06 novembro 2006

Maomé e a Guerra Santa

... parte XX


Califado omíada de al-Andalus


A Espanha muçulmana, chamada al-Andalus, era uma província independente desde o estabelecimento do poder abássida. O último omíada, Abd al-Rahman I, fugiu da matança da sua família em Damasco e refugiou-se na Península Ibérica, de onde, com a ajuda dos berberes e dos árabes da Síria, se apoderou de Córdova em 756 e dominou a maior parte do país. Em 929, o emirado foi transformado em califado por Adb al-Rahman III. Durante o seu reinado, os povos cristãos do Norte sofreram sangrentas derrotas ao tentarem reconquistar o território.
No fim do século X, os muçulmanos espanhóis lançaram expedições devastadoras sobre Barcelona, Leão, Santiago, Zamora e Coimbra. Ampliou-se o domínio do califado, e Córdova conheceu enorme esplendor, que se manteria durante o século seguinte. As tradições sírias permaneceram vivas, e a refinada cultura cordovesa rivalizou com a de Bagdade.
continua...

Sem comentários:

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas