20 fevereiro 2007

Destruição do Serviço Nacional de Saúde!

O director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Boaventura Sousa Santos, considerou, ontem, que Portugal está a passar por um período "muito duro", marcado pela "destruição do Serviço Nacional de Saúde" (SNS). Numa mesa-redonda, em que foi discutida a experiência brasileira dos conselhos municipais de saúde, que permitem a participação da comunidade na definição das políticas de saúde, o professor universitário disse ser positivo "aprender com as melhores práticas, venham elas de onde vierem".
Fazendo a comparação com o que se está a passar em Portugal, o docente criticou "a racionalização economicista e tecnicista que está a dominar a reforma" do SNS. Em seu entender, o ministro Correia de Campos "utiliza a fachada de uma comissão técnica para impor índices estatísticos elaborados pelo Banco Mundial", para justificar às populações que determinadas valências são inviáveis.
"O que não põe à discussão é como é que chegou a esses critérios" que deveriam "ser discutidos pelos cidadãos". Os cidadãos que "estão a ver afectados os seus cuidados de saúde poderiam intervir", possibilidade que, acrescentou, lhes é negada.

Por: Paula Gonçalves em JN ed. On Line de 20-02-2007

A opinião de tão ilustre professor, vem de alguma forma reforçar as várias opiniões, já aqui publicadas no nosso "A Voz do Povo". Tem o crédito valorizado de ser pronunciada, por alguém com provas dadas de competência e reconhecido mérito enquanto, investigador e estudioso social.
Na verdade o nosso sistema de saúde, está a ser destruído, pelos apelos mercantilistas e pela desresponsabilização dos políticos. O Estado enquanto garante do equilíbrio e bem estar social demite-se e distancia-se, cada vez mais! Servindo todos os interesses instalados, menos os de Portugal e dos portugueses.

7 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Víctor Simões,
Este tema deve ser debatido incansavelmente. Ainda bem que o elegeu para este seu post.

O artigo referido do JN, consta num dos links da parte final do meu post CRÍTICA CREDIVEL DEVE SER ISENTA, que, embora o título não seja especificamente dirigido A Correia de Campos, os links que levam a artigos do DN e do JN de hoje são rigorosamente apontados a este ministro que mais parece das finanças do que dos doentes. Já aqui me referi muitas vezes a ele e se tanta gente lhe aponta o dedo, até autarcas do PS, fica-nos o enigma acerca das forças ocultas que o prendem à cadeira do Poder. Quem lhe deve favores? E que favores?
Um abraço
A. João Soares

Anónimo disse...

Este ministro é um demagogo e um homem sem moral.Cada vez que o ouvimos e vemos em entrevistas mostar-se arrogante e faz de conta que tem algum RUMO para esta oligarquia deficitária.Mas não tem, sabe que será despachado quando o nosso 1º o queizer, sabe que poderá demitir-se com a desculpa de uma qualquer operação ás costas...e deixar este pedaço de terra já muito lamacenta e ir instalar-se nalguma empresa do Estado acumulando com a gestão de clínicas privadas para ABORTAGEM!

Assim é o caminho...

A propósito o amigo Margaride, José Faria, "Rui Tulik", e David Santos deram por terminados os seus serviços?!Já estão noutra investigação da net?

Cumprimentos

MR

Anónimo disse...

paresse mais os antigos codigos nazis deem a cara poi nao irao alado nenhum.nao e com criticas destuitivas que vao acabar com rivalidades .o servico que usais e mundial nao se esquecao , quem viveu na ipocrisia e dependeu dele nunca sabe que poderemos ser ipocritas tambem .viva a liverdade

Beezzblogger disse...

Amigo simões, aquilo que lhe digo é que sou um apreciador do Professor Boaventura Sousa Santos, e ele já não é a primeira vez que fala nisto, e realmente este governo e este Ministro andam armados aos cagados, mesmo assim com comentários como o meu antecessor, que numa lógica de frontalidade e apelando para darmos a cara ele próprio a escondeu. Porque será?

Agradeço-lhe que quando cá vier mostre a cara, para ficarmos a conhecer-nos melhor.

Abraços do beezz

victor simoes disse...

Caro anónimo, se alguém não dá aqui a cara é o senhor. Já reparou que quem aqui me precede nos comentários está bem identificado?
São elementos, como o senhor que enfiam a cabeça na areia para destabilizar, que me fazem pensar sériamente em alterar a possibilidade de comentar aqui neste blogue, só a leitores registados.
Mas, está desde já convidado a participar, mas não se esqueça de se identificar - registe-se entes no blogger.
Da discussão e diversidade de opiniões, é que se pode aquilatar o valor da Democracia e Liberdade, não é de todo com a cabeça enfiada na areia.

Cumprimentos

A. João Soares disse...

Caro Víctor Simões,

Um anónimo cobarde que não dá a cara e que apenas vomita frases mal cuidadas, num pretenso português, não merece crédito.
É melhor não alterar o funcionamento do blog. Só merece crédito quem apresentar argumentos convincentes. Eu talvez mude de opinião se alguém argumentar de modo a que eu conclua que há soluções melhores do que aquelas a que eu possa chegar pelo meu raciocínio, o que não foi o caso desse anónimo que parece apenas ter computador, mas sem matéria cinzenta.
A. João Soares

Anónimo disse...

anonimo disse...

O anonimato é uma das formas mais utilizadas pelos cobardes, aqueles que em geral acusam outros de anti democratas...mas vem lá do mesmo sítio do costume...

Entra por um ouvido a 80 kms e sai a 120 kms pelo outro!

Até dá gosto.Ver como alguém pode ser tão palerma.A net dá para fazer de conta. Tal como marionetes aqui se põe o nome do que apetecer, sem cara real e nos dão presentes de felicidade tão grande!
Para lá de ser amigo de Correia de Campos, ou ainda de estar longe e não precisar de hospitais portugueses (quem sabe?)será que o bicho sabe quem foi HITLER? E ESTALINE?

Bem não perco tempo com tal esquisofrénico!

Mas até dá vontade de rir...

Um abraço de um "nazi"...
Para o amigo anonimo "Estaline" sempre bem vindo e esperando que aqui nos delicie com a sua maravilhosa escrita "hipócrita" como diz que é!

Estou-me burrifando para onde está senhor da net!

Até pode estar no fim do mundo, como ao meu lado incógnito que não me afecta, apenas cheira mal!!

Mas lembre-se também sabemos mexer nesta treta da net...

E aqui todos vivemos no passado e dependemos da hipocrizia, sim senhor.

Que inteligência macabra!!

É melhor que ir ao circo...

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas