23 novembro 2006

JUDAÍSMO

"Escuta, Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um"

Judaísmo e Cristianismo

... continuação parte XVI

1. A fé que marcou Abraão e os patriarcas num Deus que escolheu Israel por amor irrevogável;
2. A vocação para a santidade ('Sede santos porque Eu sou santo'Lev 11: 45) e a necessidade de 'conversão' (teshubhah) do coração;
3. A veneração pela Sagrada Escritura;
4. A tradição da oração, particular e pública;
5. A obdiência à lei moral expressa nos mandamentos do Sinai;
6. O testemunho prestado a Deus pela 'Santificação do Nome' no meio dos povos do mundo, mesmo até o martírio, se necessário;
7. O respeito e a responsabilidade na relação com toda a criação, zelo que se compromete pela paz e pelo bem de toda a humanidade, sem discriminação.
Esses elementos comuns ainda são compreendidos e sobrevivem, de formas diferentes, mas profundas, nas suas tradições. Temos em comum não apenas estas fontes e estes muitos elementos da nossa caminhada; convergimos também na expressão mesma da nossa finalidade definitiva. A esperança num futuro messiânico, em que Deus reinará, Rei da justiça e da paz; a fé na ressurreição dos mortos, no julgamento de Deus rico em misericórdia, na redenção universal - esses são temas comuns para judeus e cristãos.
Baseados nesses princípios - que certamente merecem estudo posterior; mais atento e mais profundo - já temos muito campo para um responsável compromisso comum. Especialmente ao nível espiritual e ético, no campo dos Direitos Humanos e na assistência aos povos e às pessoas que precisam de solidariedade, cristãos e judeus estarão comprometidos com a paz e o desenvolvimento integral da humanidade.
E eu acredito que tudo isto se tornará cada vez mais manifesto".
O texto original, uma versão mais completa deste ensaio, foi publicado em "Jews and Christians", 1990.
continua...

Sem comentários:

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas