01 março 2007

TONELADAS DE COMIDA CHINESA APREENDIADAS




Alimentos sem higiene e proibidos. Uma «ameaça» para a saúde pública
A Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos sobre o Comércio (DGAIEC) apreendeu, quarta-feira, 16,135 toneladas em produtos alimentares provenientes da China com «notória falta de higiene», na Alfândega Marítima do porto de Lisboa, noticia a Lusa.
«As mercadorias apreendidas estavam acondicionadas num contentor e tinham como destino a introdução no consumo no território da União Europeia (UE)», refere o organismo em comunicado. Segundo a DGAIEC, «a introdução da mercadoria iria ser feita através de falsas declarações quanto à qualidade, para além de não ser apresentada a adequada documentação de certificação».
Entre a mercadoria apreendida encontravam-se aves de capoeiras originárias da China, cuja importação é proibida, no âmbito das medidas de prevenção em face da febre aviaria (5.764 quilogramas de carne de pato cru, 3.310 quilogramas de galinha crua e 2.380 quilogramas de pele de ganso).
Além disso, foram apreendidos 4.681 quilogramas sem certificação sanitária, desde camarão, enguias, amêijoas, preparações de carnes, preparações de peixe a amendoim.
O contentor foi seleccionado pelos funcionários alfandegários utilizando critérios e técnicas de análise de risco para ser sujeito a controlo documental e físico no momento do desalfandegamento.
As mercadorias apresentavam ainda «notória falta» de higiene, estavam precariamente acondicionadas e destinavam-se a ser introduzidas no consumo sob falsas declarações, uma vez que eram declaradas como legumes e frutos.
Para a DGAIEC, por se tratarem de produtos alimentares a sua importação constituiria uma ameaça à saúde pública, salienta-se no comunicado. "In portugaldiario"


Por estas e por outras é que desde a crescente colonização de Portugal por parte dos chineses com a facilidade ainda concedida (pelo governo colonizado) em relação á isenção de impostos nos primeiros cinco anos de uma empresa (depois fecham e abrem outra), eu deixei de entrar em resturantes chineses....

E garanto-vos, eu gosto de comida chinesa, pois como-a desde pequeno, porque em Moçambique havia bastantes restaurantes chineses.

Tal como gosto e faço comida indiana, principalmente um caril de se lhe tirar o chapéu.Um dia destes deixo aqui a receita...do caril, quanto à solução do resto só está ao alcance de alguns, dos iluminados da polítiquice!

2 comentários:

Anónimo disse...

controlarao hoje o que ja passou amanha.arraia miuda com muita certeza.

Beezzblogger disse...

Oh amigo Relvas, e uma massamba (acho que é assim que se escreve), um caril vem sempre a calhar, a minha comadre, que é moçambicana, faz cá um caril... Mas acredito que o seu também seja de se lhe tirar o chapéu...

Um amigo em comum, Paquistanês, faz uma comidinha, com gengibre e picante, já me cresce a água na boca...

Mas falando de chineses, eu adoro comida chinesa, aliás era cliente assiduo dessa gastronomia por cá, mas devido á crescente desconfiança, baldo-me a essas iguarias, a ver vamos se a escumalha sai para ficarem os bons...

Abraços do beezz

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas