11 janeiro 2007

PENSAR BEM

O primeiro dever do homem consiste, portanto, em pensar bem. Só desta maneira ele poderá ser digno e encontrar a verdade. Quem não sabe pensar não saberá viver, porque a vida é o reflexo do pensamento de cada um. Aquele que pensa com rectidão e justiça é um exemplo para os semelhantes, porque lhes ensina essa mesma arte preciosíssima de bem estar; «Se qualquer indivíduo pode aprender a pensar apenas no sentido de aprender a empregar mais económica e efiscazmente as faculdades que já possui, ainda com mais verdade se dirá que pode ensinar os demais a pensar só no sentido de acordar nele e estimular forças já activas», John Dewey em Como Pesamos.

David Santos

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro David é um bom texto,mas considero que o blog está mais um "blog de esquerda"!Não sendo partidário de qualquer grupo de mafia política,considero que isto não está atractivo,questionando-me sobre ele (blog)?

Enfim...reticências!

Não há interacção,nos posts e comentários,vive-se uma paz podre e só comentam os posts dos amigos ou concordantes!

ASSIM não é sem amarras,mas amarrado e ainda querem AMARRAR os outros!

Um abraço para si David,já respondeu ao seu interlocutor inteligente no JN de ontem?

Mário Relvas-livre-independente e PORTUGUÊS,por mais que a voz me doa!!

david santos disse...

Olá!
Ó amigo Relvas, assim é que é salutar. Umas vezes pende para a direita, outras para a esquerda. Pois assim é que as coisas devem funcionar. Neste apecto, não sou dos que me possa lamentar. Eu atiro para o lado que estiver voltado. Basta entender que a razão está do meu lado. Já se é esquerda ou direita, tanto me faz.
Se calhar o meu amigo está num daqueles dias para votar fora. Pois eu cheguei há pouco tempo de Aveiro, vinha mais ou menos bem disposto, até me pus a dar (tanga) ao nosso querido amigo Mário Margaride. Entretanto, estive a ver o trabalho da nossa querida Alexandra, excelente, diga-se, mas já estou de rastos outra vez. Até mandei um Mail ao nosso amigo Mário para ver se le quer ir tomar um café. Pois estou morto por abandonar o computador. Já agora, não quer vir também se o Mário confirmar. Se ele confirmar, venha. É um saltinho aos Carvalhos ou a Gaia. Se ele confirmar, o meu amigo dê lá uma saltada, ok? Depois conversamos e vamos jantar por ali ou vamos para o inferno, está bem?
Diga.

Anónimo disse...

Caro David,nõ posso,bem gostava.

Vou cortar o cabelo para ver se a cabeça fica mais LEVE...a cabeça,veja lá!

Um abraço para si e para o MM que tenha um feliz aniversário.

Mário Margaride disse...

Amigo David, eu bem gostaria de ter podido ir tomar esse café! Só que a minha filha mais nova convidou-me para almoçar, e só cheguei a casa por volta das 18 horas. Ficará para outro dia a combinar, certo amigo David?

Quanto ao texto. O pensar, é sinónimo de inteligência. Temos pensamentos diversos, em função de como observamos e sentimos, o Mundo que nos rodeia. Por vezes convergimos, outras divergimos...é assim, o pensamento livre de preconceitos ideológicos, ou dogmas doutrinários. Assim não sendo...então não podemos pensar livremente.
É essencial ter mente livre, para pensar livremente...
Um abraço
M.Margaride

Beezzblogger disse...

Quanto ao ser de direita ou de esquerda, eu acho que andamos muito ao centro, sei lá parece-me que não há pachoraa uns com os outros...


Abraços do beezz

Anónimo disse...

Eu acho que não se comenta com argumentos.Vê-se quem escreveu o texto e depois diz-se este não comento...aqui sim,aténem gosto do que aqui está,mas vou colocar aqui qq coisa!

Sim beezz,já não há pachorra!!!!


Já cortei o cabelo,agora fiquei pronto...

Até sempre!

Tiago Soares Carneiro disse...

Pessoal, o caminho é para a frente...

Esquerda e direita são apenas direcções a que esta estradinha da vida nos obriga. Uns viram para um lado no cruzamento, outros por outro.
Mas o caminho deve sempre chegar a bom porto. Nem sempre chega!

Eu tento pensar, logo devo existir!

Abraço
Tiago
http://democraciaemportugal.blogspot.com

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas