17 novembro 2006

JUDAÍSMO

"Escuta, Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um"

Os escritos sagrados

... parte VII

Os escritos sagrados hebraicos começaram com a Tanakh, termo que surge das três divisões da bíblia judaica em hebraico: Torah (Lei), Nevi'ime (Profetas) e Kethuvim (Escritos). Da primeira letra de cada uma destas partes, surge a palavra TaNakh.
Estes livros foram sendo escritos em hebraico e aramaico e os judeus acreditam que foram registados sob diferentes e descrentes graus de inspiração. Assim consideram por grau de importância:

Tora (Torah) - são os cinco livros de Moisés, ou Pentateuco, a Lei, e consiste no Génisis, Êxodo, Levítico, Números de Deuteronómio. Contêm as normas legais, morais e as regras do culto judaico. São a compilação de vários textos escritos no decorrer dos anos, tendo sido completos por volta de 400 a.C. No entanto, o termo Torah pode também ser usado como referência à Bíblia judaica como um todo, assim como à lei oral ou ao Talmude.

Os profetas (Nevi'im) - são livros históricos e proféticos que procuram uma interpretação religiosa para a história. Os livros proféticos abragem de Josué até aos profetas maiores, Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas "menores": Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Os escritos (Kethuvim) - são os demais livros escritos de grande significado histórico, os Salmos, Provérbios, O Cântico dos Cânticos, Lamentações e Jó. Grande parte desses livros foi escrita durante o período dos reis, podendo ser divididos em vários tipos, sendo os três mais importantes os cânticos de louvor (hinos), de lamentação (orações) e de acção de graças e o Livro de Jó, de grande importância para a literatura mundial. Inclui também Rute, Eclesiastes, Ester, Esdras, Neemias, Primeira e Segunda Crónicas e Daniel - a mais recente escritura do Antigo Testamento.
continua...

Sem comentários:

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas