18 novembro 2006

JUDAÍSMO

"Escuta, Israel, o Senhor é o nosso Deus, o Senhor é Um"

Sefarditas e asquenazes

... parte IX

Ao longo dos anos desenvolveram-se na cultura judaica várias facções. Dois desses grandes grupos surgiram na Europoa, durante a Idade Média: sefarditas e asquenazes.
Os sefarditas (sefaradim) seguiram a tendência babilónica, recebendo ainda a influência dos muçulmanos, com quem conviveram em Espanha. Do século XI ao século XIII, os judeus da Península Ibérica gozaram de boas posições e prestígio, contribuindo, como conselheiros, poetas, cientistas e filósofos, para o florescimento económico e cultural da chamada idade de ouro.
Com o restabelecimento do Cristianismo, depois das conversões forçadas (os judeus convertidos eram apelidados de cristãos-novos), durante a Inquisição, os judeus acabaram por ser expulsos da Espanha e de Portugal.
Por sua vez, os judeus asquenazes (ashkenazim), radicados principalmente em França e na Alemanha, adoptaram o Talmude Ierushalmi e mantiveram estreito contacto com a cultura cristã. Dos asquenazes surgirão mais tarde duas correntes místicas: a cabala (provavelmente de origem hispânica), relacionada com o esoterismo ocidental; e o hassidismo, que procurava uma forma de crença mais espontânea, mais liberta dos rigores do estudo e dos rituais.
continua...

Sem comentários:

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas