02 fevereiro 2007

MAIS MORTES NO IRAQUE

Segundo o Portugal Diário, numa operação militar levada a cabo por forças norte-americanas e iraquianas fez 35 mortos em Samarra.

Segundo revelaram as forças de segurança. Mas o Partido Islâmico do Iraque diz que a operação massacrou 153 pessoas, incluindo crianças e mulheres, segundo noticiou a Agência Lusa.

Mais uma prova inequívoca que a paz e a segurança no Iraque, estão longe de ser uma realidade.

Mas o Presidente americano George W Bush, não parece muito incomodado com estes massacres.

Para ele, não devem passar de “danos colaterais”...

9 comentários:

Roça disse...

O que aconteceria se o Bush saísse do Iraque agora?

A. João Soares disse...

Já toda a gente sabe que a guerra do Iraque foi mal planeada e mal decidida, e que os resultados estão a ser custosos para as populações e para o Mundo. Repetir isto até à exaustão NÃO vem beneficiar nem uns nem os outros.
O mundo não melhora com palavras demagógicas sempre apontadas teimosamente ao mesmo alvo com um sadismo bem dispensável que nada vai melhorar as condições de quem sofre.
Apareçam cabeças inteligentes que apontem soluções para amanhã, no futuro próximo, a situação ficar melhor e se resolver a crise grave que está a afectar o Médio Oriente e o Mundo.
As palavras do «Roça» são muito sensatas O que aconteceria se os Americanos saíssem agora do Iraque?
A América deixaria de fazer as despesas e evitaria a morte dos seus soldados, sendo a principal beneficiada. Será isso que o autor do Post deseja?
A. João Soares

Anónimo disse...

Ele deveria ser acusado por genocídio, isso sim....

Anónimo disse...

Já aqui batemos muito nisto,mas confesso que depois do mal feito(não foram só os americanos...)é pior uma saída precipitada mergulhando aqueles desgraçados iraquianos numa guerra civil sem fim...não sei quando pensam saír,mas garanto que isto custou o capital político de Bush nos EUA!

De nada servirá abandonar o povo à sua sorte,tal como diz o A. João Soares,serão os americanos a beneficiar dessa retirada estratégica desprotegendo toda a população!

O "roça coisa é outra limpa" provavelmente a isso se refere!

Veremos...

Mário Margaride disse...

Meus caros amigos roça, e João Soares. Não tenham ilusões, que mais tarde ou mais cedo, os americanos terão que sair do Iraque com o "rabo entre as pernas", como aconteceu no Vietname. Ou têm dúvidas disso! Já se disse e redisse, que o Iraque, está mais explosivo e inseguro agora doque quando lá estava o Saddam! É a comunidade internacional a dize-lo não sou. Só não vê que é cego, ou quem não quer ver! E quem sofre são os civis. E principalmente as crianças. Ou para quem está está sempre tão preocupado com a defesa da vida humana, estes desgraçados não contam? Não são humanos? Sejamos honestos, e coerentes.

Abraço

Mário Margaride

Bendix2006 disse...

O problema será de consciência para o Bush, e claro como consciência não tem, a tentativa é de salvaguardar a sua imagem política, permitindo a morte de mais americanos, pois dos iraquianos quer lá bem ele saber!
Este Bush, deveria ser também julgado em tribunal internacional, por crimes contra a humanidade e destabilização da paz e ordem mundial.

Anónimo disse...

Sair do Iraque é uma solução necessária e indesmentível,mas não pode ser de cabeça no ar!

Mas quem é pela VIDA, não se assume pela guerra!

Sempre aqui escrevi sem qualquer demagogia ser contra a guerra do Iraque na forma e acusação inicialmente feita.

Também disse há muito tempo que era contra tropas portuguesas lá...

Também disse que o Bush é um tirano.

Também disse que quem sofre é o povo iraquiano e americano!

Mas saíndo de rompante...seria o caos.Só com uma força da ONU,mas mesmo assim teria que ter autorização para guerrear,pois de contrário seriam chacinados.

Também disse que nenhum exército mais poderoso que seja, vence eternamente uma guerrilha de um povo no seu próprio território.

Também digo o mesmo sobre o AFEGANISTÃO,onde caso não saiba a situação é TERRÍVEL.

A próxima força portuguesa vai actuar num conceito de guerra aberta que mais lá para a frente explicarei!

Cumprimentos a todos

MR

Anónimo disse...

E quanto à cegueira deixe que lhe diga...

A. João Soares disse...

Muito chove no molhado!!!
Parece que ninguém tem dúvidas de que esta guerra foi e é uma estupidez, como acontece na maior parte das guerras, pelo menos de uma das partes em conflito. Não se pense que sou ingénuo nestes temas. Estudei muito de estratégia e até dei aulas durante alguns anos sobre geopolítica e geoestratégia. O que referi atrás refere-se à forma como esta guerra irá acabar. Os americanos seriam muito cobardes se abandonassem o povo iraquiano à sua sorte, mas já perderam prestígio neste teatro como aconteceu em outros e o fim será desagradável para os soldados que não têm culpa das decisões do Poder.
Como pensa o Mário Margaride como isto devia ser conduzido a partir de agora? Seria um lindo tema para discussão em vez de estarmos a repetir coisas que já são consensuais.
Porque não prefere referir-se ao que poderá acontecer no Irão ou na Coreia do Norte?
Abraços
A. João Soares

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas