso caricato de descoordenação na equipa governativa. Quando o ministro da Segurança Social negociava os salários e argumentava que estamos em crise financeira, veio outro ministro afirmar com o ar solene de ministro que a crise tinha acabado. Foi a melhor anedota deste governo! E o actor principal, parece ser o mesmo desta ocultação da verdade ao Parlamento e aos portugueses, exonerando o Presidente da ERSE à pressa.

Grandes malabaristas!!! e o povo, que assiste ao circo aplaude cegamente, como é da praxe, os palhaços. Estou a falar dos circos que por aí abundam nesta época natalícia!!!

FELIZ NATAL e próspero Ano Novo para os partiipantes em A Voz do Povo, visitantes e comentadores.
A. João Soares

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas