14 novembro 2006

IMIGRAÇÃO vs EMIGRAÇÃO

Por cada Imigrante que há no nosso país, 5 portugueses estão Emigrados. Parece mentira mas é verdade, eu particularmente vejo a Imigração, como um sinal de desenvolvimento do país, é certo que muito chão lhe faltará, para se colocar ao nível dos países europeus com mais experência nestas andanças mas, o crescimento é o principal factor da Imigração, já o contrário é sinal de degradação, e eu gostaria mais de ver 5 Imigrantes por cada português Emigrado.
Por outro lado há todo um factor sócio-económico emergente, que é a exploração de Imigrantes sejam eles de Leste, de África, do Brasil, ou da conchichina. Preocupa-me o facto, e doi-me bastante que, neste país de EMIGRANTES, se faça tão pouco para acolher com dignidade os IMIGRANTES, e que se tenham certas atitudes Xenófobas. O fluxo Emigratório dos portugueses foi variado com o passar dos anos, e foi crescendo ou diminuindo consoante o país era governado, recordo-me de familiares falarem em regressar após longos anos fora a ajudar essas ecónomias, e falavam em voltar á terra natal, e acabar cá os seus dias. Todos aqueles IMIGRANTES que procuram o nosso país, também eles terão esses pensamentos, quem sabe.
Os nossos EMIGRANTES, partiram, como dizia a canção, com uma mala de cartão, muitos deles sem saber ler nem escrever, voltaram após juntar um pé de meia, formaram as suas próprias empresas, esquecendo, muitos deles, que um dia já foram "IMIGRANTES" algures e sabiam que nunca poderiam ter juntado o que juntaram, estando ILEGAIS. Foi com a legalização destes, queconseguiram os seus direitos, liberdades e garantias nesses países de acolhimento. Uma vez cá, deparam-se com uma realidade diferente, é que os IMIGRANTES que chegam, são Engenheiros, Médicos, Enfermeiros, enfim são pessoas formadas, que infelizmente não tiveram outra alternativa no país natal senão EMIGRAR. E o nosso governo fala muitas das vezes em falta de meios, e mádicos no "Interior Desquecido e ostracizado", como dizia na rábola o meu amigo Herman, mas dizia eu, não poderia o nosso estado absorver para estas zonas, e para outras onde realmente fizessem falta estas especialidades?
A ALEMANHA, FRANÇA, SUIÇA, BÉLGICA, HOLANDA, INGLATERRA, etc. Países que cresceram com a IMIGRAÇÃO, e que absorveram tentando tudo por tudo em combater a currupção de empregadores e das máfias que viviam á custa destes desgraçados, que aúnica cisa que queriam e querem é trabalhar com dignidade que qualquer ser humano tem direito.
"Em Homenagem a todos aqueles que deixaram a sua terra, familia e demais, á procura de um sonho que muitas vezes se tornou em pesadelo, para eles, aqui fica o meu contibuto."

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo,imigração controlada e mediante a qualidade,tal como diz o nosso amigo João Soares.

A vinda descontrolada leva à situação de criminalidade.Pois os imigrantes chegam cá muitas vezes por redes de tráfego que aliciam as meninas mais jovens do interior do Brasil com empregos enixistentes.Chegam cá retiram-lhes os passaportes e obrigam-nas a prostituirem-se incorrendo num crime punível no CP (Código Penal) que prevê o crime de lenocínio e de tráfico de pessoas.

Mais quando os portugueses vão para outros países integram-se não obrigam os outros a mudarem os hábitos.

A migração de étnias ciganas são um reflexo de que fazem o que querem e por causa da "xenofobia" alegam ter os direitos que nós portugueses não temos em Portugal!

Quanto ao resto estou de acordo.Bem vindos,integrados...de contrário...não vale a pena e temos que controlar a situação.

Que diz daqueles emigrantes que na Holanda passam dificuldades...vão roubar?Não; não se sentem bem regressam...assim sim.

Abraços
Mário relvas

Mário Margaride disse...

De acordo com o amigo Relvas. Se vierem para trabalhar, serão bem-vindos. Senão...que estão aqui a fazer! a engrossar a miséria...
Um abraço a todos
Mário Masrgaride

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas