19 novembro 2006

JUDAÍSMO

"Escuta, Israel, o Senhor é o nosso Deus, o Senhor é Um"

Época negra

... parte X

De um modo geral, a Idade Media foi para os judeus um período de perseguição e massacres. Depois desta grande penetração em Espanha durante o século XIV, os judeus foram exilados de Inglaterra e França e em seguida, no ano de 1492, foram perseguidos e expulsos também de Espanha.
Sob acusações como envenenarem a água, causando a peste negra, fabricarem o pão ázimo da Páscoa com o sangue de jovens cristãos, os judeus foram obrigados ao baptismo ou então eram perseguidos e mortos pelos cruzados, queimados no interior das sinagogas e expulsos das suas casas e dos seus países.
Imbuídos de uma fé radicada na sua identificaçao comum e com a prática judaica baseada na aliança, muitos judeus resistiram à pressão crescente de assimilação, muitas vezes preferindo morrer a abjurar a sua fé.
No final da Idade Média, o advento das novas ideias, do racionalismo, dos direitos do homem, trouxe esperanças ao povo judeu, esperanças que acabaram traídas pelo surgimento de um anti-semitismo doutrinário e ideológico.
A esperança de redenção levou a muitos caminhos, como o messianismo do século XVII, a crença na vinda imediata do Messias, na altura personificado num judeu de Esmirna, Shabetal Tsevi. Milhares de judeus acreditaram que a redenção era iminente, e deixaram tudo para seguir o "messias" na sua peregrinação até à Terra Santa.
Mesmo a desmistificação do falso messias, que acabaria por se converter ao Islão, não abalou os seus seguidores, que acreditavam ser este o caminho de sofrimento pelo qual ele traria a redenção.
continua...

Sem comentários:

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas