04 março 2007

Crítica ao programa "Os Grandes Portugueses"

O Movimento de Intervenção e Cidadania (MIC), acusou a RTP de falhar a missão de serviço público ao "querer transformar a História em espectáculo por meras razões de audiência e de forma manipuladora", numa referência ao programa "Os Grandes Portugueses".

Num comunicado que resultou da reunião do conselho geral do movimento, que se realizou ontem, o MIC criticou o programa da RTP "Os Grandes Portugueses", que se destina a eleger, através do voto dos telespectadores, a personalidade mais marcante da História de Portugal.

Dom Afonso Henriques, Álvaro Cunhal, António de Oliveira Salazar, Aristides de Sousa Mendes, Fernando Pessoa, Infante Dom Henrique, Dom João II, Camões, Marquês de Pombal e Vasco da Gama são os dez finalistas deste programa.

Para o MIC, "a História não é passível de ser votada". "Querer transformá-la em espectáculo, por meras razões de audiência e de forma manipuladora, é falhar a missão de serviço púbico que compete à RTP".

O MIC considera "anti-pedagógica a utilização e deturpação da História e da cultura nacional" e frisa que "não há donos da História, mas o seu conhecimento, aprofundamento e debate são um dever e um direito de cidadania".

O movimento "não aceita a reescrita da memória recente com objectivos mediáticos nem a simplificação redutora de factos históricos cujo peso ainda hoje se repercute na nossa memória colectiva".

Na parte que me diz respeito, apoio este comunicado em todas as suas vertentes. Os profissionais da investigação e da História, não podem deixar de lamentar a desinformação e a manipulação que está em curso. A História de Portugal, nas suas complexidades e contradições, nas suas grandezas e misérias, seguramente merecia outra coisa.” Aconselho-vos, ainda, a leitura de um magnífico artigo da Citizen Mary - Tempos interessantes... ( Porque História não é uma corrida. Não é um jogo....)

9 comentários:

Mário Margaride disse...

Assino por baixo, se qualquer sombra de dúvidas.

Abraço

Beezzblogger disse...

Idem Idem Aspas aspas...

Abraços do beezz

Anónimo disse...

Informamos que este BlogStars estará concorrendo ao selo dourado do dia 05/Março/2007 à 11/Março/2007 - Confira no site blogstars.com.br !

Observação : O BlogStars que ficar na segunda colocação no final da votação da semana voltará a concorrer durante a próxima semana - valido apenas para 2 (duas) semanas seguidas.

A. João Soares disse...

Totalmente de acordo. Qualquer concurso, qualquer escolha exige homogeneidade entre os candidatos, quanto ao motivo da escolha. Quando se escolhe o melhor futebolista, ou o melhor piloto de fórmula um, ou o melhor escritor de ficção, ou o melhor poeta, ou pintor ou arquitecto, estamos a fazer uma eleição entre pessoas inseridas num conjunto de qualidades semelhantes.
A escolha do melhor português sem restrição do campo da selecção coloca no mesmo prato, poetas, prosadores, pintores, diplomatas, cientistas... o que não conduz a um resultado com significado.
Só se compreende que o motivo sejam os interesses comerciais, o que avilta o amor à História do nosso Povo que, melhor ou pior, é a nossa.
Ainda bem que há um movimento a olhar para coisas sérias, de forma séria.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Subescrevo,com muita forca,talvez um dia essa forca faca diferenca.
Nao vejo o progama,mas concordo que com o passado nao se pode brincar,devemos analisar para podermos brincar no futuro.Bem aja.
m.o

José Faria disse...

Este concurso criador de plémicas desnecessárias, não tinha qualquer cabimento ou interesse social, mesmo que se referisse só aos vivos, quanto mais aos mortos.
Entreter e baralhar o povo, é o que é!
E criar audiências sem quaisquer interesse cultural!
Claro que aqui deixo também a minha assinatura de cidadão descontente com estas "merdices" televisivas!

José Faria

Anónimo disse...

mais um voto

Anónimo disse...

Este programa vale o que vale-NADA!

No entanto há por de trás dele algo enigmático...da parte de quem tutela a TV pública!

Branquear uns atacando outros, sem cariz de verdade histórica, serve quem?Entreter o povo que vê um país a afundar-se, tal como fizeram com o referendo ao aborto?

Mas também pergunto que serve o MIC?...Que faz o MIC?Não há coisas mais interessantes na sociedade portuguesa com que se preocuparem?

Movimentos destes...não deveriam falar sobre Portugal e a sua situação?Analisar um programa de TV?!?!...

É um movimento decadente e que não irá a lado algum!

Klatuu o embuçado disse...

APOIADO!!!

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas