14 novembro 2006

JUDAÍSMO

"Escuta, Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor e Um"

... parte V

Na doutrina judaica não há distinção entre a parte ética e a parte religiosa. Tudo pertence à Lei de Deus. Existem 613 mandamentos, 248 afirmações e 365 proibições. O homem é criado com 248 membros e 265 veias, reflectindo assim na sua estrutura a obra de Deus (o Cosmos) e a sua revelação (a Lei).
Para o Judaísmo, a humanidade constitui uma grande família, toda ela oriunda de um só casal: Adão e Eva, ambos criados por Deus. A expressão hebraica para "ser humano", ou (gente), é ben adam, que significa "filho de Adão". Segundo a tradição judaica, Deus tirou o barro, com que plasmou Adão, de diversas partes do mundo, a fim de que o homem se sentisse em qualquer país como em sua casa.
O homem à imagem de Deus, e está dotado de liberdade. Se peca, pode obter o perdão divino com o arrependimento e a reparação do mal que causou. A recompensa ou o castigo têm lugar na vida terrena e depois da morte.
Naturalmente, o conceito judaico de pecado ampliou-se e transformou-se através dos séculos. Para os antigos hebreus, o pecado consistia na violação de um tabu, uma ofensa contra Deus, pela qual deveria ser oferecido um sacrifício expiatório. Gradualmente, com o correr dos anos, esse conceito foi dilatado. O pecado passou a significar para os judeus a sua incapacidade em agir com as suas plenas potencialidades, enquanto judeus e como povo de Deus.
Os mandamentos de Deus estão resumidos no Decálogo (os Dez Mandamentos) transmitido a Moisés. No entanto, segundo a fé judaica, os crentes de outras religiões poderão salvar-se se observarem os mandamentos dados por Deus a Noé, que incluem o repúdio à idolatria e à imoralidade.
Toda a vida religiosa, pública e privada, desde os acontecimentos mais importantes até aos quotidianos, na área da prática religiosa, ou seja, jejuns, comidas permitidas e proibidas, purificações, festas, culto, cerimónias, objectos sagrados etc., estão regulamentados na lei de Moisés e na lei oral.
continua...

1 comentário:

antónio paiva disse...

....................
todas as religiões têm para mim um lado menos saudável

mas afinal de contas quem sou eu

respeito
....................


Bom dia

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas